Às vésperas de estrear no Brasil, a Fiat Titano é uma promessa da marca para entrar no segmento de picapes médias e rivalizar com nomes de peso como Toyota Hilux e Ford Ranger. No entanto, originalmente, ela era oferecida pela Peugeot em outros mercados da América Latina com o nome Landtrek que, por sua vez, foi feita em parceria com a chinesa Changan dando origem à Kaicene F70.

Agora, o modelo o chinês está passando pela segunda reestilização naquele mercado antes mesmo de ser apresentado no mercado brasileiro como Fiat Titano. A principal novidade ficou para dianteira. Além do novo para-choque, a Kaicene F70 recebeu novos faróis de LED em projetores redondo, com luzes diurnas de LED acima. A grade é avançada com emblema da Changan ao centro, mas os elementos tridimensionais ainda lembram os produtos da Peugeot.

Galeria: Changan Kaicene F70 facelift

Já a traseira também recebeu alterações, mas menores. As lanternas e o para-choque foram redesenhados, mas ainda dão um visual tradicional de picape média para a Kaicene F70. Como pode ser visto nas fotos, a unidade laranja é uma versão de proposta mais esportiva e com elementos pretos.

Em sua versão mais completa, a novidade ganhou um sistema de abertura dupla para a tampa da caçamba. Na China, a Changan oferece a Kaicene F70 com um propulsor 2.0 de quatro cilindros a gasolina e sobrealimentado por turbo. Esta unidade entrega 190 cv de potência. Há também versão elétrica com 95 cv com motor no eixo traseiro ou 4×4 também elétrica, mas com um motor em cada eixo, entregando 176 cv.

A Fiat Titano no Brasil

Fiat Titano e Peugeot Landtrek já são produzidas no Uruguai

Oficialmente, a Fiat havia comentado de lançar a Titano no segundo semestre de 2023. Porém, já há rumores de que esta apresentação ficaria mais para frente, no último trimestre do ano. A ideia aqui seria não dividir as atenções com o lançamento da picape Ram Rampage, que também estreará em 2023 para o mercado brasileiro.

A Fiat ainda não divulgou nenhum dado técnico oficial sobre a Titano. No entanto, os números não ficarão muito diferentes dos encontrados na Peugeot Landtrek. A picape média provavelmente terá os mesmos 5,33 metros de comprimento, 1,96 m de largura, 1,82 m de altura e 3,18 m de entre-eixos.

Fiat Titano

O que se especula para a Fiat Titano 2024 é que a picape média herde um propulsor 2.2 turbodiesel que já é utilizado no Brasil pela Fiat Ducato. O motor receberá novo ajuste e deverá entregar 200 cv de potência e 45,9 kgfm de torque. A transmissão deverá ser sempre automática de 6 velocidades, com opção de tração 4x4 com reduzida.

Entre os itens de série, considerando flagras anteriores, podemos esperar que a Fiat Titano 2024 receberá itens como santantonio em algumas das versões mais completas. As mais acessíveis devem abrir mão dos apliques cromados nos acabamentos. Para o motorista, ficarão a disposição uma central multimídia com tela grande e horizontal, nos moldes do Peugeot 208. Por último, algumas unidades flagradas contam com sistema de câmeras com visão 360 graus.

Ainda sem ter sido lançada, a picape tem apenas algumas expectativas de valores considerando que ela não deverá nem ser mais barata que a Fiat Toro atual, nem tão cara quanto a nova picape da Ram. O objetivo seria encontrar seu nicho próprio, sem interferir nas vendas de suas primas. Atualmente, a Fiat Toro mais cara com motor turbodiesel sai por R$ 210.990.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com