Cada vez mais fabricantes estão olhando para o segmento das picapes intermediárias. Aqui no Brasil temos a Chevrolet Montana, a Fiat Toro, a Renault Oroch e, mais recentemente, a Ram Rampage. Até nos EUA elas tem feito sucesso, com Ford Maverick e Hyundai Santa Cruz. Parece que a Toyota não vai ficar de fora desta categoria. De acordo com o site Automotive News, a fabricante está estudando uma nova picape baseada na linha Corolla.
O tom da reportagem sugere que o projeto ainda está em um estágio inicial e que ainda não foi aprovado pela diretoria. A publicação afirma que “uma picape baseada no Corolla continua a ser uma possibilidade, mas a sua aparência ainda está sendo definida.” Mesmo que seja aprovada, a pequena caminhonete não deve chegar às concessionárias antes de 2027 e seria baseada na próxima geração do Corolla, ao invés do modelo atual.
Esta picape menor ficaria logo abaixo da Hilux e permitiria que a Toyota entrasse no mesmo segmento que a Toro. Assim como as demais caminhonetes desta categoria, seria feita com uma construção monobloco, aproveitando a plataforma do Corolla, ao invés de ter uma arquitetura com longarinas. O Automotive News comenta até que seria produzida no Mississippi (EUA), na mesma linha de montagem que o Corolla. Considerando que os sedãs médios estão perdendo força no Brasil e a fábrica em Indaiatuba (SP) produz somente um modelo, seria um bom candidato para ajudar o complexo a aumentar seu ritmo.
Ainda existem planos sobre uma outra picape menor da Toyota. No final de 2022, a fabricante japonesa mostrou um protótipo chamado IMV 0, um veículo comercial leve voltado para o trabalho e que antecipa um modelo para 2024. O conceito era de um modelo de cabine simples e uma caçamba consideravelmente longa e de carroceria baixa. Este modelo estaria sendo cogitado para ser montado na Argentina, inclusive com a fabricante cotando peças com os fornecedores locais.
Enquanto estas duas picapes ainda não saem do papel, a Toyota trabalha na próxima geração da Hilux, que deve ser apresentada ainda este ano na Ásia. A picape média mais vendida do mundo finalmente receberá uma versão com uma motorização eletrificada, com um sistema híbrido-leve combinado ao motor turbodiesel.
Fonte: Automotive News, KDesign
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota: compradores do Corolla GR ainda querem o manual
Latin NCAP: Renault Kardian não alcança nota máxima em segurança
Flagra: será esse o Toyota Corolla mais potente da história?
Nissan pede que revendedores tenham paciência e compreensão diante da crise
Sedãs em agosto: Toyota Corolla tem mais de 70% de participação nos médios
Veja quais foram os 50 carros mais vendidos do Brasil em novembro
Teste Toyota Corolla GR-Sport 2024: o gato de caça