Entre os sedãs compactos, dois nomes fortes sempre são lembrados. Chevrolet Onix Plus e Hyundai HB20S travam essa briga desde 2013, quando o Onix Plus ainda era Prisma, e sempre de olho em um mesmo consumidor em diversas faixas, desde o 1.0 aspirado de entrada até, como neste comparativo, os topo de linha com motores turbo e câmbio automático.
E chegou o momento de ver como está essa briga em 2023. As duas versões topo de gama se encontram com preços próximos. O Chevrolet Onix Plus Premier, em seu pacote mais completo, custa R$ 117.890 e está ao lado do recém-renovado Hyundai HB20S Platinum Plus de R$ 123.790. Mesmo vendendo mais no ranking geral, o Onix Plus é melhor que o Hyundai nesta faixa?
Quem está procurando por sedã compacto prioriza aspectos como o espaço interno e a capacidade do porta-malas. Tradicionalmente, é uma categoria que costuma trazer um porta-malas relativamente volumoso e um banco traseiro que não incomoda os passageiros, mesmo que baseados em hatches compactos.
De um lado, o HB20S entrega um porta-malas ligeiramente maior que o do rival, sendo 475 litros de espaço contra 469 litros do Onix Plus. Ambos possuem bancos traseiros bipartidos e rebatíveis, mas nenhum dos dois consegue contornar o fato de que a abertura da tampa limita o tamanho dos itens que podem passar por ali, uma desvantagem dos sedãs diante dos SUVs e hatches.
Quanto ao espaço traseiro, não há muito o que discutir. Sendo maior em comprimento (4,47 m) e em entre-eixos (2,60 m), o Onix Plus entrega um espaço para as pernas maior que o do HB20S, que tem respectivamente 4,32 m e 2,53 m. Por outro lado, o sedã da Hyundai tem bancos maiores, utilizando mais do espaço traseiro mesmo que o sedã não seja objetivamente apertado, dá mais conforto e acomoda melhor. Em termos de largura para ombros e altura para as cabeças, ambos estão parelhos. Já para quem vai na frente, também há um equilíbrio.
Vantagem: Chevrolet Onix Plus Premier
Apesar de espaço ser a prioridade entre os sedãs, é importante também analisar a convivência no interior, principalmente nesta faixa de preço. O Chevrolet Onix Plus traz praticamente o mesmo interior desde seu lançamento em 2019, na época uma grande evolução sobre o antigo Prisma. Hoje, começa a dar sinais de idade.
O acabamento em plástico preto disfarça um pouco, mas o Onix Plus tem algumas soluções que entregam a origem de seu projeto, um carro de baixo custo. Os bancos dianteiros têm pouco suporte na lombar e assentos curtos, o que no meu caso gerou dores constantes na coluna. O painel em si não traz nada surpreendente ou chamativo, apenas cumpre sua função.
O encosto inteiriço é outra página na receita de corte de custos. Não é algo que necessariamente combina com a proposta de uma carro que já beira os R$ 120 mil. Por último, mais uma decepção. O encosto de braço entre os bancos dianteiros, além de tão ter regulagem, é de plástico pouco convidativo para o seu cotovelo. Está mais para uma tampa do porta-trecos somente.
No outro lado, o Hyundai HB20S tem uma cabine um pouco mais moderna. Apesar de ainda abusar dos plásticos, tem algumas superfícies macias ao toque, como o próprio encosto de braço. Os bancos são maiores e mais confortáveis, enquanto a mescla de tonalidade cinza e branco na cabine dá uma sensação mais arejada, ainda que suje mais fácil. No Onix Plus, com tudo preto, nos acabamentos, a sensação é de estar mais "enterrado" no carro.
Vantagem: Hyundai HB20S Platinum Plus
Começando pelo Chevrolet Onix Plus Premier em seu pacote mais completo, os itens que merecem destaque são ar-condicionado digital, 6 airbags, controle de estabilidade e tração, acendimento automático dos faróis, câmera de ré, chave presencial, carregador de celular sem fio, central multimídia com tela de 8", conectividade via Android Auto e Apple CarPlay, controle de cruzeiro, faróis com lâmpadas halógenas e projetor, luzes diurnas de LED, rodas de liga-leve de 16", sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, monitor de ponto cego e assistente de baliza automático.
O Hyundai HB20S Platinum Plus traz quase todos esses itens acima, sem o assistente de estacionamento, e vai além. Agrega start/stop, abertura automática do porta-malas por proximidade, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência, alerta de movimentação do carro à frente, sistema de manutenção de faixa, painel de instrumentos digital, detector de fadiga e comutador automático de farol alto.
Quanto à conectividade, vale lembrar que Bluetooth e o Android Auto são opcionais no Onix Plus Premier, junto ao ar-condicionado digital e ao assistente de baliza. Dito isso, não consegui conectar meu celular ao Android Auto e levei 3 dias para conseguir para realizar uma simples conexão ao Bluetooth. Mesmo contando que fosse um defeito de meu aparelho, não do carro, a usabilidade da central não é das melhores. O painel de instrumentos analógico com uma pequena tela de baixa resolução ao centro é mais uma pista da idade do Onix Plus.
Nesse sentido, a experiência com a multimídia do HB20S Platinum Plus foi bem mais simples e fácil de usar. Além disso, o sedã da Hyundai traz um painel parcialmente digital. Não tem muitas opções de customização e traz apenas os dígitos necessários para o velocímetro e somente dois dígitos para o conta-giros. As bordas têm cor e aumentam conforme se acelera, mas é só. Acaba disfarçando a simplicidade do display, mas ao menos tem painel digital.
Vantagem: Hyundai HB20S Platinum Plus
Aqui, a falta de atualização do Onix Plus fica mais evidente. Tem os 6 airbags de série, assim como controle de tração e estabilidade e monitor de ponto cego. Se destacava em 2019, mas a concorrência já recuperou o tempo perdido e o sedã compacto mais vendido já fica devendo detalhes como alerta de colisão com frenagem automática e alerta de saída de faixas, por exemplo.
O HB20S tem aqui uma grande vantagem. Ele introduz à conta o alerta de colisão frontal e a frenagem autônoma de emergência, que mitiga os efeitos de uma colisão caso o motorista esteja distraído e não reduza a velocidade. A versão Platinum Plus conta ainda com um sistema de centralização de faixa, que ajuda a tornar a condução por períodos mais longos na estrada algo menos cansativo. O sistema, porém, não funciona tão bem na cidade, pois não consegue reconhecer faixas ligeiramente mal pintadas.
Vantagem: Hyundai HB20S Platinum Plus
Tendo andado na mesma semana com Onix Plus e HB20S em suas respectivas versões topo de linha, ficou claro que Chevrolet e Hyundai têm abordagens diferentes a respeito da condução de seus sedãs compactos. Um reflexo também da diferença de preço entre eles.
O Onix Plus tem uma suspensão mais voltada para o conforto. De um lado, transmite menos as imperfeições do pavimento para a cabine. De outro, possui um movimento de carroceria mais pronunciado nas mudanças de direção. Não chega a ser bobo fazendo curvas, mas não instiga você a andar mais forte.
Nas acelerações, por não ter injeção direta de combustível, o Onix Plus lembra os carros turbo do passado, com a pressão da turbina realmente aparecendo após 2.500 rpm e tornando a condução menos linear. É um motor mais simples e que, por ter uma carroceria mais leve, acabou refletindo no melhor consumo do comparativo: 12,5 km/l com etanol na estrada. Porém, foi pior na cidade com 8,0 km/l no etanol e nas acelerações e retomadas (ver tabela ao final do texto). Em resumo, não tem uma entrega linear e não traz refinamento para a experiência de condução.
O Hyundai HB20S é o oposto por conta da injeção direta. Puxa com tanto fôlego nas baixas rotações quanto em giros mais elevados, pois o sistema provê mais torque para sair da imobilidade e em velocidades menores do motor. O sedã da Hyundai ainda acabou sendo mais rápido nas acelerações e retomadas, além de mais econômico na cidade (8,3 km/l com etanol).
Atrás do volante, a suspensão do HB20S consegue atingir o ponto certo entre absorver os buracos sem incomodar, mas ainda tendo respostas mais confiantes nas curvas. Em ambos os casos, a transmissão possui 6 marchas e operam de maneira similar. Trabalham sem que o motorista a perceba, para o bem ou para mal.
Vantagem: Hyundai HB20S Platinum Plus
Tanto Chevrolet quanto Hyundai propõem revisões com intervalos de 10.000 km ou 1 ano, o que ocorrer primeiro. Nas duas, os preços são fixos, mas o Onix Plus fica cerca de R$ 300 reais mais caro nesse quesito após 5 anos. A garantida do HB20S também é maior: 5 anos, contra 3 do rival, o que pode ajudar no valor de revenda posteriormente.
Revisões e garantia | Chevrolet Onix Plus Premier | Hyundai HB20S Platinum Plus |
1 ano ou 10.000 km | R$ 452,00 | R$ 367,39 |
2 anos ou 20.000 km | R$ 840,00 | R$ 670,23 |
3 anos ou 30.000 km | R$ 681,00 | R$ 675,08 |
4 anos ou 40.000 km | R$ 928,00 | R$ 861,61 |
5 anos ou 50.000 km | R$ 656,00 | R$ 640,89 |
Total | R$ 3.557,00 | R$ 3.215,20 |
Garantia | 3 anos | 5 anos |
Vantagem: Hyundai HB20S Platinum Plus
O Chevrolet Onix Plus Premier tem uma cabine mais simples, menos equipamentos de segurança e uma mecânica voltada para um custo menor. Seu preço pode ser mais baixo, mas o resultado é atingido com alguns sacrifícios. No Hyundai HB20S Platinum Plus, temos uma diferença de preço considerável, mas o sedã feito em Piracicaba (SP) entrega cada centavo de volta, seja em equipamentos ou atrás do volante.
Vantagem: Hyundai HB20S Platinum Plus
Só de ver quem levou vantagem em cada um dos tópicos deste comparativo, já fica claro que o Hyundai HB20S é uma melhor escolha pelo conjunto mais completo e atualizado, ainda que mais caro. É o que se espera de uma versão topo de linha, mesmo na categoria de entrada.
Mas espaço ainda é algo importante na categoria de sedãs compactos e este é o quesito onde o Chevrolet Onix Plus Premier realmente sai na frente do rival. Se você usa muito o banco traseiro para levar adultos, é o que deve ser escolhido. Porém, carro por carro, o HB20S entrega mais.
Chevrolet Onix Plus Premier | Hyundai HB20S Platinum Platinum Plus | |
MOTOR |
dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16 válvulas, 999 cm3, comando duplo com variador na admissão e escape, injeção indireta, flex
|
dianteiro, transversal, 3 cilindros, 12 válvulas, 998 cm3, duplo comando com variador em admissão e escape, turbo, injeção direta, flex
|
POTÊNCIA/TORQUE |
116 cv a 5.500 rpm; 16,3/16,8 kgfm a 2.000 rpm
|
120 cv a 6.000 rpm / 17,5 kgfm a 1.500 rpm
|
TRANSMISSÃO |
automática com 6 marchas, tração dianteira
|
automática com 6 marchas, tração dianteira
|
SUSPENSÃO | McPherson na dianteira, eixo de torção na traseira | McPherson na dianteira, eixo de torção na traseira |
RODAS E PNEUS | liga leve aro 16" com pneus 195/55 R16 | liga-leve aro 16" com pneus 195/55 R16 |
FREIOS | discos ventilados na dianteira e tambores na traseira | discos ventilados na dianteira e tambores na traseira |
PESO | 1.117 kg em ordem de marcha |
1.137 kg em ordem de marcha
|
DIMENSÕES | comprimento 4.474 mm, largura 1.730 mm, altura 1.474 mm, entre-eixos 2.600 mm; | comprimento 4.325 mm, largura 1.720 mm, altura 1.470 mm, entre-eixos 2.530 mm |
CAPACIDADES | tanque 44 litros; porta-malas 469 litros | tanque 50 litros; porta-malas 475 litros |
PREÇO | R$ 117.890 | R$ 123.790 |
MEDIÇÕES MOTOR1 BR (etanol) | ||
---|---|---|
Chevrolet Onix Plus 1.0T AT6 | Hyundai HB20S 1.0T AT6 | |
Aceleração | ||
0 a 60 km/h | 4,1 s | 4,4 s |
0 a 80 km/h | 6,8 s | 6,7 s |
0 a 100 km/h | 9,7 s | 9,5 s |
Retomada | ||
40 a 100 km/h em S | 7,3 s | 6,8 s |
80 a 120 km/h em S | 7,3 s | 6,3 s |
Consumo | ||
Ciclo cidade | 8,0 km/l | 8,3 km/l |
Ciclo estrada | 12,5 km/l | 10,8 km/l |
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