Nissan desiste de rival da Ram 1500 para priorizar carros elétricos

Titan, picape de grande porte vendida nos EUA, deve sair de linha em 2024

Nissan Titan 2024 (EUA) Nissan Titan 2024 (EUA)

A Nissan confirmou que o ano de 2024 marcará o fim da produção da Titan, picape que, nos EUA, rivaliza com Ram 1500 e Ford F-150. Com uma longa história de 20 anos na América do Norte, o modelo de porte grande tem sido uma presença significativa no mercado de caminhonetes da montadora naquele mercado.

No entanto, em face da crescente concorrência por lá e das vendas em declínio, a Nissan teria decidido encerrar a produção da Titan e se concentrar em sua visão de eletrificação futuramente. A notícia foi confirmada pela Nissan através de um comunicado oficial compartilhado com portal TFLtruck.

Nissan Titan 2024 (EUA)

De acordo com a empresa, a produção do Nissan Titan será encerrada em meados de 2024 na fábrica de Canton, Mississippi (EUA). A montadora planeja acelerar o processo de transformação dessa unidade fabril, implementando a mais recente tecnologia de fabricação de veículos elétricos. Isso possibilitará a produção de dois novos veículos totalmente elétricos, alinhando-se à visão da Nissan para o futuro, reduzindo a fabricação de veículos poluentes.

Enquanto a notícia do fim da Titan pode ser decepcionante para os fãs do modelo, a Nissan enfatizou que não haverá redução de funcionários na fábrica devido a essa mudança. Pelo contrário, a montadora estaria comprometida em garantir a continuidade dos empregos dos milhares de funcionários da fábrica de Canton.

Em 2025, a Nissan planeja investir US$ 500 milhões na unidade de Canton para dar início à produção de novos modelos de veículos elétricos sob as marcas Nissan e Infiniti, divisão de luxo da empresa. Esse movimento é parte de uma estratégia maior da montadora para se posicionar no mercado de veículos elétricos em constante crescimento.

A decisão da Nissan de interromper a produção do Titan não foi tomada sem base, especialmente considerando a forte presença do modelo no mercado de picapes EUA. Até agora, em 2023, a montadora vendeu apenas 10.550 unidades da Titan, em contraste com as impressionantes 382.983 vendas da linha Ford F-Series. Essa disparidade nas vendas tornou evidente que a Nissan precisava redirecionar seus esforços. Ainda não há informações a respeito de uma substituta para a Titan, nem mesmo elétrica.

VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com