Não parece, mas a BMW fez uma reestilização no Série 4 Coupé e Conversível. Até mesmo os fãs mais fiéis precisarão prestar muita atenção no que mudou na família, que segue produzida na Alemanha e será lançada oficialmente em março. Ao Brasil, o interesse maior é no Cabrio, vendido na atual forma por R$ 460.950.
Nas duas últimas gerações de modelos, a BMW tem produzido os cupês e conversíveis que, um dia, foram Série 3. Em termos de design, a diferenciação não aparece apenas nas proporções e linhas, mas também no design dianteiro independente. Além disso, há uma maior largura de bitolas e suspensão especificamente ajustada.
O que mudou? A clássica grade duplo-rim, ainda grandes e polêmicas, recebem uma estrutura diferente por dentro entradas de ar da grade em forma de rim, que permanecerão grandes no futuro, têm uma estrutura interna diferente, tanto de série quanto em conjunto com o pacote esportivo M, com as em um acabamento cromado fosco. O novo BMW Série 4 Coupé e o novo Série 4 Conversível também apresentam faróis que foram visualmente e funcionalmente aprimorados.
As unidades tem LEDs em seu interior, que realizam todas as funções de iluminação, foram redesenhadas e reestruturadas. O farol baixo e o farol alto são gerados a partir de um módulo em comum. Duas unidades de LEDs verticais e ligeiramente em forma de seta assumem, cada uma, a função das luzes de posição e de circulação diurna, bem como dos indicadores de direção.
Os faróis em LEDs adaptativos com farol-alto matricial estão disponíveis como opcionais. Eles são reconhecidos por inserções azuis e têm uma função de luz urbana e luz de curva. Os faróis M Shadow Line com detalhes escuros no interior também são oferecidos como parte do pacote esportivo M Pro e em conjunto com os faróis Adaptive LEDs.
Em conjunto com os faróis de LED adaptativos, o Série 4 é equipado com lanternas combinados com luz laser. Eles funcionam com diodos de laser, cada um dos quais ilumina um feixe de fibra de vidro e, assim, complementa a luz traseira com um gráfico de luz em filigrana. Para individualizar a aparência externa do novo BMW Série 4 Coupé e do novo BMW Série 4 Conversível, há duas opções de pintura lisa e oito metálicas. Novas no programa são as variantes Cape York Green metálico e Fire Red metálico.
Também nas rodas de liga leve opcionais. A linha inclui três variantes de 19 polegadas disponíveis pela primeira vez. As novas rodas de liga leve M com design de raio duplo estão disponíveis opcionalmente na cor Jet Black ou em uma versão de dois tons. As novas rodas de liga leve BMW Individual também apresentam um design de raios em Y e têm acabamento em Midnight Grey.
No interior, tela curva, bancos esportivos de série, novos acabamentos internos e volantes. Como padrão, o motorista pega um novo volante esportivo de couro com aro poligonal e dois raios. O pacote M Sport agora inclui um volante M em couro com design de três raios, com aro achatado na parte inferior e um discreto marcador central na posição de 12 horas.
Ambas as versões dos volantes redesenhados apresentam botões multifuncionais e shift paddles iluminados. A introdução do BMW iDrive aprimorado com "QuickSelect" também traz a introdução da operação otimizada das funções de ventilação e ar-condicionado. Isso reduz ainda mais o número de botões e controles no cockpit.
A seleção da temperatura, a intensidade da ventilação e, com o equipamento apropriado, o aquecimento do banco e do volante agora podem ser controlados por meio da função de toque no display curvo ou por comando de voz. Novos botões de ajuste nas saídas de ar no centro do painel de instrumentos e no lado do motorista e do passageiro oferecem a opção de ajustar a direção do fluxo de ar girando e inclinando.
Assim como as versões M Performance em ambas as séries, os novos BMW 430d xDrive Coupé e 430d Convertible também são movidos por um motor de seis cilindros em linha. Seus motores a diesel produzem 286 cv. O portfólio de motores também inclui dois motores a gasolina de quatro cilindros com 184 cv e 245 cv, respectivamente, e uma unidade a diesel de quatro cilindros com 190 hp. Dependendo da variante do modelo, a potência é transferida por meio da clássica tração traseira ou do sistema inteligente de tração integral BMW xDrive.
Todos os motores de seis cilindros em linha e o diesel de quatro cilindros são equipados com tecnologia híbrida-leve de 48 volts. O acionamento elétrico auxiliar na forma de um gerador de partida de 48 volts gera uma potência de 11 cv, que fica imediatamente disponível a cada movimento do pedal do acelerador.
O sistema híbrido leve também permite a utilização da eletricidade gerada pela frenagem regenerativa e armazenada em uma bateria de 48 volts. A energia eficientemente recuperada é usada não apenas para o acionamento elétrico auxiliar, mas também para o sistema elétrico de 12 volts do veículo por meio de um conversor de voltagem.
As versões M Performance do Série 4 também contam com híbridos-leve: o motor a gasolina de seis cilindros em linha nos modelos BMW M440i xDrive Coupé e M440i xDrive Convertible gera uma potência máxima de 374 cv e um torque máximo de 51 kgfm. O M440d xDrive Coupé e o M440d xDrive Convertible são equipados com um motor diesel de seis cilindros em linha com potência máxima de 340 cv e torque máximo de 71,4 kgfm. A suspensão esportiva M com direção esportiva variável é equipamento de série nas versões superiores, assim como a transmissão Steptronic Sport de 8 velocidades.
A nova edição dessa linhagem apresenta uma grade da BMW com um contorno preto de alto brilho, suportes alinhados horizontalmente e um logotipo M colocado no topo. Todos os elementos do spoiler dianteiro, anteriormente em cinza cerium, agora têm acabamento em preto brilhante. A aparência visual na dianteira é, portanto, ainda mais fortemente orientada para o design do M4.
Na traseira, as guarnições trapezoidais do escape indicam o motor particularmente potente dos M Performance. Eles agora vêm em preto brilhante como padrão. Isso significa que todo o conteúdo da opção M high-gloss Shadow Line já faz parte do equipamento padrão. Além disso, os espelhos retrovisores externos M com design de barra dupla são mais um componente do equipamento de série.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Teste BMW M440i Coupé: Família? Deixa em casa!
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Novo BMW M440i Coupé chega ao Brasil com preço de R$ 575.950
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Novos BMW M3 e M4 xDrive atingem 100 km/h em 3,4 segundos
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Novo BMW Série 4 2021 começa a ser produzido na Alemanha