Nova geração, com grade tipo bocão, tem produção concentrada na fábrica de Dingolfing

Apresentada ao público há exatamente quatro semanas, a nova geração do BMW Série 4 acaba de entrar em ritmo de produção na Alemanha. Em comunicado oficial, a fabricante confirma o início da montagem do cupê na fábrica de Dingolfing, no sul da Baviera, responsável por produzir outros lançamentos importantes - incluindo o renovado Série 5 (versões sedã, perua e M5) e o Série 6 Gran Turismo.

A unidade fabril é uma das mais importantes da BMW em solo alemão e está em operação desde 1973. Por dia, fabrica aproximadamente 1.500 carros, somando mais de 10 milhões de exemplares produzidos ao longo de quase 50 anos. Atualmente, trabalham no complexo mais de 18.000 funcionários, além de aproximadamente 800 aprendizes.

Galeria: Novos BMW Série 4 e Série 5 2021 - Fábrica

Completamente reformulado, o Série 4 de nova geração chama atenção pelo design agressivo da dianteira, onde a polêmica grade de dimensões generosas rouba toda a cena. Em termos gerais, as medidas são de 4.775 mm de comprimento (55 mm a mais que o Série 3), 1.851 mm de largura, 1.386 mm de altura e 2.850 mm de entre-eixos (o mesmo do sedã). Já o coeficiente aerodinâmico foi reduzido de 0,29 para notáveis 0,25.

Sob o capô, as versões 430i (com xDrive, sistema de tração integral sob demanda, opcional) têm motor 2.0 turbo (B46) com 258 cv e 40,6 kgfm de torque. Já o M40i é equipado com propulsor 3.0 6-cilindros em linha turbo (B58) com 387 cv e 51 kgfm de torque, este com o sistema híbrido-leve de 48 volts. O câmbio é sempre o automático de 8 marchas, revisado para trocas mais rápidas e com controle de largada em todas as versões.

Fotos: divulgação