No final deste mês, mais especificamente em 23 de outubro, a Stellantis apresentará sua nova linha global de vans e veículos comerciais. A empresa planeja introduzir modelos de trabalho "reimaginados", abrangendo seis das marcas que fazem parte de seu guarda-chuva corporativo.

Jean-Philippe Imparato, chefe da Unidade de Negócios de Veículos Comerciais da Stellantis, e Xavier Peugeot, vice-presidente sênior da Unidade de Negócios de Veículos Comerciais, conduzirão a apresentação de outubro. Os CEOs de Citroën, Fiat, Opel, Peugeot, Ram e Vauxhall se juntarão a eles "para a apresentação dos principais produtos".

Galeria: Fiat Ducato facelift - primeiro flagra

Não temos ideia do que o Stellantis revelará. O anúncio do evento incluiu uma imagem com  representações de vários modelos da Ram, Fiat e Citroën, como o minúsculo Ami. A Stellantis enfatizou que sua unidade de veículos comerciais é uma das sete envolvidas no plano estratégico Dare Forward 2030 da montadora, apresentado em março de 2022.

Uma van que pode aparecer no evento é a Fiat Ducato atualizada. Nossos fotógrafos já flagraram recentemente uma versão atualizada da van em testes. A atualização da Fiat provavelmente significa que seus modelos derivados, como a Ram ProMaster nos EUA,  também poderá receber outra mudança de estilo. No Brasil, a Ducato recebeu um facelift em abril com atraso, pois as equivalentes Peugeot Boxer e Citroën Jumper já estavam atualizadas. A Ducato renovada por aqui deixou de ser importada do México e passou a vir da Itália.

A nova Fiat Ducato foi vista usando camuflagem na parte dianteira, ocultando as mudanças de estilo que estão por vir. A Ducato deve receber um novo para-choque dianteiro, uma grade renovada e outros ajustes no design da parte dianteira. O estilo não é um requisito tão para veículos comerciais, mas a eficiência é e a van poderia ser lançada com um trem de força híbrido.

Interessante notar que a imagem anunciando o evento global trazia mais dois modelos bem conhecidos do brasileiros: Fiat Strada e vindoura Fiat Titano. No caso da Strada, a picape é comercializada em alguns mercados da América Central como Ram, enquanto a Titano na verdade é uma Peugeot Landtrek com novos emblemas para ser comercializada no Brasil pela italiana em ofensiva contra modelos tradicionais, tais quais Toyota Hilux e Chevrolet S10.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com