Veja quais automóveis não tem controle de estabilidade de série
Da lista, ou recebem o item ou sumirão das lojas nas próximas semanas
Com a obrigatoriedade do controle de estabilidade em carros produzidos ou importados a partir de 1º de janeiro de 2024, alguns modelos terão mudanças nas próximas semanas. Fora o que está em estoque com produção em 2023, modelos da Fiat, Peugeot e Renault ou mudarão seus pacotes ou não serão mais vendidos.
Começando pela Peugeot, o 2008 em suas versões Allure e Roadtrip com o motor 1.6 aspirado não possuem o sistema de segurança. Mas a marca não deverá mudar isso, já que a produção do SUV durou até 2023 e, com o estoque, atenderá as concessionárias até a chegada da nova geração, produzida na Argentina ainda no primeiro semestre desse ano.
Na Renault, a dúvida. O Stepway 1.0 e 1.6 com câmbio manual também não oferecem o controle de estabilidade nem mesmo como opcional. Com a chegada do Kardian, há quem diga que a marca manterá o Stpway como uma versão mais barata e, para isso, precisaria colocar o controle de estabilidade. Por outro lado, podem focar no novo SUV e tirar o derivado do Sandero de linha de uma vez. Curiosamente, o Logan oferece o ESC de série com o motor 1.0.
Já na Fiat, o processo é menos doloroso. Mobi, Cronos e Argo possuem o controle de estabilidade de série nas versões com câmbio automático (Argo e Cronos), mas opcional nas versões mais baratas, variando de R$ 490 a R$ 700 pelo pacote. A marca deve colocar como item de série, assim como o repetidor de setas nos retrovisores e as luzes diurnas, também obrigatórias. Veremos isso nas próximas semanas, com as linhas 2024/2024.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai suspende vendas do Palisade nos EUA e Canadá após morte de criança
Toyota Hilux e Ford Ranger comandam vendas na Argentina em maio
Nova Toyota Hilux é aprovada com nota máxima em teste de segurança
Nova Audi RS 6 terá V8 híbrido para ultrapassar os 700 cv e será lançada em breve
Kia Sportage ganha nota máxima em segurança pelo Latin NCAP
As dez Ferrari mais feias de todos os tempos (antes da Luce)
No Brasil em 2026, novo VW Tiguan tem nota máxima de segurança