Com lançamento previsto para o segundo semestre, a Fiat Titano já começou a ser antecipada. Primeiro a marca confirmou seu nome e, mais recentemente, mostrou as primeiras imagens de seu interior. Enquanto seu visual será virtualmente o mesmo da Peugeot Landtrek, picape que originou o projeto, a Fiat ainda circula com a Titano em testes camuflando as alterações para o seu modelo.

No entanto, estes disfarces começaram a cair. Flagra recente publicado pelos colegas do Auto+ mostrou a Fiat Titano em testes com camuflagens apenas em pontos-chave, como as laterais das lanternas traseira, tampa da caçamba e sobre o emblema da montadora no grade. Estes devem ser os maiores pontos de diferenciação entre a Titano e a Landtrek. O modelo da Fiat ainda terá uma grade um pouco mais larga, disfarçando os "dentes de leão", assinatura visual da Peugeot.

Flagra Fiat Titano - Auto+

Oficialmente, a Fiat havia comentado de lançar a Titano no segundo semestre de 2023. Porém, já há rumores de que esta apresentação ficaria mais para frente, no último trimestre do ano. A ideia aqui seria não dividir as atenções com o lançamento da picape da Ram, que também estreará em 2023 para o mercado brasileiro.

Apesar de a nova picape média ser lançada como um produto Fiat, sua origem é literalmente do outro lado do mundo. A picape que deu origem à Titano nasceu na China como Kaicheng F70. Ela foi fruto de um desenvolvimento que envolveu as marcas Changan e a Peugeot. Tanto que, em alguns países da América Latina, a picape é oferecida Landtrek.

Flagra Fiat Titano - Auto+

A Fiat ainda não divulgou nenhum dado técnico oficial sobre a Titano. No entanto, os números não ficarão muito diferentes dos encontrados na Peugeot Landtrek. A picape média provavelmente terá os mesmos 5,33 metros de comprimento, 1,96 m de largura, 1,82 m de altura e 3,18 m de entre-eixos.

A Peugeot Landtrek que já é comercializada em países vizinhos ao Brasil conta com um motor 1.9 turbo diesel. Ele pode entregar uma potência que varia entre 150 cv e 190 cv a depender da configuração e do país. No entanto, ele colocaria a Fiat Titano em posição de desvantagem no mercado brasileiro, já que as rivais são mais potentes.

O que se especula para a Fiat Titano 2024 é que a picape média herde um propulsor 2.2 turbodiesel que já é utilizado no Brasil pela Fiat Ducato. O motor receberá novo ajuste e deverá entregar entre 180 e 200 cv de potência e entre 40,8 e 45,9 kgfm de torque. A transmissão deverá ser sempre automática de 6 velocidades, com opção de tração 4x4 com reduzida.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com