O mercado de motocicletas elétricas no Brasil ainda é incipiente. Apesar do crescimento, os esforços são liderados por empresas como a Shineray e outras marcas menores que importam produtos da China. A Voltz teve um período de crescimento forte, mas os planos de iniciar a produção em Manaus (AM) estão empacados. Ao mesmo tempo, clientes reclamam de motos não entregues e os emplacamentos estão baixos.

Com custo mais elevado, as motos elétricas poderiam seguir o caminho dos carros movidos por baterias no Brasil, iniciando no mercado com modelos maiores e com mais valor agregado. De certa forma, justificaria o preço mais alto. Por falta de uma, a BMW Motorrad já tem duas motos elétricas sendo comercializadas nos EUA: a CE-02 atuando na base e a CE-04 sendo o modelo mais avançado.

BMW Motorrad Definition CE 04 2021

Durante um evento em Spartanburg (EUA), onde a marca tem uma de suas fábricas, o Motor1.com Brasil questionou alguns dos porta-vozes da Motorrad a respeito dos planos de eletrificação para o mercado de duas rodas no Brasil. Se você aguarda para comprar uma BMW elétrica, as notícias não foram boas.

As fontes consultadas repetiram sempre o mesmo mantra: "produção segue demanda", já negando, por enquanto, a possibilidade de as BMW elétricas serem produzidas em Manaus. Um outro caminho seria a importação direta, mas também foi negado pela empresa. Além dos baixos volumes de vendas para motos elétricas no mercado brasileiro, a dupla CE-02 e CE-04 são caras mesmo nos EUA.

A primeira tem preços partindo de US$ 7.599, o que somente na conversão direta já daria cerca de R$ 37 mil para uma scooter com porte e desempenho similar a uma moto 125. Já a segunda custa US$ 12.430, ou cerca de R$ 60,6 mil. Mais cara até que a C 400 X que a marca acaba de iniciar as vendas no mercado brasileiro.

BMW CE 02 2024

BMW CE 02 2024

CE-02 tem proposta de mobilidade urbana

Vale lembrar que a BMW já patenteou a CE-02 no Brasil. A moto é movida por um motor elétrico com uma potência máxima de 11 kW, ou cerca de 15 cv. O torque é bastante respeitável, chegando a 5,5 kgfm, embora seja provável que pareça muito mais potente do que isso, pois é da natureza de um propulsor elétrico entregar performance em qualquer faixa de rotação. A BMW equipou o modelo elétrico com uma bateria de 2 kWh, o que lhe confere capacidade rodar até 90 km com uma carga.

Em termos de recursos, a CE 02 apresenta modos de condução, luzes LED e uma prática porta de carregamento USB para dispositivos eletrônicos. Além disso, a motocicleta tem chave presencial, tela TFT colorida de 3,5" para o painel de instrumentos, ABS e marcha ré para facilitar as manobras. a CE 02 usa rodas de 14" calçadas com pneus 120/80 e 150/70 na dianteira e na traseira, respectivamente. Enquanto isso, a suspensão consiste em garfos invertidos na frente e um monoamortecedor ajustável conectado a um braço oscilante de um lado na traseira.

BMW Motorrad Definition CE 04 2021

BMW CE 04

CE-04 tem mais desempenho

Com mais porte, a grande scooter elétrica da BMW traz um motor elétrico de 31 kW (42 cv), que é montado entre a bateria e a roda traseira, fornecendo a propulsão por meio de uma correia dentada na transmissão final. A velocidade máxima declarada é de 120 km/h. As baterias são as mesmas de quinta geração usadas no BMW iX e i4. A bateria de 8,9 kWh promete entregar uma autonomia de 130 km.

A lista de itens de série inclui uma tela de 10,25 polegadas com navegação por mapa integrada e conectividade. Um farol LED e uma lanterna também em LED são itens de série, com faróis adaptativos sendo opcionais. A scooter elétrica possui três modos de condução: Eco, Rain e Road, de série, com o opcional Dynamic. Os sistemas de assistência incluem ABS de série, com ABS Pro; controle de tração (ASC) e controle de tração (DSC) estão disponíveis como opcionais.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com