Apesar de colecionar fãs e crescer na preferência dos consumidores a cada ano, o segmento de SUVs parece não agradar completamente todos os tipos de público. Prova disso vem do Reino Unido, onde grupo veementemente contrário aos utilitários esportivos realizou ataque em concessionária da Land Rover (marca especializada em veículos do tipo).

No atentado, reivindicado pelo grupo que se autodenomina 'Tyre Extinguishers', os pneus de pelo menos 60 veículos foram danificados com o uso de furadeira elétrica sem fio. Os modelos estavam estacionados do lado de fora do showroom da loja, o que acabou facilitando a ação dos destruidores.

Land Rover Defender 130

Segundo informado, o ataque foi realizado como forma de protesto pela morte de duas meninas de 8 anos no mês passado em Wimbledon, ao sul de Londres. Nuria Sajjad e Selena Lau morreram quando um Land Rover Defender fora de controle invadiu o pátio da escola das garotas. A motorista, uma mulher de 46 anos, foi presa no local por suspeita de direção perigosa. 

O grupo contrário aos SUVs enxerga veículos do tipo como grotescamente grandes e ineficientes, de tal modo que representam ameaça ainda maior para as pessoas e o planeta do que os carros comuns. Integrantes do grupo vêm cortando pneus de SUVs há mais de um ano na região, mas esta foi a primeira vez que os ataques alcançaram grandes proporções.

“Os SUVs são 8 vezes mais propensos a matar crianças em acidentes do que carros menores”, diz o grupo. “Acreditamos firmemente que esta ação é uma escalada necessária para tentar impedir que esses veículos ceifem mais vidas e continuem a empurrar o agravamento da crise climática na beira do penhasco", completa.

Land Rover Range Rover SV 2023

Já a concessionária atacada disse que quer punição para todos os ativistas da Tyre Extinguishers diante dos métodos ilegais praticados no protesto. "Danos à propriedade privada não são aceitáveis. O assunto está agora nas mãos da polícia.”

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com