Principal lançamento da marca Ram no mercado brasileiro nos últimos anos, a picape Rampage foi colocada à prova em desafio inédito promovido pela Stellantis. A iniciativa, batizada de “Rampage 24 Horas”, foi realizada no Circuito Panamericano, no interior de São Paulo, e conta com a participação de mais de 200 de pessoas (incluindo funcionários da própria empresa, técnicos, jornalistas e pilotos).

A desafio foi realizado como uma espécie de "super test-drive", no qual a Rampage rodou de forma ininterrupta o equivalente a 6 meses de uso em apenas 24 horas. A prova teve duração exata de 24 horas, 1 minuto, 22 segundos e 507 milésimos e foi chancelada pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).

Desafio Rampage 24 horas

Ao todo, a Ram explica que os condutores se revezaram ao comando de quatro unidades da picape, alguns dirigindo por 20 minutos e outros por até 2 horas. Ao final do desafio, foram trocados dois pares de pneus dianteiros e um par traseiro, além de ter sido usado um jogo de pastilha de freios após cerca de 12 horas de prova.

As quatro unidades escolhidas foram da versão esportiva R/T e uma delas, sozinha, rodou mais de 1.850 km no intervalo das 24 horas. Na prática, a unidade deu 546 voltas completas no traçado, que mede 3.400 metros de extensão e tem sua reta principal com 700 metros. Somadas todas as distâncias percorridas, foram mais de 5 mil km. Seria, segundo a Ram, o equivalente a 6 meses de uso normal de um cliente.

Desafio Rampage 24 horas

A marca ressalta ainda que nenhuma das unidades sofreu quaisquer tipos de preparação, permanecendo originais do mesmo jeito que chegam às concessionárias. Até a calibragem dos pneus se manteve dentro dos padrões de fábrica. A versão R/T sai da planta de Goiana (PE) equipada com motor 2.0 turbo Hurricane com 272 cv de potência. Acelera de de 0 a 100 km/h em apenas 6,9 segundos e alcança 220 km/h de velocidade máxima.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com