Em meados de setembro, um comunicado chegou aos concessionários de motocicletas da BMW no EUA avisando da suspensão da comercialização dos modelos da divisão Motorrad da marca naquele país. Agora, a montadora emitiu um comunicado avisando que a ação foi revertida e as vendas podem ser retomadas normalmente no mercado norte-americano.

O aviso da paralisação das vendas também chegou a alguns clientes que estavam prestes a retirar suas motos 0km nas lojas. A BMW nunca revelou o motivo da suspensão das vendas, mas foi válida somente para as motocicletas com motor a combustão. Porém, a única elétrica da empresa nos EUA é a scooter CE-04, então quase todas as motos foram afetadas.

O comunicado da BMW avisando do retorno das vendas no mercado estadunidense diz apenas que: "a BMW Motorrad EUA anunciou que a Divisão de Engenharia concluiu os nossos testes e avaliações e determinou que as medidas de suspensão voluntária da venda podem ser revertidas. Os revendedores podem retomar a venda de todas as motocicletas BMW novas e usadas a partir de sexta-feira, 29 de setembro". E sim, a paralisação das vendas era válida até para motocicletas de segunda mão nos estoques das concessionárias.

bmw-ce-04-2021

BMW CE-04

Enquanto o retorno normal das vendas é uma boa notícia, fica a dúvida sobre os motivos que levaram à paralisação das vendas. A BMW nunca revelou qual foi a questão exatamente. Sabia-se apenas que envolvia o sistema de controle de emissões de vapores de combustível. Na época em que a comercialização foi suspensa, a marca divulgou apenas um comunicado oficial dizendo o seguinte:

"A BMW da América do Norte se dedica a fornecer aos nossos clientes veículos que atendam às suas expectativas. Para garantir que nossos veículos tenham os mais altos padrões do setor, a BMW realiza testes e avaliações contínuas. Após uma recente análise de qualidade, a BMW está buscando medidas para avaliar melhor o material usado em um componente do sistema de controle da emissão de vapores de combustível de sua motocicleta, que pode não ter sido produzido de acordo com as especificações do material"

O que se sabe é que, durante o período em que a BMW parou de vender motos nos EUA, não existiam investigações por parte das autoridades de segurança viária ou ambientais de lá contra a montadora, o que indicaria um recall iminente. Alguns concessionários disseram que a BMW também lhes confirmou não se tratar de nenhum problema de segurança.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com