Já não é mais segredo que a Kia também está de olho em uma fatia do rentável e crescente mercado das picapes médias. No mês passado, um protótipo do que virá a ser o primeiro produto da empresa nesta categoria já foi flagrado. Isso ocorre depois de muito tempo tentando convencer a diretoria da marca a liberar o desenvolvimento de uma caminhonete.
Agora, a picape foi flagrada outra vez em testes na Coreia do Sul. A julgar pelas camuflagens e pela quantidade de disfarces, é provável que a novidade ainda esteja circulando em forma de protótipo. Especula-se que a primeira picape média da Kia usará o nome Tasman. A própria empresa confirmou os planos de montar a picape, mostrando alguns elementos do design sob os planos.
Mais um indicativo de que a unidade flagrada é um carro em fase inicial de desenvolvimento é o fato de que a carroceria está fora de proporção, como por exemplo na região das caixas de rodas, com uma abertura enorme, sem o acabamento convencional na região. O para-choque traseiro também parece ser temporário. É provavel que a Kia tenha criado uma mula com peças de outros carros apenas para começar o desenvolvimento, ajustando a plataforma com longarinas que serve de base para o Mohave.
Como ainda é cedo, ainda não existem muitas informações sobre como será a picape. A Kia já disse que fará a caminhonete para entrar no segmento da Toyota Hilux, servindo para trabalho – existem rumores sobre uma segunda picape, esta voltada para o lifestyle e que seria baseada na Hyundai Santa Cruz. Esta vocação para o trabalho faz com que ela seja feita pensando primeiro no mercado asiático e da Oceania, onde o segmento tem muita força, mas não seria estranho vê-la até na América Latina.
Embora o Grupo Hyundai, dono da Kia, esteja se afastando dos motores diesel para os carros de passeio, isto não deve acontecer com a picape, por ainda ser a escolha em muitos mercados por conta da autonomia e do torque. Mas, como está chegando atrasada, a marca sul-coreana deve buscar uma forma de oferecer uma motorização híbrida, já que a Toyota confirmou que mostrará uma Hilux eletrificada no ano que vem e a Ford tem planos para uma Ranger híbrida. Até a nova geração da Mitsubishi L200 Triton deve chegar com uma versão eletrificada.
Enquanto isso, a Kia trabalha em uma outra picape, totalmente elétrica e usando a plataforma e-GMP dos últimos VEs lançados tanto pela Hyundai quanto pela Kia nos últimos anos. Só que terá uma pegada diferente e seria produzida nos Estados Unidos, podendo chegar também à Europa.
Fonte: New Carscoops via Korean Car Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Antes da Tasman, Kia diz que quase fez picape grande rival da F-150
Electric Days: Renault premia sua 1ª concessionária com selo ESG Ouro
Kia Sportage 2026 renova visual e abandona câmbio de dupla embreagem
Electric Days: GM vê Brasil com potencial para exportar até aos EUA
Kia aprova visual ousado da nova picape Tasman
Suzuki fez um sedã de R$ 45 mil que tira nota máxima em segurança
Kia Tasman 2025: picape na versão básica revela visual menos chamativo