Órgão responsável por avaliar a segurança dos veículos vendidos na América Latina e no Caribe, o Latin NCAP divulgou nesta quarta-feira (26) nota sobre testes realizados com o Volkswagen Virtus. De acordo com a entidade, os resultados obtidos em 2022 em provas realizadas com o sedã produzido na Índia são aplicáveis também ao carro produzido e vendido no Brasil.
Em nota, o Latin NCAP explicou que testou as unidades fabricadas tanto no Brasil quanto na Índia para verificar se ambas têm o mesmo desempenho de segurança e constatou que a performance é correspondente. Questionada por Motor1.com, a entidade explicou que a auditoria dos resultados entre as duas versões foi realizada com a repetição de vários testes, incluindo impacto lateral, impacto em poste, avaliação de proteção para pedestres, controle de estabilidade, entre outros.
"Como as atualizações do Virtus também foram introduzidas na versão produzida no Brasil, o Latin NCAP realizou os testes de auditoria nas unidades fabricadas no Brasil para verificar se o desempenho de segurança está no mesmo nível. O processo de auditoria demonstrou que o Novo Virtus fabricado no Brasil corresponde ao desempenho de cinco estrelas do Latin NCAP do Novo Virtus fabricado na Índia", diz a nota.
Nas provas realizadas em 2022, Virtus indiano (vendido no México) alcançou nota máxima de 5 estrelas e teve estrutura considerada estável, com bons resultados nas provas de impacto dianteiro e lateral. A nota para proteção de adultos e crianças foi de 92%, enquanto a pontuação para sistemas de assistência à segurança foi de 85%.
A presença do sistema ADAS garantiu pontuação superior, uma vez que o Virtus brasileiro conta com ACC (piloto automático adaptativo) e AEB (frenagem automática de emergência) desde a versão 170 TSI equipada com câmbio automático. Além disso, o sedã oferece de série em todas as versões freios ABS com EBD, 6 airbags e controle de estabilidade.
Com o resultado, o Virtus 2023 repete a nota máxima de 5 estrelas que alcançou em 2018 quando foi testado pela primeira vez pelo Latin NCAP. Agora, vale pontuar, os testes foram realizados com base em protocolos bem mais rígidos.
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