VW mostra as primeiras fotos oficiais do novo Golf GTI 2024 reestilizado
O exterior ainda está camuflado, mas a marca mostrou todos os detalhes da cabine revisada
A Volkswagen está divulgando diversas novidades tecnológicas na feira de eletrônicos CES 2024, em Las Vegas (EUA), de 9 a 12 de janeiro. Entre elas, a fabricante apresentará os primeiros veículos nos quais serão integradas as tecnologias de inteligência artificial do "ChatGPT" integrado ao assistente de voz da marca, o IDA.
O novo recurso será oferecido em conjunto com a última geração de centrais multimídia nos seguintes modelos: ID.7, ID.5, ID.4, ID.3, novo Tiguan e novo Passat, bem como no novo Golf. Aproveitando a oportunidade, a VW já está mostrando o Golf GTI revisado. Embora ainda camuflado, já que a estreia mundial "real" do facelift para o Golf de oitava geração só ocorrerá daqui a alguns dias.
O que pode ser dito a respeito das primeiras imagens? Pequenas alterações apareceram nos faróis e, no caso do GTI, o para-choque dianteiro foi redesenhado. O interior do GTI já pode ser visto sem camuflagem. Ele continua digital, incluindo a controversa superfície de toque para as luzes à esquerda do volante. No entanto, pode-se esperar por materiais de melhor qualidade.
Como no Tiguan e no Passat, a VW está voltando aos botões físicos no volante e o Golf terá no futuro a tela sensível ao toque de 15 polegadas como opção, com uma de 12,9 polegadas como item de série. E sim, 15 polegadas costumava ser o tamanho de monitores de computador há não muito tempo atrás.
E quanto à inteligência artificial? De acordo com o fabricante, a integração entre o ChatGPT e o assistente de voz IDA da Volkswagen oferecerá "uma infinidade de novas possibilidades que vão muito além do controle de voz tradicional", de acordo com a montadora.
No futuro, os clientes de todos os modelos da Volkswagen equipados com o IDA poderão acessar facilmente o banco de dados de inteligência artificial, que está em constante crescimento, e ter o conteúdo pesquisado lido para eles enquanto dirigem e interagem com o carro em linguagem natural. O programa "Cerence Chat Pro" do parceiro tecnológico Cerence Inc. servirá de base para esta nova função.
A Volkswagen diz que será o primeiro fabricante de grande porte a oferecer o ChatGPT nos mercados mais desenvolvidos e em carros de altos volumes. No entanto, em outubro do ano passado, a DS Automobiles, divisão de luxo da Citroën, anunciou a mesma coisa, com o ChatGPT sendo integrado aos modelos DS 3, DS 4, DS 7 e DS 9.
VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen considera transferir produção do Golf da Alemanha para o México
Toyota Corolla GR Sport 2025 recebe novo visual e nova multimídia
Novo Volkswagen Golf terá 'DNA americano' e está confirmado para 2029
Carlos Tavares comenta saída pacífica da Stellantis e defende legado
Volkswagen Nivus 2025 sobe de preço dois meses após lançamento
BYD atinge 70.000 carros entregues no Brasil em 2024 com Song Pro GS
Novo Tiguan ganha kit de performance da H&R na Alemanha