O mercado automotivo brasileiro fechou o 1º semestre em recuperação. De acordo com os números oficiais de emplacamentos divulgados pela Fenabrave, entre janeiro e junho foram registrados 934.519 veículos novos – 733.442 automóveis e 201.077 comerciais leves -, 9,76% a mais em comparação com o mesmo período de 2022 (851.386).
O desempenho, no entanto, ainda ficou abaixo dos 1.006.685 veículos comercializados nos seis primeiros meses de 2021. Em relação a 2019 (1.248.899), último ano sem os impactos da Covid-19, a queda superou os 25%. Já na comparação com 2020 (763.280), ano mais afetado pela pandemia, houve um crescimento de pouco mais de 22%.
HATCHES
Com evolução discreta, a categoria de veículos de entrada teve novamente o Fiat Mobi (30.443) como líder. A vantagem sobre o Renault Kwid (26.648), superior a 8 mil unidades em 2022, caiu para menos de 4 mil agora. Muito distante dos dois primeiros, o elétrico Caoa Chery iCar emplacou apenas 50 unidades no período. Já aposentado, o VW up! ainda teve 4 unidades registradas.
Hatches Compactos I | ||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2023 | % 2023 | TOTAL 2022 | % 2022 | % VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º | FIAT MOBI | 30443 | 53,27% | 31454 | 57,69% | -3,21% |
2º | RENAULT KWID | 26648 | 46,63% | 23049 | 42,27% | 15,61% |
3º | CAOA CHERY ICAR | 50 | 0,09% | 11 | 0,02% | 354,55% |
4º | VW UP! | 4 | 0,01% | 10 | 0,02% | -60,00% |
57145 | 100,00% | 54524 | 100,00% | 4,81% |
Já na faixa mais representativa do segmento, o Chevrolet Onix (44.113) assumiu a liderança com a retração das vendas do Hyundai HB20 (34.003), também superado pelo desempenho crescente do VW Polo (37.722) nos últimos três meses. Numa disputa apertada pela 5ª posição, o Toyota Yaris (11.880) superou Peugeot 208 (11.546) e Citroën C3 (11.338), dono da maior evolução da lista.
Hatches Compactos II | ||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2023 | % 2023 | TOTAL 2022 | % 2022 | % VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º | CHEVROLET ONIX | 44113 | 22,18% | 33849 | 20,55% | 30,32% |
2º | VW POLO | 37722 | 18,96% | 2018 | 1,23% | 1769,28% |
3º | HYUNDAI HB20 | 34003 | 17,09% | 42834 | 26,01% | -20,62% |
4º | FIAT ARGO | 31920 | 16,05% | 22126 | 13,43% | 44,26% |
5º | TOYOTA YARIS | 11880 | 5,97% | 11991 | 7,28% | -0,93% |
6º | PEUGEOT 208 | 11546 | 5,80% | 15080 | 9,16% | -23,44% |
7º | CITROËN C3 | 11338 | 5,70% | 17 | 0,01% | 66594,12% |
8º | HONDA CITY HATCH | 6640 | 3,34% | 7340 | 4,46% | -9,54% |
9º | VW GOL | 5932 | 2,98% | 23606 | 14,33% | -74,87% |
10º | RENAULT SANDERO | 3559 | 1,79% | 4703 | 2,86% | -24,32% |
11º | JAC E-JS1 | 221 | 0,11% | 317 | 0,19% | -30,28% |
12º | FIAT UNO | 20 | 0,01% | 744 | 0,45% | -97,31% |
13º | BYD DOLPHIN | 17 | 0,01% | 0 | 0,00% | - |
14º | FORD KA | 8 | 0,00% | 11 | 0,01% | -27,27% |
15º | FIAT PALIO | 4 | 0,00% | 2 | 0,00% | 100,00% |
16º | VW FOX | 4 | 0,00% | 54 | 0,03% | -92,59% |
17º | FORD FIESTA | 1 | 0,00% | 1 | 0,00% | 0,00% |
18º | TOYOTA ETIOS HATCH | 1 | 0,00% | 2 | 0,00% | -50,00% |
198929 | 100,00% | 164695 | 100,00% | 20,79% |
SEDÃS
Os sedãs compactos, segmento com retração de quase 8%, teve apenas os três primeiros colocados com desempenho positivo. Com 35.729 unidades, mais de 16 mil à frente do Fiat Cronos (19.195), o Chevrolet Onix Plus representou quase 40% de tudo o que foi vendido. Destaque do período, o recém-reestilizado Volkswagen Virtus (9.689) garantiu presença no pódio com praticamente 250% de crescimento. Já o Honda City (6.598) perdeu mais de 46% de suas vendas.
Sedãs Compactos | ||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2023 | % 2023 | TOTAL 2022 | % 2022 | % VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º | CHEVROLET ONIX PLUS | 35729 | 38,09% | 26940 | 26,52% | 32,62% |
2º | FIAT CRONOS | 19195 | 20,47% | 16139 | 15,89% | 18,94% |
3º | VW VIRTUS | 9689 | 10,33% | 2787 | 2,74% | 247,65% |
4º | HYUNDAI HB20S | 9500 | 10,13% | 15456 | 15,21% | -38,54% |
5º | HONDA CITY | 6598 | 7,03% | 12357 | 12,16% | -46,61% |
6º | TOYOTA YARIS SEDAN | 6057 | 6,46% | 6824 | 6,72% | -11,24% |
7º | NISSAN VERSA | 3571 | 3,81% | 4171 | 4,11% | -14,39% |
8º | VW VOYAGE | 2068 | 2,20% | 8204 | 8,08% | -74,79% |
9º | RENAULT LOGAN | 1366 | 1,46% | 4655 | 4,58% | -70,66% |
11º | FIAT GRAND SIENA | 15 | 0,02% | 4019 | 3,96% | -99,63% |
12º | CHEVROLET PRISMA | 2 | 0,00% | 7 | 0,01% | -71,43% |
13º | TOYOTA ETIOS SEDAN | 2 | 0,00% | 4 | 0,00% | -50,00% |
14º | CHEVROLET COBALT | 1 | 0,00% | 21 | 0,02% | -95,24% |
15º | FORD KA SEDAN | 1 | 0,00% | 4 | 0,00% | -75,00% |
93794 | 100,00% | 101588 | 100,00% | -7,67% |
Entre os modelos médios, a única novidade foi o lançamento da nova geração do Sentra (1.953). Mesmo em baixa, o Toyota Corolla (19.852) vendeu dez vezes mais do que o rival da Nissan e assegurou o maior domínio dentre todos os segmentos (83,6%). Vice há um ano, o Chevrolet Cruze (562) desabou e foi superado pelo VW Jetta (644). Importado apenas na versão híbrida, o Honda Civic (320) ficou atrás até mesmo do Caoa Chery Arrizo 6 (332).
Sedãs Médios | ||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2023 | % 2023 | TOTAL 2022 | % 2022 | % VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º | TOYOTA COROLLA | 19852 | 83,56% | 20836 | 71,24% | -4,72% |
2º | NISSAN SENTRA | 1953 | 8,22% | 0 | 0,00% | - |
3º | VW JETTA | 644 | 2,71% | 264 | 0,90% | 143,94% |
4º | CHEVROLET CRUZE | 562 | 2,37% | 4835 | 16,53% | -88,38% |
5º | CAOA CHERY ARRIZO 6 | 332 | 1,40% | 1080 | 3,69% | -69,26% |
6º | HONDA CIVIC | 320 | 1,35% | 1970 | 6,74% | -83,76% |
7º | JAC E-J7 | 65 | 0,27% | 17 | 0,06% | 282,35% |
8º | HYUNDAI IONIQ | 16 | 0,07% | 0 | 0,00% | - |
9º | KIA CERATO | 14 | 0,06% | 246 | 0,84% | -94,31% |
23758 | 100,00% | 29248 | 100,00% | -18,77% |
PICAPES
Veículo mais vendido no país no 1º semestre, a Fiat Strada (50.531) registrou uma leve retração (-1%). Mais do que isso, perdeu 20 pontos de participação entre as picapes pequenas graças à forte evolução da VW Saveiro (19.106), que havia tido problemas de produção ao longo de 2022 por falta de componentes.
Picapes Pequenas | ||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2023 | % 2023 | TOTAL 2022 | % 2022 | % VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º | FIAT STRADA | 50531 | 72,56% | 51045 | 93,10% | -1,01% |
2º | VW SAVEIRO | 19106 | 27,44% | 3781 | 6,90% | 405,32% |
69637 | 100,00% | 54826 | 100,00% | 27,01% |
Na disputa entre as picapes médias, a Fiat Toro (25.287) se manteve à frente, mas com vantagem um pouco menor em função da chegada da Chevrolet Montana (14.060) à lista. Sem ameaçar as duas primeiras, a Renault Oroch (5.665) avançou quase 50% no período, enquanto a Ford Maverick sequer chegou perto de registrar mil unidades (727). A grande curiosidade para o 2º semestre é ver como será o comportamento comercial da Ram Rampage (13).
Picapes Médias | ||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2023 | % 2023 | TOTAL 2022 | % 2022 | % VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º | FIAT TORO | 25287 | 55,27% | 25861 | 84,93% | -2,22% |
2º | CHEVROLET MONTANA | 14060 | 30,73% | 0 | 0,00% | - |
3º | RENAULT OROCH | 5665 | 12,38% | 3834 | 12,59% | 47,76% |
4º | FORD MAVERICK | 727 | 1,59% | 753 | 2,47% | -3,45% |
5º | RAM RAMPAGE | 13 | 0,03% | 0 | 0,00% | - |
45752 | 100,00% | 30448 | 100,00% | 50,26% |
Já entre os modelos maiores, as líderes Toyota Hilux (21.527) e Chevrolet S10 (13.816) tiveram leves retrações, contra quase 25% de alta da Ranger (8.327) – a picape da Ford deve ser um dos destaques a partir de agora com a chegada da nova geração às ruas. Menção para os fortes crescimentos das representantes da Ram e para as quase 400 unidades da nova Ford F150 (395).
Picapes Grandes | ||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2023 | % 2023 | TOTAL 2022 | % 2022 | % VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º | TOYOTA HILUX | 21527 | 47,05% | 21544 | 70,76% | -0,08% |
2º | CHEVROLET S10 | 13816 | 30,20% | 13974 | 45,89% | -1,13% |
3º | FORD RANGER | 8327 | 18,20% | 6670 | 21,91% | 24,84% |
4º | MITSUBISHI L200 | 5234 | 11,44% | 7242 | 23,78% | -27,73% |
5º | NISSAN FRONTIER | 3878 | 8,48% | 3997 | 13,13% | -2,98% |
6º | VW AMAROK | 3779 | 8,26% | 1943 | 6,38% | 94,49% |
7º | RAM 3500 | 2165 | 4,73% | 249 | 0,82% | 769,48% |
8º | RAM CLASSIC | 1087 | 2,38% | 0 | 0,00% | - |
9º | RAM 1500 | 757 | 1,65% | 223 | 0,73% | 239,46% |
10º | RAM 2500 | 612 | 1,34% | 590 | 1,94% | 3,73% |
11º | FORD F150 / F250 | 395 | 0,86% | 10 | 0,03% | 3850,00% |
12º | JEEP GLADIATOR | 69 | 0,15% | 0 | 0,00% | - |
13º | JAC IEV-330P | 9 | 0,02% | 4 | 0,01% | 125,00% |
14º | GMC HUMMER EV | 8 | 0,02% | 0 | 0,00% | - |
15º | CHEVROLET SILVERADO | 7 | 0,02% | 11 | 0,04% | -36,36% |
16º | GMC SIERRA | 5 | 0,01% | 0 | 0,00% | - |
17º | TOYOTA TUNDRA | 5 | 0,01% | 0 | 0,00% | - |
18º | AGRALE MARRUÁ | 2 | 0,00% | 2 | 0,01% | 0,00% |
19º | TOYOTA TACOMA | 1 | 0,00% | 2 | 0,01% | -50,00% |
61683 | 202,58% | 56461 | 185,43% | 9,25% |
SUVs
Categoria responsável por ¼ de todos os veículos emplacados entre janeiro e junho, os SUVs e crossovers compactos tiveram o VW T-Cross (32.036) como líder após os números expressivos registrados nos dois últimos meses. Líder até abril, o Hyundai Creta (29.951) já tem o Chevrolet Tracker (28.964) na cola. Em queda de pouco mais de 10%, a quarta posição do Jeep Renegade (22.324) está sob ameaça concreta do Nissan Kicks (22.063).
SUVs Compactos | ||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2023 | % 2023 | TOTAL 2022 | % 2022 | % VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º | VW T-CROSS | 32036 | 13,67% | 32867 | 15,48% | -2,53% |
2º | HYUNDAI CRETA | 29951 | 12,78% | 29250 | 13,77% | 2,40% |
3º | CHEVROLET TRACKER | 28964 | 12,36% | 26966 | 12,70% | 7,41% |
4º | JEEP RENEGADE | 22324 | 9,53% | 24877 | 11,71% | -10,26% |
5º | NISSAN KICKS | 22063 | 9,41% | 17087 | 8,05% | 29,12% |
6º | FIAT PULSE | 21446 | 9,15% | 24035 | 11,32% | -10,77% |
7º | VW NIVUS | 20877 | 8,91% | 16674 | 7,85% | 25,21% |
8º | HONDA HR-V | 20544 | 8,77% | 3248 | 1,53% | 532,51% |
9º | FIAT FASTBACK | 17498 | 7,47% | 0 | 0,00% | - |
10º | RENAULT DUSTER | 10774 | 4,60% | 9537 | 4,49% | 12,97% |
11º | CAOA CHERY TIGGO 5X | 3798 | 1,62% | 5151 | 2,43% | -26,27% |
12º | CITROËN C4 CACTUS | 1831 | 0,78% | 10618 | 5,00% | -82,76% |
13º | PEUGEOT 2008 | 883 | 0,38% | 3929 | 1,85% | -77,53% |
14º | KIA STONIC | 521 | 0,22% | 480 | 0,23% | 8,54% |
15º | SUZUKI JIMNY SIERRA | 492 | 0,21% | 361 | 0,17% | 36,29% |
16º | RENAULT CAPTUR | 175 | 0,07% | 2446 | 1,15% | -92,85% |
17º | SUZUKI JIMNY | 69 | 0,03% | 386 | 0,18% | -82,12% |
18º | PEUGEOT E-2008 | 37 | 0,02% | 0 | 0,00% | - |
19º | CAOA CHERY TIGGO 3X | 35 | 0,01% | 3412 | 1,61% | -98,97% |
20º | JAC T40 | 12 | 0,01% | 73 | 0,03% | -83,56% |
21º | TROLLER T4 / TX4 | 9 | 0,00% | 81 | 0,04% | -88,89% |
22º | FORD ECOSPORT | 2 | 0,00% | 13 | 0,01% | -84,62% |
23º | CAOA CHERY TIGGO 2 | 1 | 0,00% | 142 | 0,07% | -99,30% |
24º | HONDA WR-V | 1 | 0,00% | 710 | 0,33% | -99,86% |
25º | JAC T50 / T5 | 1 | 0,00% | 20 | 0,01% | -95,00% |
234344 | 100,00% | 212363 | 100,00% | 10,35% |
O domínio do Jeep Compass (30.351) entre os modelos médios segue tranquilo, com vantagem de quase 9 mil unidades sobre o Toyota Corolla Cross (21.483), ambos com retração. Fechando o pódio, o VW Taos (6.429) avançou quase 65%. Com apenas dois meses cheios, o GWM Haval H6 (2.021) já superou o Chevrolet Equinox (1.893) e aparece como concorrente real à 4ª colocação do Caoa Chery Tiggo 7 (2.679) no 2º semestre.
SUVs Médios | ||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2023 | % 2023 | TOTAL 2022 | % 2022 | % VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º | JEEP COMPASS | 30351 | 43,13% | 31027 | 45,32% | -2,18% |
2º | TOYOTA COROLLA CROSS | 21483 | 30,53% | 22263 | 32,52% | -3,50% |
3º | VW TAOS | 6429 | 9,14% | 3897 | 5,69% | 64,97% |
4º | CAOA CHERY TIGGO 7 | 2679 | 3,81% | 4480 | 6,54% | -40,20% |
5º | GWM HAVAL H6 | 2021 | 2,87% | 0 | 0,00% | - |
6º | CHEVROLET EQUINOX | 1893 | 2,69% | 314 | 0,46% | 502,87% |
7º | MITSUBISHI ECLIPSE CROSS | 1418 | 2,01% | 1562 | 2,28% | -9,22% |
8º | BYD SONG PLUS | 1097 | 1,56% | 0 | 0,00% | - |
9º | FORD TERRITORY | 578 | 0,82% | 573 | 0,84% | 0,87% |
10º | TOYOTA RAV4 | 442 | 0,63% | 417 | 0,61% | 6,00% |
11º | KIA SPORTAGE | 433 | 0,62% | 161 | 0,24% | 168,94% |
12º | FORD BRONCO SPORT | 424 | 0,60% | 787 | 1,15% | -46,12% |
13º | BYD YUAN PLUS | 406 | 0,58% | 0 | 0,00% | - |
14º | PEUGEOT 3008 | 258 | 0,37% | 324 | 0,47% | -20,37% |
15º | KIA NIRO | 120 | 0,17% | 0 | 0,00% | - |
16º | HYUNDAI TUCSON | 96 | 0,14% | 2079 | 3,04% | -95,38% |
17º | SUBARU FORESTER | 96 | 0,14% | 85 | 0,12% | 12,94% |
18º | SUBARU XV | 68 | 0,10% | 108 | 0,16% | -37,04% |
19º | JAC E-JS4 | 67 | 0,10% | 114 | 0,17% | -41,23% |
20º | HYUNDAI IX35 | 12 | 0,02% | 192 | 0,28% | -93,75% |
21º | HONDA CR-V | 2 | 0,00% | 73 | 0,11% | -97,26% |
22º | CAOA EXEED LX | 1 | 0,00% | 0 | 0,00% | - |
70374 | 100,00% | 68456 | 100,00% | 2,80% |
Entre os modelos maiores, o Jeep Commander (10.515) ampliou sua vantagem sobre o Toyota SW4 (6.872). Sem ameaças na briga pelo 3º lugar, o Caoa Chery Tiggo 8 (3.714) perdeu quase 18% de seus compradores. Numa disputa apertada pelo 4º lugar, vitória do Chevrolet Trailblazer sobre o Mitsubishi Pajero por apenas 19 unidades (876 x 857). Destaque para o avanço significativo do Jeep Wrangler (125).
SUVs Grandes | ||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2023 | % 2023 | TOTAL 2022 | % 2022 | % VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º | JEEP COMMANDER | 10515 | 45,77% | 9656 | 39,65% | 8,90% |
2º | TOYOTA SW4 | 6872 | 29,91% | 6699 | 27,51% | 2,58% |
3º | CAOA CHERY TIGGO 8 | 3714 | 16,17% | 4523 | 18,57% | -17,89% |
4º | CHEVROLET TRAILBLAZER | 876 | 3,81% | 1180 | 4,85% | -25,76% |
5º | MITSUBISHI PAJERO | 857 | 3,73% | 1222 | 5,02% | -29,87% |
6º | JEEP WRANGLER | 125 | 0,54% | 16 | 0,07% | 681,25% |
7º | MITSUBISHI OUTLANDER / SPORT | 8 | 0,03% | 988 | 4,06% | -99,19% |
8º | VW TIGUAN | 3 | 0,01% | 48 | 0,20% | -93,75% |
9º | JEEP GRAND CHEROKEE | 2 | 0,01% | 21 | 0,09% | -90,48% |
10º | KIA SORENTO | 2 | 0,01% | 1 | 0,00% | 100,00% |
11º | HYUNDAI SANTA FE | 1 | 0,00% | 1 | 0,00% | 0,00% |
22975 | 100,00% | 24355 | 100,00% | -5,67% |
DISPUTAS ENTRE OS MODELOS PREMIUM
Entre os hatches, categoria que recuou quase 50% nos últimos doze meses, tivemos um novo líder: perdendo quase ¾ dos seus compradores e com aposentadoria já confirmada até o fim de 2023, o Chevrolet Cruze Sport6 (205) foi superado pelo Mini Cooper (408). Sexto em 2022, o Audi A3 (176) garantiu presença no pódio com vantagem reduzida sobre o Nissan Leaf (161).
Hatches Premium | ||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2023 | % 2023 | TOTAL 2022 | % 2022 | % VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º | MINI COOPER/JCW | 408 | 37,88% | 426 | 21,49% | -4,23% |
2º | CHEVROLET CRUZE SPORT6 | 205 | 19,03% | 769 | 38,80% | -73,34% |
3º | AUDI A3 | 176 | 16,34% | 135 | 6,81% | 30,37% |
4º | NISSAN LEAF | 161 | 14,95% | 208 | 10,49% | -22,60% |
5º | FIAT 500E | 38 | 3,53% | 164 | 8,27% | -76,83% |
6º | CHEVROLET BOLT | 34 | 3,16% | 1 | 0,05% | 3300,00% |
7º | MERCEDES-BENZ CLASSE A | 25 | 2,32% | 26 | 1,31% | -3,85% |
8º | BMW SÉRIE 1 | 16 | 1,49% | 9 | 0,45% | 77,78% |
9º | BMW i3 | 12 | 1,11% | 52 | 2,62% | -76,92% |
10º | VW GOLF | 2 | 0,19% | 2 | 0,10% | 0,00% |
11º | RENAULT ZOE | 0 | 0,00% | 190 | 9,59% | -100,00% |
1077 | 100,00% | 1982 | 100,00% | -45,66% |
Na disputa entre os sedãs médios, nenhuma surpresa. O BMW Série 3, preferido por 2.649 consumidores, assegurou quase 2/3 de tudo o que foi vendido. Mesmo com nova geração nas lojas, o Mercedes-Benz Classe C (306) perdeu mais da metade de suas vendas e foi superado pelo Audi A3 Sedan (322) pela vice-liderança.
Sedãs Médios Premium | ||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2023 | % 2023 | TOTAL 2022 | % 2022 | % VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º | BMW SÉRIE 3 | 2649 | 65,26% | 2488 | 64,51% | 6,47% |
2º | AUDI A3 SEDAN | 322 | 7,93% | 297 | 7,70% | 8,42% |
3º | MERCEDES-BENZ CLASSE C | 306 | 7,54% | 614 | 15,92% | -50,16% |
4º | AUDI A5 | 241 | 5,94% | 123 | 3,19% | 95,93% |
5º | AUDI A4 | 221 | 5,44% | 61 | 1,58% | 262,30% |
6º | MERCEDES-BENZ CLA | 185 | 4,56% | 215 | 5,57% | -13,95% |
7º | BMW I4 | 72 | 1,77% | 0 | 0,00% | - |
8º | BMW SÉRIE 2 GRAN COUPÉ | 50 | 1,23% | 16 | 0,41% | 212,50% |
9º | TESLA MODEL 3 | 8 | 0,20% | 12 | 0,31% | -33,33% |
10º | MERCEDES-BENZ CLASSE A SEDAN | 5 | 0,12% | 31 | 0,80% | -83,87% |
4059 | 100,00% | 3857 | 100,00% | 5,24% |
Entre os modelos maiores, dobradinha da Porsche com o Panamera (175) à frente do Taycan (144), este último líder no mesmo período do ano passado. A surpresa ficou por conta da 3ª posição do BYD Han (54), à frente do BMW Série 5 (45). Destaque negativo, o Mercedes-Benz Classe E (16) caiu para a 7ª posição.
Sedãs Grandes Premium | ||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2023 | % 2023 | TOTAL 2022 | % 2022 | % VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º | PORSCHE PANAMERA | 175 | 34,05% | 89 | 24,65% | 96,63% |
2º | PORSCHE TAYCAN | 144 | 28,02% | 147 | 40,72% | -2,04% |
3º | BYD HAN | 54 | 10,51% | 5 | 1,39% | 980,00% |
4º | BMW SÉRIE 5 | 45 | 8,75% | 43 | 11,91% | 4,65% |
5º | LEXUS ES | 37 | 7,20% | 2 | 0,55% | 1750,00% |
6º | AUDI E TRON GT | 19 | 3,70% | 25 | 6,93% | -24,00% |
7º | MERCEDES-BENZ CLASSE E | 16 | 3,11% | 31 | 8,59% | -48,39% |
8º | MERCEDES-BENZ EQE | 7 | 1,36% | 0 | 0,00% | - |
9º | MERCEDES-BENZ CLASSE S | 5 | 0,97% | 0 | 0,00% | - |
10º | MERCEDES-BENZ EQS | 5 | 0,97% | 1 | 0,28% | 400,00% |
11º | ROLLS-ROYCE GHOST | 3 | 0,58% | 0 | 0,00% | - |
12º | TESLA MODEL S | 3 | 0,58% | 18 | 4,99% | -83,33% |
13º | MASERATI GHIBLI | 1 | 0,19% | 0 | 0,00% | - |
514 | 100,00% | 361 | 100,00% | 42,38% |
Na categoria de SUVs de entrada, outra liderança inalterada. Com nova geração chegando às lojas nesse início de ano, o BMW X1 (1.601) assegurou quase 700 unidades de vantagem sobre o Volvo XC40 (903). Atrás do Audi Q3 (697), o Mercedes-Benz GLA saltou de 64 unidades para 400 unidades nos últimos doze meses graças essencialmente ao reforço das versões AMG. Destaque negativo, o Jaguar E-Pace (18) caiu para a última posição.
SUVs Compactos Premium | ||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2023 | % 2023 | TOTAL 2022 | % 2022 | % VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º | BMW X1 | 1601 | 34,52% | 1978 | 47,85% | -19,06% |
2º | VOLVO XC40 | 903 | 19,47% | 767 | 18,55% | 17,73% |
3º | AUDI Q3 | 697 | 15,03% | 356 | 8,61% | 95,79% |
4º | MERCEDES-BENZ GLA | 400 | 8,62% | 64 | 1,55% | 525,00% |
5º | LAND ROVER EVOQUE | 293 | 6,32% | 425 | 10,28% | -31,06% |
6º | VOLVO C40 | 290 | 6,25% | 370 | 8,95% | -21,62% |
7º | MINI COOPER COUNTRYMAN | 284 | 6,12% | 42 | 1,02% | 576,19% |
8º | LEXUS UX | 99 | 2,13% | 79 | 1,91% | 25,32% |
9º | CHEVROLET BOLT EUV | 33 | 0,71% | 0 | 0,00% | - |
10º | MERCEDES-BENZ EQA | 20 | 0,43% | 0 | 0,00% | - |
11º | JAGUAR E-PACE | 18 | 0,39% | 53 | 1,28% | -66,04% |
4638 | 100,00% | 4134 | 100,00% | 12,19% |
Com alta superior a 120%, o Volvo XC60 (2.208) respondeu por mais de 30% dos SUVs intermediários e se manteve bem à frente do Audi Q5 (974). Terceiro em 2022 e agora superado pelo Porsche Macan (752), o Mercedes-Benz GLB (559) foi o único do top 5 a perder fôlego no período. Da 14ª à última posição, tivemos apenas modelos elétricos.
SUVs Médios Premium | ||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2023 | % 2023 | TOTAL 2022 | % 2022 | % VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º | VOLVO XC60 | 2208 | 30,59% | 1001 | 17,47% | 120,58% |
2º | AUDI Q5 | 974 | 13,49% | 679 | 11,85% | 43,45% |
3º | PORSCHE MACAN | 752 | 10,42% | 544 | 9,49% | 38,24% |
4º | MERCEDES-BENZ GLB | 559 | 7,74% | 675 | 11,78% | -17,19% |
5º | LAND ROVER DEFENDER | 524 | 7,26% | 289 | 5,04% | 81,31% |
6º | LAND ROVER DISCOVERY SPORT | 430 | 5,96% | 674 | 11,76% | -36,20% |
7º | BMW X4 | 421 | 5,83% | 507 | 8,85% | -16,96% |
8º | BMW X3 | 316 | 4,38% | 677 | 11,81% | -53,32% |
9º | LAND ROVER VELAR | 239 | 3,31% | 49 | 0,85% | 387,76% |
10º | MERCEDES-BENZ GLC | 203 | 2,81% | 370 | 6,46% | -45,14% |
11º | BMW IX3 | 167 | 2,31% | 0 | 0,00% | - |
12º | JAGUAR F-PACE | 137 | 1,90% | 46 | 0,80% | 197,83% |
13º | LEXUS NX | 110 | 1,52% | 67 | 1,17% | 64,18% |
14º | BYD TAN | 75 | 1,04% | 46 | 0,80% | 63,04% |
15º | AUDI E-TRON | 65 | 0,90% | 81 | 1,41% | -19,75% |
16º | JAGUAR I-PACE | 11 | 0,15% | 11 | 0,19% | 0,00% |
17º | TESLA MODEL Y | 10 | 0,14% | 13 | 0,23% | -23,08% |
18º | MERCEDES-BENZ EQB | 8 | 0,11% | 0 | 0,00% | - |
19º | MERCEDES-BENZ EQC | 8 | 0,11% | 2 | 0,03% | 300,00% |
20º | FORD MUSTANG MACH E | 1 | 0,01% | 0 | 0,00% | - |
21º | KIA EV6 | 1 | 0,01% | 0 | 0,00% | - |
7219 | 100,00% | 5731 | 100,00% | 25,96% |
Já entre os SUVs e crossovers mais caros, o Porsche Cayenne (990), em alta de quase 170%, assumiu a posição de honra ocupada em 2022 por um X5 (255) que perdeu mais da metade de seus compradores e caiu para o 7º lugar. Além do BMW, apenas o Audi Q8 (44) teve desempenho negativo dentre os dez primeiros. Com linha 2023 recém-chegada às lojas, o Mercedes-Benz Classe G saltou da lanterna para a 11ª posição, com 31 unidades.
SUVs Grandes Premium | ||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2023 | % 2023 | TOTAL 2022 | % 2022 | % VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º | PORSCHE CAYENNE | 990 | 26,46% | 368 | 15,16% | 169,02% |
2º | VOLVO XC90 | 588 | 15,72% | 376 | 15,49% | 56,38% |
3º | LAND ROVER RANGE ROVER / SPORT | 514 | 13,74% | 368 | 15,16% | 39,67% |
4º | MERCEDES-BENZ GLE | 404 | 10,80% | 284 | 11,70% | 42,25% |
5º | BMW X6 | 350 | 9,36% | 261 | 10,75% | 34,10% |
6º | LAND ROVER DISCOVERY | 265 | 7,08% | 31 | 1,28% | 754,84% |
7º | BMW X5 | 255 | 6,82% | 519 | 21,38% | -50,87% |
8º | BMW IX | 181 | 4,84% | 36 | 1,48% | 402,78% |
9º | AUDI Q7 | 73 | 1,95% | 54 | 2,22% | 35,19% |
10º | AUDI Q8 | 44 | 1,18% | 83 | 3,42% | -46,99% |
11º | MERCEDES-BENZ CLASSE G | 31 | 0,83% | 2 | 0,08% | 1450,00% |
12º | MERCEDES-BENZ GLS | 29 | 0,78% | 8 | 0,33% | 262,50% |
13º | ASTON MARTIN DBX | 6 | 0,16% | 3 | 0,12% | 100,00% |
14º | LAMBORGHINI URUS | 6 | 0,16% | 13 | 0,54% | -53,85% |
15º | MASERATI LEVANTE | 4 | 0,11% | 14 | 0,58% | -71,43% |
16º | BMW X7 | 1 | 0,03% | 7 | 0,29% | -85,71% |
3741 | 100,00% | 2427 | 100,00% | 54,14% |