A fábrica da BMW em Araquari, em Santa Catarina, completou 9 anos de atividades no mercado brasileiro. As instalações do BMW Group ocupam uma área de 1,5 milhão m², com 112.893 m² de edificações, cercadas por áreas de preservação. A infraestrutura local abriga processos de carroceria, soldagem, pintura, montagem, qualidade e logística, bem como laboratórios, estações de tratamento de água e efluentes, prédios administrativos e auxiliares.

As emissões de CO2 do consumo de energia elétrica na fábrica são compensadas com geração de energia eólica. A fábrica da BMW em Araquari ainda possui 1.902 placas fotovoltaicas instaladas no teto do prédio da montagem, que geram mais de 1 milhão kWh/ano. Além disso, ainda conta com reutilização de efluentes, reuso de água e redução de consumo de solventes em áreas da operação.

Fábrica da BMW em Araquari (SC) chega a 90.000 carros fabricados no Brasil

Fábrica da BMW em Araquari (SC) chega a 90.000 carros fabricados no Brasil

Agora em 2023, a fábrica teve um novo marco com o início da fabricação da atual geração do X1, em abril, seis meses após o lançamento na Europa. Sua produção por aqui fez parte do aporte de R$ 500 milhões anunciado em novembro de 2021. O X1 é produzido em Araquari (SC) desde novembro de 2014, ainda na primeira geração.

Desde a inauguração, mais metade dos veículos vendidos pela marca no Brasil saíram da planta catarinense. Por lá, também são fabricadas algumas versões do Série 3 e os SUVs X3 e X4. Na cidade, aproximadamente 40% do ICMS arrecadado são oriundos da fábrica. A BMW, vale lembrar, é a maior produtora de veículos de premium da América do Sul e já investiu na planta desde 2014 cerca de R$ 1,8 bilhão.

Agora em agosto, a fábrica da BMW em Araquari chegou ao veículo número 90.000 produzido por lá desde sua inauguração em 2014. O modelo que marcou este momento foi um BMW X1 sDrive20i M Sport, na cor Space Silver. 

Fábrica da BMW em Araquari (SC) chega a 90.000 carros fabricados no Brasil

BMW X1 foi o carro número 90.000 fabricado em Araquari (SC)

O BMW X1 traz sob o capô duas opções de motorização, com potências que variam de 156cv a 204cv. Já o novo BMW Série 3, único sedã produzido na fábrica do BMW Group em Araquari, já está à venda no Brasil como linha 2024 e recebeu uma nova opção de cor. O modelo mantém o motor turbo 2.0 com quatro cilindros em linha, entregando até 184 cv de potência. A tração é traseira e o câmbio é automático de oito marchas.

Os BMW X3 e BMW X4 são produzidos em todas as suas versões a combustão no Brasil. Ou seja, por aqui só não são feitos em variantes eletrificadas oferecidas lá fora. A dupla de SUVs nacionais, em suas respectivas versões M40i, podem receber o motor 3.0 turbo de seis cilindros em linha, que eleva a potência para 387 cv. Em tal configuração, são os BMW mais potentes fabricados no Brasil. A transmissão é sempre automática de oito marchas, com aletas atrás do volante para trocas manuais, enquanto a tração é integral por demanda.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com