page ad skin

"Compass" da Peugeot, novo 3008 2024 é flagrado com carroceria definitiva

Nova geração adotará plataforma STLA Medium e terá versão puramente elétrica

Novo Peugeot 3008 2024 - Flagra
Foto de: Automedia

Lançamento de peso dentro do calendário de novidades da Peugeot neste ano, o 3008 2024 está praticamente pronto para ser lançado. A própria marca já revelou detalhes do interior do crossover e recentemente divulgou teasers de unidades camufladas para atiçar a curiosidade do público quanto ao design. 

Agora, protótipos aparecem rodando nos últimos testes de rua antes da apresentação oficial. Apesar dos disfarces, é possível notar que o 3008 2024 seguirá com fidelidade a linguagem aplicada nos lançamentos mais recentes. A traseira será o maior destaque da nova geração e ganhará personalidade extra com caimento do teto acentuado em relação ao modelo anterior.

Novo Peugeot 3008 2024 - Flagra

Na prática, a pegada cupê/fastback será ainda mais evidenciada e deixará o 3008 alinhado com o primo menor 408. Na dianteira, os faróis serão estreitos e virão acompanhados de luzes diurnas de LED do tipo "garras" em substituição ao estilo "presas de leão" do modelo anterior. Destaque ainda para o logotipo renovado da Peugeot, que terá destaque no centro da grade.

No interior, o destaque ficará por conta do painel futurista chamado pela marca de Panoramic i-Cockpit. Adotado pela primeira vez novo 3008, o conceito conta com tela tela de 21 polegadas em alta resolução e arranjo montado no alto do painel. 

Suavemente curvada em direção ao motorista, a nova tela é complementada pelos chamados i-Toggles. Na prática, são 10 botões sensíveis ao toque que podem ser configurados para melhor atender às necessidades do motorista e do passageiro da frente.

Novo Peugeot 3008 - Teaser

Na mecânica, o 3008 de nova geração adotará a plataforma STLA Medium da Stellantis (a mesma que será usada pela próxima geração do Jeep Compass). A base tem arquitetura de 400 volts e foi projetada para modelos das classes C e D com distância entre-eixos de 2.700 a 2.900 mm, bem como comprimento total de 4,3 a 4,9 m. A capacidade máxima da bateria é de 98 kWh, com autonomia de 700 km no ciclo WLTP.

Os motores que serão adotados no SUV, porém, ainda são desconhecidos. A plataforma suporta modelos de tração dianteira ou de tração nas quatro rodas com um motor em cada eixo.

Em 2022, o 3008 vendeu na Europa 106.752 unidades. No segmento, ficou atrás do Hyundai Tucson (150.803 unidades), Kia Sportage (137.353), Ford Kuga (127.266) e Nissan Qashqai (116.365).

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com