O mercado automotivo brasileiro fechou o 1º semestre em recuperação. De acordo com os números oficiais de emplacamentos divulgados pela Fenabrave, entre janeiro e junho foram registrados 934.519 veículos novos – 733.442 automóveis e 201.077 comerciais leves -, 9,76% a mais em comparação com o mesmo período de 2022 (851.386).

O desempenho, no entanto, ainda ficou abaixo dos 1.006.685 veículos comercializados nos seis primeiros meses de 2021. Em relação a 2019 (1.248.899), último ano sem os impactos da Covid-19, a queda superou os 25%. Já na comparação com 2020 (763.280), ano mais afetado pela pandemia, houve um crescimento de pouco mais de 22%.

Comparativo VW Polo Highline vs. Chevrolet Onix Premier vs. Hyundai HB20 Platinum Plus vs. Honda City Hatch Touring

HATCHES

Com evolução discreta, a categoria de veículos de entrada teve novamente o Fiat Mobi (30.443) como líder. A vantagem sobre o Renault Kwid (26.648), superior a 8 mil unidades em 2022, caiu para menos de 4 mil agora. Muito distante dos dois primeiros, o elétrico Caoa Chery iCar emplacou apenas 50 unidades no período. Já aposentado, o VW up! ainda teve 4 unidades registradas.

Hatches Compactos I

POS.

MODELO

TOTAL 2023

% 2023

TOTAL 2022

% 2022

% VARIAÇÃO 2023/2022

FIAT MOBI

30443

53,27%

31454

57,69%

-3,21%

RENAULT KWID

26648

46,63%

23049

42,27%

15,61%

CAOA CHERY ICAR

50

0,09%

11

0,02%

354,55%

VW UP!

4

0,01%

10

0,02%

-60,00%

   

57145

100,00%

54524

100,00%

4,81%

Já na faixa mais representativa do segmento, o Chevrolet Onix (44.113) assumiu a liderança com a retração das vendas do Hyundai HB20 (34.003), também superado pelo desempenho crescente do VW Polo (37.722) nos últimos três meses. Numa disputa apertada pela 5ª posição, o Toyota Yaris (11.880) superou Peugeot 208 (11.546) e Citroën C3 (11.338), dono da maior evolução da lista.

Hatches Compactos II

POS.

MODELO

TOTAL 2023

% 2023

TOTAL 2022

% 2022

% VARIAÇÃO 2023/2022

CHEVROLET ONIX

44113

22,18%

33849

20,55%

30,32%

VW POLO

37722

18,96%

2018

1,23%

1769,28%

HYUNDAI HB20

34003

17,09%

42834

26,01%

-20,62%

FIAT ARGO

31920

16,05%

22126

13,43%

44,26%

TOYOTA YARIS

11880

5,97%

11991

7,28%

-0,93%

PEUGEOT 208

11546

5,80%

15080

9,16%

-23,44%

CITROËN C3

11338

5,70%

17

0,01%

66594,12%

HONDA CITY HATCH

6640

3,34%

7340

4,46%

-9,54%

VW GOL

5932

2,98%

23606

14,33%

-74,87%

10º

RENAULT SANDERO

3559

1,79%

4703

2,86%

-24,32%

11º

JAC E-JS1

221

0,11%

317

0,19%

-30,28%

12º

FIAT UNO

20

0,01%

744

0,45%

-97,31%

13º

BYD DOLPHIN

17

0,01%

0

0,00%

-

14º

FORD KA

8

0,00%

11

0,01%

-27,27%

15º

FIAT PALIO

4

0,00%

2

0,00%

100,00%

16º

VW FOX

4

0,00%

54

0,03%

-92,59%

17º

FORD FIESTA

1

0,00%

1

0,00%

0,00%

18º

TOYOTA ETIOS HATCH

1

0,00%

2

0,00%

-50,00%

   

198929

100,00%

164695

100,00%

20,79%

Chevrolet Onix Plus Premier 2023 vs. Hyundai HB20S Platinum Plus 2023

SEDÃS

Os sedãs compactos, segmento com retração de quase 8%, teve apenas os três primeiros colocados com desempenho positivo. Com 35.729 unidades, mais de 16 mil à frente do Fiat Cronos (19.195), o Chevrolet Onix Plus representou quase 40% de tudo o que foi vendido. Destaque do período, o recém-reestilizado Volkswagen Virtus (9.689) garantiu presença no pódio com praticamente 250% de crescimento. Já o Honda City (6.598) perdeu mais de 46% de suas vendas.

Sedãs Compactos

POS.

MODELO

TOTAL 2023

% 2023

TOTAL 2022

% 2022

% VARIAÇÃO 2023/2022

CHEVROLET ONIX PLUS

35729

38,09%

26940

26,52%

32,62%

FIAT CRONOS

19195

20,47%

16139

15,89%

18,94%

VW VIRTUS

9689

10,33%

2787

2,74%

247,65%

HYUNDAI HB20S

9500

10,13%

15456

15,21%

-38,54%

HONDA CITY

6598

7,03%

12357

12,16%

-46,61%

TOYOTA YARIS SEDAN

6057

6,46%

6824

6,72%

-11,24%

NISSAN VERSA

3571

3,81%

4171

4,11%

-14,39%

VW VOYAGE

2068

2,20%

8204

8,08%

-74,79%

RENAULT LOGAN

1366

1,46%

4655

4,58%

-70,66%

11º

FIAT GRAND SIENA

15

0,02%

4019

3,96%

-99,63%

12º

CHEVROLET PRISMA

2

0,00%

7

0,01%

-71,43%

13º

TOYOTA ETIOS SEDAN

2

0,00%

4

0,00%

-50,00%

14º

CHEVROLET COBALT

1

0,00%

21

0,02%

-95,24%

15º

FORD KA SEDAN

1

0,00%

4

0,00%

-75,00%

   

93794

100,00%

101588

100,00%

-7,67%

Toyota Corolla e Corolla Cross 2023

Entre os modelos médios, a única novidade foi o lançamento da nova geração do Sentra (1.953). Mesmo em baixa, o Toyota Corolla (19.852) vendeu dez vezes mais do que o rival da Nissan e assegurou o maior domínio dentre todos os segmentos (83,6%). Vice há um ano, o Chevrolet Cruze (562) desabou e foi superado pelo VW Jetta (644). Importado apenas na versão híbrida, o Honda Civic (320) ficou atrás até mesmo do Caoa Chery Arrizo 6 (332).

Sedãs Médios

POS.

MODELO

TOTAL 2023

% 2023

TOTAL 2022

% 2022

% VARIAÇÃO 2023/2022

TOYOTA COROLLA

19852

83,56%

20836

71,24%

-4,72%

NISSAN SENTRA

1953

8,22%

0

0,00%

-

VW JETTA

644

2,71%

264

0,90%

143,94%

CHEVROLET CRUZE

562

2,37%

4835

16,53%

-88,38%

CAOA CHERY ARRIZO 6

332

1,40%

1080

3,69%

-69,26%

HONDA CIVIC

320

1,35%

1970

6,74%

-83,76%

JAC E-J7

65

0,27%

17

0,06%

282,35%

HYUNDAI IONIQ

16

0,07%

0

0,00%

-

KIA CERATO

14

0,06%

246

0,84%

-94,31%

   

23758

100,00%

29248

100,00%

-18,77%

Comparativo: Chevrolet Montana enfrenta Fiat Toro e Renault Oroch

PICAPES

Veículo mais vendido no país no 1º semestre, a Fiat Strada (50.531) registrou uma leve retração (-1%). Mais do que isso, perdeu 20 pontos de participação entre as picapes pequenas graças à forte evolução da VW Saveiro (19.106), que havia tido problemas de produção ao longo de 2022 por falta de componentes.

Picapes Pequenas

POS.

MODELO

TOTAL 2023

% 2023

TOTAL 2022

% 2022

% VARIAÇÃO 2023/2022

FIAT STRADA

50531

72,56%

51045

93,10%

-1,01%

VW SAVEIRO

19106

27,44%

3781

6,90%

405,32%

   

69637

100,00%

54826

100,00%

27,01%

Na disputa entre as picapes médias, a Fiat Toro (25.287) se manteve à frente, mas com vantagem um pouco menor em função da chegada da Chevrolet Montana (14.060) à lista. Sem ameaçar as duas primeiras, a Renault Oroch (5.665) avançou quase 50% no período, enquanto a Ford Maverick sequer chegou perto de registrar mil unidades (727). A grande curiosidade para o 2º semestre é ver como será o comportamento comercial da Ram Rampage (13).

Picapes Médias

POS.

MODELO

TOTAL 2023

% 2023

TOTAL 2022

% 2022

% VARIAÇÃO 2023/2022

FIAT TORO

25287

55,27%

25861

84,93%

-2,22%

CHEVROLET MONTANA

14060

30,73%

0

0,00%

-

RENAULT OROCH

5665

12,38%

3834

12,59%

47,76%

FORD MAVERICK

727

1,59%

753

2,47%

-3,45%

RAM RAMPAGE

13

0,03%

0

0,00%

-

   

45752

100,00%

30448

100,00%

50,26%

Já entre os modelos maiores, as líderes Toyota Hilux (21.527) e Chevrolet S10 (13.816) tiveram leves retrações, contra quase 25% de alta da Ranger (8.327) – a picape da Ford deve ser um dos destaques a partir de agora com a chegada da nova geração às ruas. Menção para os fortes crescimentos das representantes da Ram e para as quase 400 unidades da nova Ford F150 (395).

Picapes Grandes

POS.

MODELO

TOTAL 2023

% 2023

TOTAL 2022

% 2022

% VARIAÇÃO 2023/2022

TOYOTA HILUX

21527

47,05%

21544

70,76%

-0,08%

CHEVROLET S10

13816

30,20%

13974

45,89%

-1,13%

FORD RANGER

8327

18,20%

6670

21,91%

24,84%

MITSUBISHI L200

5234

11,44%

7242

23,78%

-27,73%

NISSAN FRONTIER

3878

8,48%

3997

13,13%

-2,98%

VW AMAROK

3779

8,26%

1943

6,38%

94,49%

RAM 3500

2165

4,73%

249

0,82%

769,48%

RAM CLASSIC

1087

2,38%

0

0,00%

-

RAM 1500

757

1,65%

223

0,73%

239,46%

10º

RAM 2500

612

1,34%

590

1,94%

3,73%

11º

FORD F150 / F250

395

0,86%

10

0,03%

3850,00%

12º

JEEP GLADIATOR

69

0,15%

0

0,00%

-

13º

JAC IEV-330P

9

0,02%

4

0,01%

125,00%

14º

GMC HUMMER EV

8

0,02%

0

0,00%

-

15º

CHEVROLET SILVERADO

7

0,02%

11

0,04%

-36,36%

16º

GMC SIERRA

5

0,01%

0

0,00%

-

17º

TOYOTA TUNDRA

5

0,01%

0

0,00%

-

18º

AGRALE MARRUÁ

2

0,00%

2

0,01%

0,00%

19º

TOYOTA TACOMA

1

0,00%

2

0,01%

-50,00%

   

61683

202,58%

56461

185,43%

9,25%

VW T-Cross encara Honda HR-V Touring e Jeep Renegade 1.3 Turbo

SUVs

Categoria responsável por ¼ de todos os veículos emplacados entre janeiro e junho, os SUVs e crossovers compactos tiveram o VW T-Cross (32.036) como líder após os números expressivos registrados nos dois últimos meses. Líder até abril, o Hyundai Creta (29.951) já tem o Chevrolet Tracker (28.964) na cola. Em queda de pouco mais de 10%, a quarta posição do Jeep Renegade (22.324) está sob ameaça concreta do Nissan Kicks (22.063).

SUVs Compactos

POS.

MODELO

TOTAL 2023

% 2023

TOTAL 2022

% 2022

% VARIAÇÃO 2023/2022

VW T-CROSS

32036

13,67%

32867

15,48%

-2,53%

HYUNDAI CRETA

29951

12,78%

29250

13,77%

2,40%

CHEVROLET TRACKER

28964

12,36%

26966

12,70%

7,41%

JEEP RENEGADE

22324

9,53%

24877

11,71%

-10,26%

NISSAN KICKS

22063

9,41%

17087

8,05%

29,12%

FIAT PULSE

21446

9,15%

24035

11,32%

-10,77%

VW NIVUS

20877

8,91%

16674

7,85%

25,21%

HONDA HR-V

20544

8,77%

3248

1,53%

532,51%

FIAT FASTBACK

17498

7,47%

0

0,00%

-

10º

RENAULT DUSTER

10774

4,60%

9537

4,49%

12,97%

11º

CAOA CHERY TIGGO 5X

3798

1,62%

5151

2,43%

-26,27%

12º

CITROËN C4 CACTUS

1831

0,78%

10618

5,00%

-82,76%

13º

PEUGEOT 2008

883

0,38%

3929

1,85%

-77,53%

14º

KIA STONIC

521

0,22%

480

0,23%

8,54%

15º

SUZUKI JIMNY SIERRA

492

0,21%

361

0,17%

36,29%

16º

RENAULT CAPTUR

175

0,07%

2446

1,15%

-92,85%

17º

SUZUKI JIMNY

69

0,03%

386

0,18%

-82,12%

18º

PEUGEOT E-2008

37

0,02%

0

0,00%

-

19º

CAOA CHERY TIGGO 3X

35

0,01%

3412

1,61%

-98,97%

20º

JAC T40

12

0,01%

73

0,03%

-83,56%

21º

TROLLER T4 / TX4

9

0,00%

81

0,04%

-88,89%

22º

FORD ECOSPORT

2

0,00%

13

0,01%

-84,62%

23º

CAOA CHERY TIGGO 2

1

0,00%

142

0,07%

-99,30%

24º

HONDA WR-V

1

0,00%

710

0,33%

-99,86%

25º

JAC T50 / T5

1

0,00%

20

0,01%

-95,00%

   

234344

100,00%

212363

100,00%

10,35%

O domínio do Jeep Compass (30.351) entre os modelos médios segue tranquilo, com vantagem de quase 9 mil unidades sobre o Toyota Corolla Cross (21.483), ambos com retração. Fechando o pódio, o VW Taos (6.429) avançou quase 65%. Com apenas dois meses cheios, o GWM Haval H6 (2.021) já superou o Chevrolet Equinox (1.893) e aparece como concorrente real à 4ª colocação do Caoa Chery Tiggo 7 (2.679) no 2º semestre.

SUVs Médios

POS.

MODELO

TOTAL 2023

% 2023

TOTAL 2022

% 2022

% VARIAÇÃO 2023/2022

JEEP COMPASS

30351

43,13%

31027

45,32%

-2,18%

TOYOTA COROLLA CROSS

21483

30,53%

22263

32,52%

-3,50%

VW TAOS

6429

9,14%

3897

5,69%

64,97%

CAOA CHERY TIGGO 7

2679

3,81%

4480

6,54%

-40,20%

GWM HAVAL H6

2021

2,87%

0

0,00%

-

CHEVROLET EQUINOX

1893

2,69%

314

0,46%

502,87%

MITSUBISHI ECLIPSE CROSS

1418

2,01%

1562

2,28%

-9,22%

BYD SONG PLUS

1097

1,56%

0

0,00%

-

FORD TERRITORY

578

0,82%

573

0,84%

0,87%

10º

TOYOTA RAV4

442

0,63%

417

0,61%

6,00%

11º

KIA SPORTAGE

433

0,62%

161

0,24%

168,94%

12º

FORD BRONCO SPORT

424

0,60%

787

1,15%

-46,12%

13º

BYD YUAN PLUS

406

0,58%

0

0,00%

-

14º

PEUGEOT 3008

258

0,37%

324

0,47%

-20,37%

15º

KIA NIRO

120

0,17%

0

0,00%

-

16º

HYUNDAI TUCSON

96

0,14%

2079

3,04%

-95,38%

17º

SUBARU FORESTER

96

0,14%

85

0,12%

12,94%

18º

SUBARU XV

68

0,10%

108

0,16%

-37,04%

19º

JAC E-JS4

67

0,10%

114

0,17%

-41,23%

20º

HYUNDAI IX35

12

0,02%

192

0,28%

-93,75%

21º

HONDA CR-V

2

0,00%

73

0,11%

-97,26%

22º

CAOA EXEED LX

1

0,00%

0

0,00%

-

   

70374

100,00%

68456

100,00%

2,80%

Entre os modelos maiores, o Jeep Commander (10.515) ampliou sua vantagem sobre o Toyota SW4 (6.872). Sem ameaças na briga pelo 3º lugar, o Caoa Chery Tiggo 8 (3.714) perdeu quase 18% de seus compradores. Numa disputa apertada pelo 4º lugar, vitória do Chevrolet Trailblazer sobre o Mitsubishi Pajero por apenas 19 unidades (876 x 857). Destaque para o avanço significativo do Jeep Wrangler (125).

SUVs Grandes

POS.

MODELO

TOTAL 2023

% 2023

TOTAL 2022

% 2022

% VARIAÇÃO 2023/2022

JEEP COMMANDER

10515

45,77%

9656

39,65%

8,90%

TOYOTA SW4

6872

29,91%

6699

27,51%

2,58%

CAOA CHERY TIGGO 8

3714

16,17%

4523

18,57%

-17,89%

CHEVROLET TRAILBLAZER

876

3,81%

1180

4,85%

-25,76%

MITSUBISHI PAJERO

857

3,73%

1222

5,02%

-29,87%

JEEP WRANGLER

125

0,54%

16

0,07%

681,25%

MITSUBISHI OUTLANDER / SPORT

8

0,03%

988

4,06%

-99,19%

VW TIGUAN

3

0,01%

48

0,20%

-93,75%

JEEP GRAND CHEROKEE

2

0,01%

21

0,09%

-90,48%

10º

KIA SORENTO

2

0,01%

1

0,00%

100,00%

11º

HYUNDAI SANTA FE

1

0,00%

1

0,00%

0,00%

   

22975

100,00%

24355

100,00%

-5,67%

BMW 320i M Sport 2023

DISPUTAS ENTRE OS MODELOS PREMIUM

Entre os hatches, categoria que recuou quase 50% nos últimos doze meses, tivemos um novo líder: perdendo quase ¾ dos seus compradores e com aposentadoria já confirmada até o fim de 2023, o Chevrolet Cruze Sport6 (205) foi superado pelo Mini Cooper (408). Sexto em 2022, o Audi A3 (176) garantiu presença no pódio com vantagem reduzida sobre o Nissan Leaf (161).

Hatches Premium

POS.

MODELO

TOTAL 2023

% 2023

TOTAL 2022

% 2022

% VARIAÇÃO 2023/2022

MINI COOPER/JCW

408

37,88%

426

21,49%

-4,23%

CHEVROLET CRUZE SPORT6

205

19,03%

769

38,80%

-73,34%

AUDI A3

176

16,34%

135

6,81%

30,37%

NISSAN LEAF

161

14,95%

208

10,49%

-22,60%

FIAT 500E

38

3,53%

164

8,27%

-76,83%

CHEVROLET BOLT

34

3,16%

1

0,05%

3300,00%

MERCEDES-BENZ CLASSE A

25

2,32%

26

1,31%

-3,85%

BMW SÉRIE 1

16

1,49%

9

0,45%

77,78%

BMW i3

12

1,11%

52

2,62%

-76,92%

10º

VW GOLF

2

0,19%

2

0,10%

0,00%

11º

RENAULT ZOE

0

0,00%

190

9,59%

-100,00%

   

1077

100,00%

1982

100,00%

-45,66%

Na disputa entre os sedãs médios, nenhuma surpresa. O BMW Série 3, preferido por 2.649 consumidores, assegurou quase 2/3 de tudo o que foi vendido. Mesmo com nova geração nas lojas, o Mercedes-Benz Classe C (306) perdeu mais da metade de suas vendas e foi superado pelo Audi A3 Sedan (322) pela vice-liderança.

Sedãs Médios Premium

POS.

MODELO

TOTAL 2023

% 2023

TOTAL 2022

% 2022

% VARIAÇÃO 2023/2022

BMW SÉRIE 3

2649

65,26%

2488

64,51%

6,47%

AUDI A3 SEDAN

322

7,93%

297

7,70%

8,42%

MERCEDES-BENZ CLASSE C

306

7,54%

614

15,92%

-50,16%

AUDI A5

241

5,94%

123

3,19%

95,93%

AUDI A4

221

5,44%

61

1,58%

262,30%

MERCEDES-BENZ CLA

185

4,56%

215

5,57%

-13,95%

BMW I4

72

1,77%

0

0,00%

-

BMW SÉRIE 2 GRAN COUPÉ

50

1,23%

16

0,41%

212,50%

TESLA MODEL 3

8

0,20%

12

0,31%

-33,33%

10º

MERCEDES-BENZ CLASSE A SEDAN

5

0,12%

31

0,80%

-83,87%

   

4059

100,00%

3857

100,00%

5,24%

Entre os modelos maiores, dobradinha da Porsche com o Panamera (175) à frente do Taycan (144), este último líder no mesmo período do ano passado. A surpresa ficou por conta da 3ª posição do BYD Han (54), à frente do BMW Série 5 (45). Destaque negativo, o Mercedes-Benz Classe E (16) caiu para a 7ª posição.

Sedãs Grandes Premium

POS.

MODELO

TOTAL 2023

% 2023

TOTAL 2022

% 2022

% VARIAÇÃO 2023/2022

PORSCHE PANAMERA

175

34,05%

89

24,65%

96,63%

PORSCHE TAYCAN

144

28,02%

147

40,72%

-2,04%

BYD HAN

54

10,51%

5

1,39%

980,00%

BMW SÉRIE 5

45

8,75%

43

11,91%

4,65%

LEXUS ES

37

7,20%

2

0,55%

1750,00%

AUDI E TRON GT

19

3,70%

25

6,93%

-24,00%

MERCEDES-BENZ CLASSE E

16

3,11%

31

8,59%

-48,39%

MERCEDES-BENZ EQE

7

1,36%

0

0,00%

-

MERCEDES-BENZ CLASSE S

5

0,97%

0

0,00%

-

10º

MERCEDES-BENZ EQS

5

0,97%

1

0,28%

400,00%

11º

ROLLS-ROYCE GHOST

3

0,58%

0

0,00%

-

12º

TESLA MODEL S

3

0,58%

18

4,99%

-83,33%

13º

MASERATI GHIBLI

1

0,19%

0

0,00%

-

   

514

100,00%

361

100,00%

42,38%

Na categoria de SUVs de entrada, outra liderança inalterada. Com nova geração chegando às lojas nesse início de ano, o BMW X1 (1.601) assegurou quase 700 unidades de vantagem sobre o Volvo XC40 (903). Atrás do Audi Q3 (697), o Mercedes-Benz GLA saltou de 64 unidades para 400 unidades nos últimos doze meses graças essencialmente ao reforço das versões AMG. Destaque negativo, o Jaguar E-Pace (18) caiu para a última posição.

SUVs Compactos Premium

POS.

MODELO

TOTAL 2023

% 2023

TOTAL 2022

% 2022

% VARIAÇÃO 2023/2022

BMW X1

1601

34,52%

1978

47,85%

-19,06%

VOLVO XC40

903

19,47%

767

18,55%

17,73%

AUDI Q3

697

15,03%

356

8,61%

95,79%

MERCEDES-BENZ GLA

400

8,62%

64

1,55%

525,00%

LAND ROVER EVOQUE

293

6,32%

425

10,28%

-31,06%

VOLVO C40

290

6,25%

370

8,95%

-21,62%

MINI COOPER COUNTRYMAN

284

6,12%

42

1,02%

576,19%

LEXUS UX

99

2,13%

79

1,91%

25,32%

CHEVROLET BOLT EUV

33

0,71%

0

0,00%

-

10º

MERCEDES-BENZ EQA

20

0,43%

0

0,00%

-

11º

JAGUAR E-PACE

18

0,39%

53

1,28%

-66,04%

   

4638

100,00%

4134

100,00%

12,19%

Volvo XC60 Ultimate T8 2023

Com alta superior a 120%, o Volvo XC60 (2.208) respondeu por mais de 30% dos SUVs intermediários e se manteve bem à frente do Audi Q5 (974). Terceiro em 2022 e agora superado pelo Porsche Macan (752), o Mercedes-Benz GLB (559) foi o único do top 5 a perder fôlego no período. Da 14ª à última posição, tivemos apenas modelos elétricos.

SUVs Médios Premium

POS.

MODELO

TOTAL 2023

% 2023

TOTAL 2022

% 2022

% VARIAÇÃO 2023/2022

VOLVO XC60

2208

30,59%

1001

17,47%

120,58%

AUDI Q5

974

13,49%

679

11,85%

43,45%

PORSCHE MACAN

752

10,42%

544

9,49%

38,24%

MERCEDES-BENZ GLB

559

7,74%

675

11,78%

-17,19%

LAND ROVER DEFENDER

524

7,26%

289

5,04%

81,31%

LAND ROVER DISCOVERY SPORT

430

5,96%

674

11,76%

-36,20%

BMW X4

421

5,83%

507

8,85%

-16,96%

BMW X3

316

4,38%

677

11,81%

-53,32%

LAND ROVER VELAR

239

3,31%

49

0,85%

387,76%

10º

MERCEDES-BENZ GLC

203

2,81%

370

6,46%

-45,14%

11º

BMW IX3

167

2,31%

0

0,00%

-

12º

JAGUAR F-PACE

137

1,90%

46

0,80%

197,83%

13º

LEXUS NX

110

1,52%

67

1,17%

64,18%

14º

BYD TAN

75

1,04%

46

0,80%

63,04%

15º

AUDI E-TRON

65

0,90%

81

1,41%

-19,75%

16º

JAGUAR I-PACE

11

0,15%

11

0,19%

0,00%

17º

TESLA MODEL Y

10

0,14%

13

0,23%

-23,08%

18º

MERCEDES-BENZ EQB

8

0,11%

0

0,00%

-

19º

MERCEDES-BENZ EQC

8

0,11%

2

0,03%

300,00%

20º

FORD MUSTANG MACH E

1

0,01%

0

0,00%

-

21º

KIA EV6

1

0,01%

0

0,00%

-

   

7219

100,00%

5731

100,00%

25,96%

Já entre os SUVs e crossovers mais caros, o Porsche Cayenne (990), em alta de quase 170%, assumiu a posição de honra ocupada em 2022 por um X5 (255) que perdeu mais da metade de seus compradores e caiu para o 7º lugar. Além do BMW, apenas o Audi Q8 (44) teve desempenho negativo dentre os dez primeiros. Com linha 2023 recém-chegada às lojas, o Mercedes-Benz Classe G saltou da lanterna para a 11ª posição, com 31 unidades.

SUVs Grandes Premium

POS.

MODELO

TOTAL 2023

% 2023

TOTAL 2022

% 2022

% VARIAÇÃO 2023/2022

PORSCHE CAYENNE

990

26,46%

368

15,16%

169,02%

VOLVO XC90

588

15,72%

376

15,49%

56,38%

LAND ROVER RANGE ROVER / SPORT

514

13,74%

368

15,16%

39,67%

MERCEDES-BENZ GLE

404

10,80%

284

11,70%

42,25%

BMW X6

350

9,36%

261

10,75%

34,10%

LAND ROVER DISCOVERY

265

7,08%

31

1,28%

754,84%

BMW X5

255

6,82%

519

21,38%

-50,87%

BMW IX

181

4,84%

36

1,48%

402,78%

AUDI Q7

73

1,95%

54

2,22%

35,19%

10º

AUDI Q8

44

1,18%

83

3,42%

-46,99%

11º

MERCEDES-BENZ CLASSE G

31

0,83%

2

0,08%

1450,00%

12º

MERCEDES-BENZ GLS

29

0,78%

8

0,33%

262,50%

13º

ASTON MARTIN DBX

6

0,16%

3

0,12%

100,00%

14º

LAMBORGHINI URUS

6

0,16%

13

0,54%

-53,85%

15º

MASERATI LEVANTE

4

0,11%

14

0,58%

-71,43%

16º

BMW X7

1

0,03%

7

0,29%

-85,71%

3741

100,00%

2427

100,00%

54,14%


VEJA NO CANAL

Envie seu flagra! flagra@motor1.com