"Compass" da Peugeot, novo 3008 2024 é flagrado com carroceria definitiva
Nova geração adotará plataforma STLA Medium e terá versão puramente elétrica
Lançamento de peso dentro do calendário de novidades da Peugeot neste ano, o 3008 2024 está praticamente pronto para ser lançado. A própria marca já revelou detalhes do interior do crossover e recentemente divulgou teasers de unidades camufladas para atiçar a curiosidade do público quanto ao design.
Agora, protótipos aparecem rodando nos últimos testes de rua antes da apresentação oficial. Apesar dos disfarces, é possível notar que o 3008 2024 seguirá com fidelidade a linguagem aplicada nos lançamentos mais recentes. A traseira será o maior destaque da nova geração e ganhará personalidade extra com caimento do teto acentuado em relação ao modelo anterior.
Novo Peugeot 3008 2024 - Flagra
Na prática, a pegada cupê/fastback será ainda mais evidenciada e deixará o 3008 alinhado com o primo menor 408. Na dianteira, os faróis serão estreitos e virão acompanhados de luzes diurnas de LED do tipo "garras" em substituição ao estilo "presas de leão" do modelo anterior. Destaque ainda para o logotipo renovado da Peugeot, que terá destaque no centro da grade.
No interior, o destaque ficará por conta do painel futurista chamado pela marca de Panoramic i-Cockpit. Adotado pela primeira vez novo 3008, o conceito conta com tela tela de 21 polegadas em alta resolução e arranjo montado no alto do painel.
Suavemente curvada em direção ao motorista, a nova tela é complementada pelos chamados i-Toggles. Na prática, são 10 botões sensíveis ao toque que podem ser configurados para melhor atender às necessidades do motorista e do passageiro da frente.
Na mecânica, o 3008 de nova geração adotará a plataforma STLA Medium da Stellantis (a mesma que será usada pela próxima geração do Jeep Compass). A base tem arquitetura de 400 volts e foi projetada para modelos das classes C e D com distância entre-eixos de 2.700 a 2.900 mm, bem como comprimento total de 4,3 a 4,9 m. A capacidade máxima da bateria é de 98 kWh, com autonomia de 700 km no ciclo WLTP.
Os motores que serão adotados no SUV, porém, ainda são desconhecidos. A plataforma suporta modelos de tração dianteira ou de tração nas quatro rodas com um motor em cada eixo.
Em 2022, o 3008 vendeu na Europa 106.752 unidades. No segmento, ficou atrás do Hyundai Tucson (150.803 unidades), Kia Sportage (137.353), Ford Kuga (127.266) e Nissan Qashqai (116.365).
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova geração do Peugeot 3008 tem desenho registrado no Brasil
Safety Center do grupo Stellantis atinge 1.000 testes realizados
Peugeot 3008 2024 faz estreia oficial e dá o tom do próximo Compass
Latin NCAP testa Ford Ranger e VW Amarok; confira notas
Novo Peugeot 3008 2024 tem primeiras imagens reveladas; confira visual
Anfavea projeta produção de 2,8 milhões em 2025, mas teme importações
Novo Peugeot 3008 ganha teasers e usará plataforma do próximo Compass