De Spartanburg (EUA) - Após sua apresentação global no final de setembro, era só uma questão de tempo até que a nova BMW R 1300 GS fosse confirmada para o mercado brasileiro. Em nosso país, a atual R 1250 GS é a líder de vendas da empresa e a novidade que a sucede também será de grande importância.
O Motor1.com Brasil conversou com exclusividade com Dirk Biehler, diretor da BMW Motorrad para a América Latina a respeito. O executivo confirmou que as primeiras unidades da nova R 1300 GS terão a produção iniciada em Manaus (AM) a partir de janeiro, com as vendas tendo início oficialmente no Brasil a partir de abril. De acordo com o Biehler, esse é ao menos o plano, mas a seca atual do rio Amazonas pode atrapalhar os planos e atrasar as datas.
Ainda não há informações a respeito de preços e versões disponível para o Brasil, mas a nova BMW R 1300 GS passou por grandes mudanças de mecânica e de chassi. Ela também ganhou mais itens de segurança e opções de rodas para uso mais voltado ao asfalto. Com isso, é de se esperar que os novos valores superem os atuais R$ 129.500 cobrados pela versão de entrada da atual R 1250 GS, também fabricada no Brasil.
A BMW R 1300 GS 2024 é alimentada por um motor boxer de 1.300 cm3 e arrefecimento líquido. O diâmetro e o curso dos dois pistões contrapostos são, respectivamente, 106,5 mm e 73 mm. Ele produz uma potência declarada de 145 cv a 7.750 rpm, junto com 14,5 kgfm de torque a 6.500 rpm. Ela utiliza a tecnologia de sincronização variável de válvulas BMW ShiftCam. De acordo com a marca, é o motor de cilindros contrapostos mais potente da história da BMW. A velocidade máxima é declarada como 200 km/h, e o tempo de 0 a 100 km/h é listado como 3,39 segundos.
A BMW R 1300 GS 2024 é oferecida globalmente com três opções diferentes de rodas, todas disponíveis com 19" na dianteira e 17"na traseira. As variantes básica e Triple Black recebem rodas de alumínio fundido. Enquanto isso, a Trophy e a Option 719 Tramuntana recebem rodas raiadas com aros de alumínio destinadas ao uso off-road.
Como opcionais, os compradores também podem escolher novas rodas forjadas chamadas Enduro que também são destinadas ao uso off-road, mas pesam 1,8 kg a menos do que as versões raiadas. No entanto, a própria BMW admite que as rodas raiadas mais pesadas são "a opção mais robusta".
A BMW R 1300 GS 2024 mede 2,21 metros de comprimento e 1 metro de largura, incluindo os protetores de mão. A altura do assento padrão é de 850 mm, mas, opcionalmente, a moto pode ter uma suspensão adaptativa com altura variável e modo esportivo. Assim, a altura do assento pode chegar a 820 mm em baixas velocidades e quando parado. O peso a seco é declarado como 237 kg, mas a BMW não declarou o peso em ordem de marcha. A capacidade do tanque de combustível é de 19 litros, e o peso bruto total permitido na R 1300 GS é de 465 kg.
Até agora, você certamente notou o novo farol de LED em forma de "X" compacto. Outros recursos padrão incluem quatro modos de pilotagem (Chuva, Estrada, Eco e Enduro), controle de tração dinâmico, controle de freio motor, assistência de freio dinâmico, controle de partida em aclive, controle de cruzeiro adaptativo e monitoramento da pressão dos pneus.
Protetores de mão com piscas integrados também vêm de série. A BMW R 1300 GS 2024 vem equipada ainda com uma bateria de íon de lítio de fábrica, bem como funcionalidade de proteção de bateria via aplicativo para smartphone BMW Motorrad Connected.
O painel de instrumentos multifuncional padrão da BMW, já conhecido em outras motos da marca, continua na R 1300 GS, e os condutores ainda podem fazer uso de um painel TFT colorido de 6,5". Além disso, um compartimento de carregamento de smartphone com uma tomada USB, uma tomada 12V, chave presencial e manoplas aquecidas completam a lista de itens de série.
Nos EUA, a BMW R 1300 GS 2024 estará disponível em três variantes, cada uma com cores diferentes: Triple Black, GS Trophy e Option 719 Tramuntana. O preço sugerido para o modelo básico por lá começa em US$ 18.895 (R$ 95,4 mil), sem frete.
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