A geração atual da Ram 1500 pode ter chegado ao Brasil somente em 2020, mas a picape está no mercado norte-americano desde 2018. Ou seja, está devendo uma atualização de meia-vida, considerando que é um dos modelos mais importantes da Ram e as rivais tem se movimentado com novidades. Pela primeira vez, a caminhonete aparece em testes nos Estados Unidos, cobrindo as mudanças na frente e na traseira.
E o que podemos ver? A camuflagem está fazendo o seu trabalho e escondendo bem as mudanças visuais. O que nossos fotógrafos nos disseram é que a nova Ram 1500 terá faróis menores e a grade aparenta estar um pouco maior. A única coisa que aparece sob a parte branca da camuflagem é um pouco dos faróis, com uma linha em LED. O para-choque pode ter sido modificado para adotar passagens de ar largas com faróis de neblina. Também esperamos por uma atualização no design interno das lanternas.
Esta unidade em especial pode ser de uma nova versão topo de linha chamada “Tungsten”. O batismo vazou no site da Ram recentemente. Seria uma forma de enfrentar a Ford F-150 Limited ou a Chevrolet Silverado High Country. A evidência é o fato de ter um enorme logo escondido onde normalmente estaria o emblema da Ram.
Outra informação vazada é que a Ram 1500 está trocando de motor, recebendo um seis cilindros biturbo da família Hurricane. Isto nos leva para o segundo emblema escondido sob a camuflagem, posicionado na lateral do capô onde normalmente estaria escrito “Hemi”. Os rumores até agora dizem que o famoso motor V8 Hemi será aposentado na linha da picape.
Nosso fotógrafos não conseguiram identificar o som produzido pelo motor deste protótipo, mas o fato do emblema do capô estar escondido ajuda o rumor a ganhar força. Os puristas fãs do V8 vão reclamar bastante, mesmo que o 3.0 biturbo não fique devendo nada em potência. Em outros veículos, o novo propulsor entrega 510 cv e 69,2 kgfm, mais do que os 400 cv e 56,7 kgfm do Hemi.
A pergunta agora é: quando iremos conhecer a Ram 1500 atualizada? No site da fabricante, a picape ainda não é listada com ano-modelo 2024. Ou seja, é possível que seja apresentada ainda este ano. E, considerando que o Salão de Detroit (EUA) acontecerá em setembro, existe a chance que a caminhonete seja mostrada durante o evento. Como a picape chega ao Brasil importada dos Estados Unidos, deve mudar por aqui alguns meses após o lançamento no mercado norte-americano.