Mini revela novos Cooper EV e Countryman EV com autonomia de até 462 km

Novas gerações serão apresentadas ao público nos próximos dias no Salão de Munique, na Alemanha

Novo Mini Cooper EV 2024 Novo Mini Cooper EV 2024

Após a divulgação de flagras e informações preliminares, a Mini finalmente oficializa nesta sexta-feira (1º) a apresentação oficial das novas gerações de Cooper EV 2024 e Countryman EV 2024. A estreia virtual acontece agora, enquanto o lançamento público está marcado para os próximos dias no Salão de Munique, na Alemanha.

Começando pelo Cooper EV 2024, a Mini optou por aperfeiçoar a fórmula característica das gerações anteriores, atualizando as linhas sem fugir do padrão já tradicional. A dianteira exibe faróis arredondados (marca registrada desde a primeira geração), mas com nova assinatura luminosa e disposição interna de luzes. Além disso, a grade ficou mais integrada ao conjunto e para-choque recebeu novos elementos internos.

As laterais contam com maçanetas integradas à carroceria, consideradas mais funcionais do ponto de vista aerodinâmico (cx de apenas 0,28). É o mesmo padrão adotado também pelos lançamentos mais recentes da BMW.  A carroceria de 2 portas, considerada clássica, foi mantida e segue em linha para agradar principalmente os consumidores de perfil mais purista. Na traseira, as lanternas ganharam formato revisado e peça preta fazendo a interligação.

No interior, a principal novidade fica por conta da ausência de quadro de instrumentos. A partir de agora, o Cooper EV 2024 concentra todas as informações do carro no head-up display perto do para-brisa. Além disso, a tela do sistema de entretenimento, redonda e com 9,44 polegadas, opera o sistema Mini Operating System 9, que foi desenvolvido internamente pela BMW a partir do software Android Open Source Project.

Aos interessados, o Cooper EV 2024 estará disponível nas versões Mini Cooper E e Mini Cooper SE. Na primeira, o motor elétrico entrega 183 cv e 29,5 kgfm de torque, garantindo aceleração de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos. Na segunda, são 217 cv e 33,6 kgfm de força, com aceleração em 6,7 ​​segundos.

A bateria de 40,7 quilowatts-hora montada no assoalho fornece 305 quilômetros de autonomia no padrão WLTP para o Cooper E, enquanto no Cooper SE o pacote de 54,2 kWh rende alcance de 402 km. A plataforma usada pela nova geração é a Spotlight EV, que foi desenvolvida pela BMW em parceria com o grupo GWM (dono das marcas Ora, Haval, Tank e outras). A produção está programada para começar na China ainda este ano.

Mini Countryman EV 2024

Nesta nova geração, o Countryman EV mede 4.433 milímetros de comprimento, 1.843 mm de largura e 1.656 mm de altura. Na prática, é 130 mm mais longo e 60 mm mais alto que o antecessor. Assim como o Cooper, estará disponível em duas opções: Countryman E com 462 quilômetros de autonomia e motor elétrico de 204 cv e Countryman SE ALL4 com 433 km de alcance e 312 cv de potência.

O torque é de 25,5 kgfm e 50,3 kgfm, respectivamente. As baterias variam entre 54 kWh e 64 kWh. O Countryman básico acelera de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos e alcança 170 km/h de velocidade máxima, enquanto o modelo mais potente faz no tempo 5,6 segundos, com máxima de 180 km/h.

No interior, a pegada minimalista é a mesma do Cooper EV. Ou seja, ausência de quadro de instrumentos e tela digital OLED redonda de 9,44 polegadas sistema Mini Operating System 9. São exibidos desde velocidade de deslocamento até informações de navegação e status da bateria. O porta-malas acomoda 460 litros em posição normal e 1.450 litros com os bancos traseiro rebatidos. Toda produção será concentrada em Leipzig, Alemanha.

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