Quando o Audi R8 foi apresentado em 2006, Tom Dickson subiu um vídeo no YouTube onde perguntou ao mundo: "Será que é triturado", sua clássica pergunta ao testas coisas em liquidificadores. Em 2012, o ano do primeiro Audi R8 GT, Steve Sutcliffe, da Autocar, fez uma outra pergunta um pouco parecida: "será que faz drift?". A resposta para a primeira pergunta é não, já que o R8 não sabe no liquidificador. Já a de Sutcliffe, "sim, mas...". 

O "mas" se refere ao sistema Quattro de tração integral do R8. Ele resiste a andar de lado até que o motorista desligue o controle de estabilidade, até mesmo nos R8 de tração apenas traseira com o ESC ligado. Quem queria fazer drift precisava lidar com a física do motor central-traseiro e pouca segurança para perceber que precisavam fazer bastante esforço para manter o ângulo. No R8 V10 GT RWD 2023, uma nova resposta: Sim, faz drift, com 7 níveis e ESC. 

Galeria: Avaliação: Audi R8 V10 GT RWD 2023

O significado de GT

Esta é a última edição especial vinda da fábrica de Böllinger Höfe, que produz o R8. Daqui pouco tempo, a Audi irá aposentar este maravilhoso carro, e ficaremos tristes. Até lá, os engenheiros quiseram fazer algo especial. O que fazer quando um artista de sucesso chegou ao seu máximo? Um disco com os maiores hits para o aposentar. E ainda há espaço para faixa bônus. Eles quiserem dar ao GT o que merece, lembrando o primeiro R8 GT com mais potência, menos peso e maior agilidade. 

Começando com um R8 V10 Performance RWD, a Audi melhorou o V10 para ter a mesma potência do R8 V10 Performance Performance Quattro, com 610 cv e 57,1 kgfm de torque. São cerca de 40 cv e 1 kgfm a mais que o RWD tradicional, o mais potente motor da marca em um tração traseira, como o R8. 

2023 Audi R8 V10 GT RWD exterior
2023 Audi R8 V10 GT RWD exterior

Novas rodas de 20", forjadas, que tiram 9 kg do peso, freios de carbono que tiram mais 12,5 kg, barras anti-torção de alumínio e carbono tiram mais 2 kg. Toques de Alcantara no interior e sistema de som ajudam nessa redução de peso. A Audi diz que a versão US pesa 1.594 kg, 25 kg a menos que um R8 V10 RWD tradicional. 

O kir aerodinâmico em fibra de carbono contya com um splitter dianteiro maior, apliques nas extremidades, assim como os para-lamas traseiros, e a asa traseira com os suportes em pescoço de ganso. 

2023 Audi R8 V10 GT RWD exterior
2023 Audi R8 V10 GT RWD exterior
2023 Audi R8 V10 GT RWD exterior

Logos em preto adornam o exterior, e para a edição especial, o coletor de admissão do V10 é pintado em preto no lugar do cinza. Para o mercados norte-americano, ele tem tudo disponível. Faróis Laser, barra frontal em fibra de carbono, Dynamic Package, Dymanic Steering, escapamento esportivo e pinças de freio vermelhas. No interior, o Premium Package com kit em fibra de carbono, bancos em couro com costura diamante e costura contrastante. Não há interior todo em couro, pois couro é pesado. 

2023 Audi R8 V10 GT RWD exterior

Apenas 333 unidades no mundo

Comparado ao primeiro GT de 10 anos, a versão 2023 tem 42 cv e 2,1 kgfm a mais, pesa 30 kg a menos (o primeiro GT era Quattro), e dobra o máximo do downforce para 300 kg em velocidade máxima de 320 km/h. Acelera até 100 km/h em 3,4 segundos, 0,2 segundos mais rápido que o R8 GT 2012 e o atual R8 V10 RWD. 

Isso seria mais do que o suficiente para a despedida do V10. A Audi fará apenas 333 unidades do R8 GT RWD 2023, o mesmo número do primeiro R8 GT. Deles, 150 unidades irão aos Estados Unidos - e provavelmente nenhuma ao Brasil. Aliás, estão todos esgotados. Até lá, o R8 foi bom o suficiente para não conseguirem tirar mais da cartola bávara. Mas o R8 não podia fazer drift - ao menos antes do Drift Modes. 

2023 Audi R8 V10 GT RWD interior

Pressione o Drive Select no volante. Um seletor aparece no lado esquerdo do painel digital com as palavras "Torque Rear" e sete marcações. Em termos do drift, cada marca representa um aumento no ângulo - o quão longe você consegue jogar a traseira e a manter ali. 

Em termos matemáticos usados pelo sistema, cada marca representa a velocidade máxima do eixo traseiro comparado com a da roda dianteira. Digamos que você chegue para fazer o drift a 35 km/h. No 1, o sistema deixa a roda traseira girar 20% mais rápido, ou 41 km/h. No 5, sistema permite 52% a mais, ou 53 km/h. No 7, são 67% a mais, ou 60 km/h. Quanto mais velocidade, mais desliza. 

2023 Audi R8 V10 GT RWD exterior

Essa porcentagem diminui conforme a velocidade das rodas dianteiras aumenta. Quando a 70 km/h, são 5% a mais no eixo traseiro, sendo no 7 34% mais. A 180 km/h, todos só vão a 4% mais. As equações matemáticas tem o mesmo efeito ao capar o ângulo em cada uma das configurações. 

O diferencial mecânico no eixo traseiro não atende aos comandos do software, então de 1 a 3 o sistema usa os freios e cortes no acelerador para limitar o ângulo. Do 4 ao 7, apenas cortes na aceleração são utilizados. 

2023 Audi R8 V10 GT RWD exterior

A Audi preparou um percurso no autódromo da Montalbanco, na Espanha, para nos dar um gostinho. Como aprendemos, o sistema deixa o drift mais fácil de fazer, não fácil de fazer. Acelerar, mesmo que por um momento, nos leva imediatamente a uma traseira viva e progressiva. 

Chegue perto de muros virtuais e o ESC entra em ação, corrigindo. Isso só é possível nas configurações iniciais. Mesmo em baixa velocidade no nível 7, a traseira irá dar um 180º antes do ESC entrar em ação. 

Tivemos seis voltas com ele, mas choveu assim que encostamos nos boxes e a Audi não nos permitiu andar com o carro na estrada aberta. Mas já conhecemos bem esse carro e sabemos o quão bom ele é. 

2023 Audi R8 V10 GT RWD exterior

Nem barato, nem disponível

Nos Estados Unidos, o Audi R8 V10 RWD custa US$ 249.900. São 3 cores disponíveis, Daytona Grey, Mythos Black e Tango Red. Mas como já dito, todas as unidades já foram vendidas, em qualquer cor. Mas se quiser, ainda há o R8 V10 RWD normal, mas sem o Drift Mode. Mesmo assim, é uma boa forma de se despedir do Audi R8: de lado!

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