Ir para o conteúdo principal

Carabinieri Foresteri: Suzuki Jimny vira viatura de polícia na Itália

Modelo será usado para proteção florestal no Parque Nacional Maiella, em Abruzzo

Suzuki Jimny Carabinieri Forestali
Dyogo Fagundes Dyogo Fagundes

Conhecido pela capacidade off-road testada e comprovada no mundo inteiro, o Suzuki Jimny acaba de ser escalado para prestar serviços de proteção florestal. Na Itália, mais precisamente na região de Abruzzo, o modelo será usado nos trabalhos de vigilância e conservação do Parque Nacional Maiella, em Abruzzo. Ao todo, quatro viaturas irão se revezar para dar conta de patrulhar toda a área, que compreende mais de 75 mil hectares.

As unidades se diferem do Jimny tradicional pela pintura em preto com adesivos 'Carabinieri' e faixa vermelha nas laterais. Além disso, há logomarca “Comando Unità Forestali Ambientali e agroalimentari Carabinieri” e elementos pensados para as necessidades técnicas do comando florestal, incluindo iluminação específica, luzes de alerta e dispositivos de proteção.

Suzuki Jimny Carabinieri Forestali

Com o Jimny, vale lembrar, a Suzuki já havia conquistado a confiança do exército e das forças policiais italianas. Dentro das corporações locais, existe pelo menos uma centena de exemplares sendo usados como viatura. A novidade agora fica por conta da aplicação específica para proteção florestal. 

O que você pensa sobre isso?

Como em mercados internacionais, como o Brasil, o Jimny viatura conta com motor 1.5 aspirado a gasolina com potência de 102 cv e tração integral Allgrip. O sistema 4x4, inclusive, foi determinante para escolha do modelo nesta aplicação de patrulha florestal. A Suzuki ganhou o contrato devido às capacidades off-road e ao porte compacto do veículo, que é ideia para utilização em áreas com estradas de terra estreitas e de difícil acesso.

Suzuki Jimny Carabinieri Forestali

O Fiat Panda 4x4 também seria um bom candidato para a função, ainda mais por ser legitimamente italiano, mas não está mais disponível para encomendas. O representante local da Suzuki aproveitou a deixa para alfinetar a concorrência: "estamos felizes que nossos rivais estejam indo na direção errada ao abrir mão de características que são úteis em determinadas situações. Temos tecnologia off-road real".

Compartilhe este artigo
Envie seu flagra! flagra@motor1.com