Considerado um dos modelos mais importantes da história da Volkswagen, o Golf completará 50 anos em 2024 com diversas comemorações ao redor do mundo. A ideia da marca será celebrar o aniversário do modelo tanto do ponto de vista das memórias das gerações passadas quanto com olhar voltado para o futuro. Nesse sentido, o ponto de partida será dado no final de janeiro com a apresentação do facelift de meia-vida da atual linhagem.

Em foto publicada recentemente, a própria Volkswagen que a reestilização dará ao Golf 2024 nova assinatura luminosa com LEDs interligados (incluindo acima da grade) e chamativa versão iluminada do logotipo frontal. Além disso, haverá para-choques remodelados e com entradas de ar reformuladas, bem como paleta de cores com novas opções de tonalidade. A versão da imagem é da carroceria Variant, como denunciado pelo rack de teto.

Flagra: Volkswagen Golf Variant 2024 facelift

No interior - ainda mantido em segredo - o destaque ficará por conta da gigantesca central multimídia sensível ao toque, que substituirá a tela atual nas versões mais caras. Será um salto e tanto em termos de tamanho e resolução, além de proporcionar avanços importantes em ergonomia e acessibilidade. O software adotado pelo sistema de entretenimento será da versão Mib4 - a mesma que estreou na nova geração do Tiguan.

Além da apresentação do carro renovado, a Volkswagen celebrará o aniversário levando exemplares clássicos do Golf para eventos ao redor do mundo. Shows com apresentação das sete gerações históricas do modelo estão planejados para acontecer primeiramente em Paris e Bremen.

Entre as atrações, estará o pouco visto carro-conceito EA 276, desenvolvido em 1969, em Wolfsburg. O protótipo representa um precursor do Golf de primeira geração e difere significativamente do modelo de produção final, que foi projetado por Giorgetto Giugiaro.

Volkswagen EA-276-Concept 1969 e Golf 1974

O projeto assinado pelo designer italiano foi um verdadeiro sucesso comercial e fez o Golf de  primeira geração levar apenas dois anos para atingir 1 milhão de vendas em todo o mundo. Hoje, mais de 37 milhões de exemplares do hatchback foram comercializados globalmente.

“O segredo do sucesso foi e ainda é a soma de todas as suas características”, diz a Volkswagen. “Isso porque o Golf sempre foi um companheiro perfeito para o dia a dia, incorporando versatilidade, funcionalidade, confiabilidade e qualidade", completa.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com