Entre os sedãs compactos, dois nomes fortes sempre são lembrados. Chevrolet Onix Plus e Hyundai HB20S travam essa briga desde 2013, quando o Onix Plus ainda era Prisma, e sempre de olho em um mesmo consumidor em diversas faixas, desde o 1.0 aspirado de entrada até, como neste comparativo, os topo de linha com motores turbo e câmbio automático. 

E chegou o momento de ver como está essa briga em 2023. As duas versões topo de gama se encontram com preços próximos. O Chevrolet Onix Plus Premier, em seu pacote mais completo, custa R$ 117.890 e está ao lado do recém-renovado Hyundai HB20S Platinum Plus de R$ 123.790. Mesmo vendendo mais no ranking geral, o Onix Plus é melhor que o Hyundai nesta faixa?

Chevrolet Onix Plus Premier 2023 vs. Hyundai HB20S Platinum Plus 2023

Espaço interno, porta-malas e modularidade

Quem está procurando por sedã compacto prioriza aspectos como o espaço interno e a capacidade do porta-malas. Tradicionalmente, é uma categoria que costuma trazer um porta-malas relativamente volumoso e um banco traseiro que não incomoda os passageiros, mesmo que baseados em hatches compactos.

De um lado, o HB20S entrega um porta-malas ligeiramente maior que o do rival, sendo 475 litros de espaço contra 469 litros do Onix Plus. Ambos possuem bancos traseiros bipartidos e rebatíveis, mas nenhum dos dois consegue contornar o fato de que a abertura da tampa limita o tamanho dos itens que podem passar por ali, uma desvantagem dos sedãs diante dos SUVs e hatches.

Chevrolet Onix Plus Premier 2023 vs. Hyundai HB20S Platinum Plus 2023
Chevrolet Onix Plus Premier 2023 vs. Hyundai HB20S Platinum Plus 2023
Chevrolet Onix Plus Premier 2023 vs. Hyundai HB20S Platinum Plus 2023
Chevrolet Onix Plus Premier 2023 vs. Hyundai HB20S Platinum Plus 2023

Quanto ao espaço traseiro, não há muito o que discutir. Sendo maior em comprimento (4,47 m) e em entre-eixos (2,60 m), o Onix Plus entrega um espaço para as pernas maior que o do HB20S, que tem respectivamente 4,32 m e 2,53 m. Por outro lado, o sedã da Hyundai tem bancos maiores, utilizando mais do espaço traseiro mesmo que o sedã não seja objetivamente apertado, dá mais conforto e acomoda melhor. Em termos de largura para ombros e altura para as cabeças, ambos estão parelhos. Já para quem vai na frente, também há um equilíbrio.

Vantagem: Chevrolet Onix Plus Premier

Chevrolet Onix Plus Premier 2023 vs. Hyundai HB20S Platinum Plus 2023

Acabamento e ergonomia

Apesar de espaço ser a prioridade entre os sedãs, é importante também analisar a convivência no interior, principalmente nesta faixa de preço. O Chevrolet Onix Plus traz praticamente o mesmo interior desde seu lançamento em 2019, na época uma grande evolução sobre o antigo Prisma. Hoje, começa a dar sinais de idade.

O acabamento em plástico preto disfarça um pouco, mas o Onix Plus tem algumas soluções que entregam a origem de seu projeto, um carro de baixo custo. Os bancos dianteiros têm pouco suporte na lombar e assentos curtos, o que no meu caso gerou dores constantes na coluna. O painel em si não traz nada surpreendente ou chamativo, apenas cumpre sua função.

Chevrolet Onix Plus Premier 2023 vs. Hyundai HB20S Platinum Plus 2023

O encosto inteiriço é outra página na receita de corte de custos. Não é algo que necessariamente combina com a proposta de uma carro que já beira os R$ 120 mil. Por último, mais uma decepção. O encosto de braço entre os bancos dianteiros, além de tão ter regulagem, é de plástico pouco convidativo para o seu cotovelo. Está mais para uma tampa do porta-trecos somente.

Chevrolet Onix Plus Premier 2023 vs. Hyundai HB20S Platinum Plus 2023

No outro lado, o Hyundai HB20S tem uma cabine um pouco mais moderna. Apesar de ainda abusar dos plásticos, tem algumas superfícies macias ao toque, como o próprio encosto de braço. Os bancos são maiores e mais confortáveis, enquanto a mescla de tonalidade cinza e branco na cabine dá uma sensação mais arejada, ainda que suje mais fácil. No Onix Plus, com tudo preto, nos acabamentos, a sensação é de estar mais "enterrado" no carro.

Vantagem: Hyundai HB20S Platinum Plus

Equipamentos e conectividade

Começando pelo Chevrolet Onix Plus Premier em seu pacote mais completo, os itens que merecem destaque são ar-condicionado digital, 6 airbags, controle de estabilidade e tração, acendimento automático dos faróis, câmera de ré, chave presencial, carregador de celular sem fio, central multimídia com tela de 8", conectividade via Android Auto e Apple CarPlay, controle de cruzeiro, faróis com lâmpadas halógenas e projetor, luzes diurnas de LED, rodas de liga-leve de 16", sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, monitor de ponto cego e assistente de baliza automático.

Chevrolet Onix Plus Premier 2023 vs. Hyundai HB20S Platinum Plus 2023
Chevrolet Onix Plus Premier 2023 vs. Hyundai HB20S Platinum Plus 2023
Chevrolet Onix Plus Premier 2023 vs. Hyundai HB20S Platinum Plus 2023

O Hyundai HB20S Platinum Plus traz quase todos esses itens acima, sem o assistente de estacionamento, e vai além. Agrega start/stop, abertura automática do porta-malas por proximidade, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência, alerta de movimentação do carro à frente, sistema de manutenção de faixa, painel de instrumentos digital, detector de fadiga e comutador automático de farol alto.

Quanto à conectividade, vale lembrar que Bluetooth e o Android Auto são opcionais no Onix Plus Premier, junto ao ar-condicionado digital e ao assistente de baliza. Dito isso, não consegui conectar meu celular ao Android Auto e levei 3 dias para conseguir para realizar uma simples conexão ao Bluetooth. Mesmo contando que fosse um defeito de meu aparelho, não do carro, a usabilidade da central não é das melhores. O painel de instrumentos analógico com uma pequena tela de baixa resolução ao centro é mais uma pista da idade do Onix Plus.

Chevrolet Onix Plus Premier 2023 vs. Hyundai HB20S Platinum Plus 2023
Chevrolet Onix Plus Premier 2023 vs. Hyundai HB20S Platinum Plus 2023

Nesse sentido, a experiência com a multimídia do HB20S Platinum Plus foi bem mais simples e fácil de usar. Além disso, o sedã da Hyundai traz um painel parcialmente digital. Não tem muitas opções de customização e traz apenas os dígitos necessários para o velocímetro e somente dois dígitos para o conta-giros. As bordas têm cor e aumentam conforme se acelera, mas é só. Acaba disfarçando a simplicidade do display, mas ao menos tem painel digital.

Vantagem: Hyundai HB20S Platinum Plus

Segurança e assistências

Aqui, a falta de atualização do Onix Plus fica mais evidente. Tem os 6 airbags de série, assim como controle de tração e estabilidade e monitor de ponto cego. Se destacava em 2019, mas a concorrência já recuperou o tempo perdido e o sedã compacto mais vendido já fica devendo detalhes como alerta de colisão com frenagem automática e alerta de saída de faixas, por exemplo.

Chevrolet Onix Plus Premier 2023 vs. Hyundai HB20S Platinum Plus 2023

O HB20S tem aqui uma grande vantagem. Ele introduz à conta o alerta de colisão frontal e a frenagem autônoma de emergência, que mitiga os efeitos de uma colisão caso o motorista esteja distraído e não reduza a velocidade. A versão Platinum Plus conta ainda com um sistema de centralização de faixa, que ajuda a tornar a condução por períodos mais longos na estrada algo menos cansativo. O sistema, porém, não funciona tão bem na cidade, pois não consegue reconhecer faixas ligeiramente mal pintadas.

Vantagem: Hyundai HB20S Platinum Plus

Dirigibilidade, desempenho e consumo

Tendo andado na mesma semana com Onix Plus e HB20S em suas respectivas versões topo de linha, ficou claro que Chevrolet e Hyundai têm abordagens diferentes a respeito da condução de seus sedãs compactos. Um reflexo também da diferença de preço entre eles.

Chevrolet Onix Plus Premier 2023 vs. Hyundai HB20S Platinum Plus 2023

O Onix Plus tem uma suspensão mais voltada para o conforto. De um lado, transmite menos as imperfeições do pavimento para a cabine. De outro, possui um movimento de carroceria mais pronunciado nas mudanças de direção. Não chega a ser bobo fazendo curvas, mas não instiga você a andar mais forte.

Nas acelerações, por não ter injeção direta de combustível, o Onix Plus lembra os carros turbo do passado, com a pressão da turbina realmente aparecendo após 2.500 rpm e tornando a condução menos linear. É um motor mais simples e que, por ter uma carroceria mais leve, acabou refletindo no melhor consumo do comparativo: 12,5 km/l com etanol na estrada. Porém, foi pior na cidade com 8,0 km/l no etanol e nas acelerações e retomadas (ver tabela ao final do texto). Em resumo, não tem uma entrega linear e não traz refinamento para a experiência de condução.

Chevrolet Onix Plus Premier 2023 vs. Hyundai HB20S Platinum Plus 2023

O Hyundai HB20S é o oposto por conta da injeção direta. Puxa com tanto fôlego nas baixas rotações quanto em giros mais elevados, pois o sistema provê mais torque para sair da imobilidade e em velocidades menores do motor. O sedã da Hyundai ainda acabou sendo mais rápido nas acelerações e retomadas, além de mais econômico na cidade (8,3 km/l com etanol).

Atrás do volante, a suspensão do HB20S consegue atingir o ponto certo entre absorver os buracos sem incomodar, mas ainda tendo respostas mais confiantes nas curvas. Em ambos os casos, a transmissão possui 6 marchas e operam de maneira similar. Trabalham sem que o motorista a perceba, para o bem ou para mal.

Vantagem: Hyundai HB20S Platinum Plus

Garantia e manutenção

Tanto Chevrolet quanto Hyundai propõem revisões com intervalos de 10.000 km ou 1 ano, o que ocorrer primeiro. Nas duas, os preços são fixos, mas o Onix Plus fica cerca de R$ 300 reais mais caro nesse quesito após 5 anos. A garantida do HB20S também é maior: 5 anos, contra 3 do rival, o que pode ajudar no valor de revenda posteriormente.

Revisões e garantia Chevrolet Onix Plus Premier Hyundai HB20S Platinum Plus
1 ano ou 10.000 km R$ 452,00 R$ 367,39
2 anos ou 20.000 km R$ 840,00 R$ 670,23
3 anos ou 30.000 km R$ 681,00 R$ 675,08
4 anos ou 40.000 km R$ 928,00 R$ 861,61
5 anos ou 50.000 km R$ 656,00 R$ 640,89
Total R$ 3.557,00 R$ 3.215,20
Garantia 3 anos 5 anos

Vantagem: Hyundai HB20S Platinum Plus

Custo/benefício

O Chevrolet Onix Plus Premier tem uma cabine mais simples, menos equipamentos de segurança e uma mecânica voltada para um custo menor. Seu preço pode ser mais baixo, mas o resultado é atingido com alguns sacrifícios. No Hyundai HB20S Platinum Plus, temos uma diferença de preço considerável, mas o sedã feito em Piracicaba (SP) entrega cada centavo de volta, seja em equipamentos ou atrás do volante.

Vantagem: Hyundai HB20S Platinum Plus

Chevrolet Onix Plus Premier 2023 vs. Hyundai HB20S Platinum Plus 2023

Conclusão

Só de ver quem levou vantagem em cada um dos tópicos deste comparativo, já fica claro que o Hyundai HB20S é uma melhor escolha pelo conjunto mais completo e atualizado, ainda que mais caro. É o que se espera de uma versão topo de linha, mesmo na categoria de entrada.

Mas espaço ainda é algo importante na categoria de sedãs compactos e este é o quesito onde o Chevrolet Onix Plus Premier realmente sai na frente do rival. Se você usa muito o banco traseiro para levar adultos, é o que deve ser escolhido. Porém, carro por carro, o HB20S entrega mais.

Fichas técnicas

  Chevrolet Onix Plus Premier Hyundai HB20S Platinum Platinum Plus
MOTOR
dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16 válvulas, 999 cm3, comando duplo com variador na admissão e escape, injeção indireta, flex
dianteiro, transversal, 3 cilindros, 12 válvulas, 998 cm3, duplo comando com variador em admissão e escape, turbo, injeção direta, flex
POTÊNCIA/TORQUE
116 cv a 5.500 rpm; 16,3/16,8 kgfm a 2.000 rpm
120 cv a 6.000 rpm / 17,5 kgfm a 1.500 rpm
TRANSMISSÃO
automática com 6 marchas, tração dianteira
automática com 6 marchas, tração dianteira
SUSPENSÃO McPherson na dianteira, eixo de torção na traseira McPherson na dianteira, eixo de torção na traseira
RODAS E PNEUS  liga leve aro 16" com pneus 195/55 R16 liga-leve aro 16" com pneus 195/55 R16
FREIOS discos ventilados na dianteira e tambores na traseira discos ventilados na dianteira e tambores na traseira
PESO 1.117 kg em ordem de marcha
1.137 kg em ordem de marcha
DIMENSÕES comprimento 4.474 mm, largura 1.730 mm, altura 1.474 mm, entre-eixos 2.600 mm; comprimento 4.325 mm, largura 1.720 mm, altura 1.470 mm, entre-eixos 2.530 mm
CAPACIDADES tanque 44 litros; porta-malas 469 litros tanque 50 litros; porta-malas 475 litros
PREÇO R$ 117.890 R$ 123.790
MEDIÇÕES MOTOR1 BR (etanol)
  Chevrolet Onix Plus 1.0T AT6 Hyundai HB20S 1.0T AT6
Aceleração    
0 a 60 km/h 4,1 s 4,4 s 
0 a 80 km/h 6,8 s 6,7 s
0 a 100 km/h 9,7 s 9,5 s 
Retomada    
40 a 100 km/h em S 7,3 s  6,8 s
80 a 120 km/h em S 7,3 s 6,3 s
Consumo    
Ciclo cidade 8,0 km/l 8,3 km/l
Ciclo estrada 12,5 km/l 10,8 km/l

VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com