Novo Peugeot 208 com motor 1.0 turbo será lançado no dia 14 no Brasil

Propulsor chegará ao portfólio do compacto para equipar as versões mais caras, com potência de 130 cv

Peugeot 208 Turbo Peugeot 208 Turbo

A Peugeot praticamente já concluiu os trabalhos em torno da chegada do motor 1.0 turbo ao hatchback 208 e não deve demorar mais do que alguns dias para oficializar a novidade. Prova disso é a definição da data de estreia, que foi marcada para o dia 14 de setembro. O lançamento fará parte da linha 2024, que já foi lançada para as versões 1.0 aspirado e 1.6 do modelo.

Ao que tudo indica, o motor 1.0 turbo chegará ao 208 para equipar as versões Allure e Griffe. Ou seja, será posicionado no topo da gama. Com a nova motorização, o compacto ficará alinhado aos principais rivais que já adotam motores turbinados, como é o caso de Volkswagen Polo, Hyundai HB20 e Chevrolet Onix. Desde já fica, fica a expectativa para que a novidade traga reflexos nos números de vendas.

O motor virá emprestado da Fiat, que já fornece à Peugeot o 1.0 aspirado Firefly. Entregará, assim como nos modelos Pulse, Fastback e Strada, potência de 130 cv a 5.750 rpm e torque máximo de 20,4 kgfm a partir de 1.700 rpm. O câmbio será sempre automático do tipo CVT, com 7 marchas simuladas.

São esperados números de performance e consumo otimizados na comparação com o 1.6 aspirado de quatro cilindros, que entrega 120 cv a 6.000 rpm e 15,7 kgfm a 4.500 rpm. Hoje, o 208 1.6 AT faz 0 a 100 km/h em 12 segundos e alcança 190 km/h. Em termos de consumo, são 7,7 km/l com etanol e 11,1 km/l com gasolina na cidade, além de 9,1 km/l com etanol e 12,9 km/l com gasolina na estrada.

Vale pontuar que o velho 1.6 continuará em linha nas versões intermediárias Active e Roadtrip, sempre com um câmbio automático de 6 marchas. Além disso, as configurações Like e Style seguirão com o 1.0 Firefly de três cilindros, de 75 cv e 10,7 kgfm, neste caso somente com câmbio manual de 5 posições. Toda produção do 208 é concentrada na fábrica de El Palomar, na Argentina.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com