A BMW dará início a um novo capítulo de sua estratégia de eletrificação em 2025 com o lançamento de uma nova plataforma para veículos elétricos. A arquitetura Neue Klasse (Nova Classe) será a base de pelo menos seis novos SUVs com emissão zero e, hoje, podemos dar uma olhada em um protótipo. Nossos espiões na Alemanha nos enviaram um lote de flagras com o que é atualmente conhecido como o projeto NA5, que deve chegar em meados de 2025.

Acredita-se que o utilitário elétrico tenha aproximadamente o mesmo tamanho do BMW X3 atual. No entanto, irá aproveitar melhor a arquitetura, com balanços mais longos para aumentar o espaço do porta-malas e da cabine. O veículo de teste parece um pouco grande em certos ângulos, mas isso provavelmente se deve aos painéis falsos fixados nas caixas das rodas dianteiras e ao formato dos para-choques. 

Galeria: Novo SUV elétrico da BMW em testes

Mesmo nesse estágio inicial de desenvolvimento, esse SUV já está mostrando partes de seu painel frontal. Podemos ver dicas do conceito Neue Klasse, embora esses faróis não pareçam ser as unidades de produção final. O que mais vale a pena destacar? As maçanetas retráteis, os enormes pneus traseiros 255/45 R20, as pinças de freio azuis nas quatro rodas e aquele estranha janela espia traseira.

Em agosto do ano passado, a BMW confirmou que o primeiro produto a ser baseado na plataforma Neue Klasse será um sedã elétrico. Ele será seguido por esse SUV, e algumas fontes até afirmam que o utilitário chegará primeiro. Não especularemos sobre esse tópico, mas mencionaremos que a produção do veículo elétrico familiar deve começar em julho de 2025 na Hungria. "Até o final da década, espera-se que a Neue Klasse seja responsável por mais da metade de nossas vendas", disse o CEO da BMW, Oliver Zipse, no ano passado.

Quanto às opções de motorização, ainda não há muitas informações disponíveis. Naturalmente, esperamos versões com tração traseira e integral, bem como alguns conjuntos de baterias de capacidades diferentes. As primeiras notícias sugerem que a autonomia entre duas cargas será de até 580 km, dependendo da capacidade da bateria.

Dentro de dois anos após o lançamento do substituto do iX3, a BMW apresentará nada menos que cinco veículos elétricos. Alguns deles serão fabricados na Alemanha e, até o final da década, a fábrica da empresa na Carolina do Sul (EUA) também começará a produzir modelos baseados na Neue Klasse.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com