A Peugeot praticamente já concluiu os trabalhos em torno da chegada do motor 1.0 turbo ao hatchback 208 e não deve demorar mais do que alguns dias para oficializar a novidade. Prova disso é a definição da data de estreia, que foi marcada para o dia 14 de setembro. O lançamento fará parte da linha 2024, que já foi lançada para as versões 1.0 aspirado e 1.6 do modelo.

Ao que tudo indica, o motor 1.0 turbo chegará ao 208 para equipar as versões Allure e Griffe. Ou seja, será posicionado no topo da gama. Com a nova motorização, o compacto ficará alinhado aos principais rivais que já adotam motores turbinados, como é o caso de Volkswagen Polo, Hyundai HB20 e Chevrolet Onix. Desde já fica, fica a expectativa para que a novidade traga reflexos nos números de vendas.

Galeria: Peugeot 208 2024

O motor virá emprestado da Fiat, que já fornece à Peugeot o 1.0 aspirado Firefly. Entregará, assim como nos modelos Pulse, Fastback e Strada, potência de 130 cv a 5.750 rpm e torque máximo de 20,4 kgfm a partir de 1.700 rpm. O câmbio será sempre automático do tipo CVT, com 7 marchas simuladas.

São esperados números de performance e consumo otimizados na comparação com o 1.6 aspirado de quatro cilindros, que entrega 120 cv a 6.000 rpm e 15,7 kgfm a 4.500 rpm. Hoje, o 208 1.6 AT faz 0 a 100 km/h em 12 segundos e alcança 190 km/h. Em termos de consumo, são 7,7 km/l com etanol e 11,1 km/l com gasolina na cidade, além de 9,1 km/l com etanol e 12,9 km/l com gasolina na estrada.

Vale pontuar que o velho 1.6 continuará em linha nas versões intermediárias Active e Roadtrip, sempre com um câmbio automático de 6 marchas. Além disso, as configurações Like e Style seguirão com o 1.0 Firefly de três cilindros, de 75 cv e 10,7 kgfm, neste caso somente com câmbio manual de 5 posições. Toda produção do 208 é concentrada na fábrica de El Palomar, na Argentina.

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