Potentes, equipados e longe de serem baratos. Dá para resumir assim este comparativo das versões topo de linha do Honda HR-V, Jeep Renegade e Volkswagen T-Cross. Em comum, os três SUVs compactos se aproximam dos R$ 180 mil, mas oferecem motores turbo acima dos 150 cv, tecnologias de condução e qualidades para atrair clientes dispostos a gastar mais.

Ao mesmo tempo, Honda HR-V Touring, Jeep Renegade S e VW T-Cross Highline tentam roubar clientes do SUVs médios, maiores, mas em versões menos equipadas. Além da briga dentro do segmento de compactos, são capazes de convencer o cliente a não levar um carro médio em troca de mais equipamentos e tecnologias? E qual o melhor deles?

Obs: para as fotos externas, foi utilizado o Renegade Longitude. As demais imagens e dados são do Renegade S 1.3 AWD, indisponível na data.

Honda HR-V Touring vs. VW T-Cross Highline vs. Jeep Renegade S

Espaço e praticidade

Já ocupando uma faixa de preço superior, é comum o SUV compacto se tornar o carro de uma família. Por isso, existe uma grande preocupação das montadoras para oferecer ao menos um bom aproveitamento do espaço interno. Neste ponto, VW T-Cross e Honda HR-V se destacam e deixam o Jeep Renegade em posição, digamos, complicada. 

Honda HR-V Touring vs. VW T-Cross Highline vs. Jeep Renegade S
Honda HR-V Touring vs. VW T-Cross Highline vs. Jeep Renegade S
Honda HR-V Touring vs. VW T-Cross Highline vs. Jeep Renegade S

Tanto que o T-Cross chegou ao Brasil em 2019 com uma diferença para o europeu. No lugar de ter o entre-eixos do Polo (de 2.566 mm), adotou a base do Virtus, com 2.651 mm para dar mais espaço no banco traseiro. Na época, o Honda HR-V, em sua geração anterior, já se destacava ao ter a modularidade do Fit e um espaço interno bem amplo, algo que não mudou.

E fez bem ao T-Cross ter se baseado no Virtus. O espaço para as pernas é um dos melhores entre os SUVs compactos e oferece duas saídas de ar e duas portas USB ao centro. Só que o HR-V é referência neste ponto, mesmo com o entre-eixos de 2.610 mm, o aproveitando melhor. É mais confortável que o bom VW, também tem as duas saídas de ar e USB, além do apoio de braço central e piso quase plano para o ocupante do meio, quando ele for. 

Honda HR-V Touring vs. VW T-Cross Highline vs. Jeep Renegade S
Honda HR-V Touring vs. VW T-Cross Highline vs. Jeep Renegade S
Honda HR-V Touring vs. VW T-Cross Highline vs. Jeep Renegade S

O teto do HR-V é mais baixo, se tornando um problema caso o ocupante seja mais alto. Nesta nova geração, ficou mais baixo e perdeu porta-malas quando comparado ao anterior. Agora com 354 litros, é o menor do comparativo. O VW tem 373 litros, mas pode chegar aos 420 litros se o encosto do banco traseiro ficar mais reto e desconfortável aos ocupantes.

Honda HR-V Touring vs. VW T-Cross Highline vs. Jeep Renegade S
Honda HR-V Touring vs. VW T-Cross Highline vs. Jeep Renegade S
Honda HR-V Touring vs. VW T-Cross Highline vs. Jeep Renegade S

Sobre o Jeep Renegade, agrada pelo teto alto, mas o espaço para as pernas é mais limitado, apenas ok para adultos no banco traseiro e também menor para os ombros. No porta-malas, seus 385 litros são medidos de forma diferente que os concorrentes, líquido no lugar do VDA, com cubos sólidos.

O Honda HR-V leva este quesito. Apesar do porta-malas menor, o Magic Seat é bom para quem irá levar objetos maiores, além de acomodar melhor todos os ocupantes e ter bancos maiores e mais confortáveis. O VW T-Cross não faz feio, mas a velha modularidade da Honda ainda é referência entre os SUVs. 

Vantagem: Honda HR-V Touring

Acabamento e equipamentos

Pelo preço que cobram, é esperado que devolvam em equipamentos. De fato, os três SUVs chegam com uma lista boa de itens de série para tentar justificar o preço cobrado nas lojas. Nenhum deles sairá com menos que uma chave presencial com partida por botão, ar-condicionado automático, sistema multimídia com espelhamento sem fios, carregador por indução, bancos em couro, painel digital e itens de assistência de condução. 

Honda HR-V Touring vs. VW T-Cross Highline vs. Jeep Renegade S

O Jeep Renegade S tem rodas de 19", faróis full-LED, assim como os faróis de neblina e lanternas, piloto automático, freio de estacionamento automático, ar-condicionado de duas zonas, assistente de estacionamento automático, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, retrovisor interno fotocrômico, painel de instrumentos em tela de 7" e partida remota do motor. Como opcional, pode receber o teto-solar panorâmico por R$ 8.300, seu único opcional. 

Honda HR-V Touring vs. VW T-Cross Highline vs. Jeep Renegade S

O T-Cross Highline não é tão completo quanto o Jeep. O freio de estacionamento é tradicional e o ar-condicionado é de uma zona só, por exemplo, mas vem com piloto automático adaptativo e o painel de 10,1". Também tem retrovisor interno fotocrômico, mas os externos tem rebatimento elétrico, que não há no Jeep. A iluminação interna em LEDs é um detalhe interessante vindo de carros mais caros. As rodas são de 17" e, como no Jeep e no Honda, há sensor de chuva e acendimento automático dos faróis. Como opcional, o teto-solar panorâmico e o pacote com faróis em LEDs e o assistente de estacionamento automático.

Honda HR-V Touring vs. VW T-Cross Highline vs. Jeep Renegade S

Mais novo do comparativo, o Honda HR-V Touring não se difere tanto. Rodas de 17", ar-condicionado de duas zonas, lanternas e faróis em LEDs, retrovisores externos com rebatimento e interno fotocrômico, painel com tela de 7" acompanhando o velocímetro analógico e partida remota estão nos demais. Só o HR-V tem banco do motorista elétrico e tampa do porta-malas elétrica com sensor de afastamento e não possui opcionais. Porém, é o único dos dois sem o assistente de estacionamento, mas com o piloto automático adaptativo, como o T-Cross. Não tem teto-solar nem como opcional.

Em acabamento, Renegade e HR-V criam uma disputa. O Jeep tem materiais suaves ao toque no painel, enquanto o Honda tem esse tipo de revestimento nas portas. Por outro lado, o HR-V tem um aspecto melhor do couro dos bancos, volante e manopla de câmbio, além de um visual mais moderno e atual. O T-Cross abusa do plástico rígido, herança do Polo, e só se destaca pelas duas telas que dão um ar mais moderno. No conjunto, vitória do HR-V.

Vantagem: Honda HR-V Touring

Honda HR-V Touring vs. VW T-Cross Highline vs. Jeep Renegade S

Conectividade e segurança

Os três SUVs apostam alto em tecnologia. E isso inclui tanto assistentes de condução quanto conectividade, tendências de mercado e que as versões topo de linha praticamente tem a obrigação de oferecer. E como cada um trabalha isso? Em comum, os já óbvios 6 airbags e controles de tração e estabilidade com assistente de partida em rampas.

Honda HR-V Touring vs. VW T-Cross Highline vs. Jeep Renegade S

O Jeep Renegade tem o diferencial dos 7 airbags, monitor de ponto cego e leitor de placas de sinalização. Como o HR-V, tem o controle de descida e, como os demais, alerta de colisão com frenagem automática. O alerta de saída de faixa atua no volante, mas não com centralização, e tem o farol alto automático. Em conectividade, tela de 8,4" com espelhamento sem fios e interface de fácil uso e boa resolução tanto de tela quanto de câmera de ré. 

Honda HR-V Touring vs. VW T-Cross Highline vs. Jeep Renegade S

Já o Honda HR-V é o mais completo em assistentes. Tem piloto automático adaptativo, alerta de saída de faixa com centralização, alerta de colisão com frenagem automática, farol alto automático e a câmera lateral no retrovisor direito. O sistema multimídia tem tela de 8" e espelhamento sem fios, mas é de longe a pior resolução do comparativo. Em um carro tão moderno, destoa do conjunto e até seu formato "TV de tubo" vai contra o design bem cuidado do HR-V. 

Honda HR-V Touring vs. VW T-Cross Highline vs. Jeep Renegade S

Recentemente, o T-Cross recebeu equipamentos que estrearam no Nivus. Piloto automático adaptativo e alerta de colisão com frenagem automática acompanham o sistema de frenagem pós-colisão e detector de fadiga do motorista. Fica devendo algum alerta de saída de faixa ou sistema de ponto-cego, que os dois concorrentes possuem de alguma forma. Em multimídia, o VW Play de 10,1" melhorou bastante do que já foi no passado e é o mais completo, com aplicativos nativos e espelhamento sem fios. 

Pelo pacote de segurança mais completo, o HR-V leva (mais uma vez) este quesito. Pena que seu sistema multimídia não permitiu que fosse maior a vantagem para T-Cross e Renegade.

Vantagem: Honda HR-V Touring

Ao volante

Chegamos ao tempo dos SUVs compactos com mais de 150 cv. O VW T-Cross e seu 1.4 turbo é o mais manso, com 150 cv e 25,5 kgfm de torque. É o motor mais antigo, mas ainda tem suas qualidades, ligado ao câmbio automático de 6 marchas. O VW tem o seletor de modos de condução que varia de Eco, Normal, Sport e Individual, este configurável, que atuam no motor, transmissão e peso da direção elétrica. 

Honda HR-V Touring vs. VW T-Cross Highline vs. Jeep Renegade S

O mais potente é o Jeep Renegade, com o motor 1.3 turbo mais moderno, com sistema MultAir, que troca o comando de válvulas de admissão por atuadores hidráulicos. São até 185 cv e 27,5 kgfm de torque e, nesta versão, tem o câmbio automático de 9 marchas e, exclusivo no segmento, sistema de tração integral automática. É um diferencial do Renegade não apenas para o fora-de-estrada, mas também no asfalto. Tem um modo Sport que atua nos sistemas, inclusive tração.

Honda HR-V Touring vs. VW T-Cross Highline vs. Jeep Renegade S

O HR-V com o 1.5 turbo era bastante esperado nesta geração. Virou flex e tem até 177 cv e 24,5 kgfm de torque e está, como tradicional na Honda, ligado ao câmbio CVT com simulação de 7 marchas. Tem o seletor de modos em Eco, Normal e Sport, uma das novidades desta geração. Deu para perceber que cada um tem suas próprias características, certo?

Em linha reta, temos uma disputa acirrada até os 80 km/h. Os três andam juntos, apesar da menor potência do T-Cross e a tração integral com o câmbio de 9 marchas do Jeep, que acaba sendo prejudicado pelo seu peso, mas até que tenta abrir uma leve vantagem na arrancada. Mas os 177 cv e o CVT do HR-V o levam aos 100 km/h 0,7 segundo antes que os concorrentes, que acabam empatados mesmo com a diferença de 35 cv entre eles. 

Honda HR-V Touring vs. VW T-Cross Highline vs. Jeep Renegade S

O CVT ajuda o HR-V também nas retomadas, seguido do T-Cross e deixando o Jeep na lanterna. O T-Cross se apoia no menor peso do comparativo para se dar não ficar tão longe, além do câmbio de 6 marchas bem escalonado e com trocas relativamente rápidas. Tem 8,6 kg/cv, contra os 8,03 kg/cv do Honda e 8,4 kg/cv do Jeep, este último de quem andou mais perto. 

Mas indo além de acelerar, o T-Cross agrada quem curte um carro mais firme. A suspensão chega a reclamar em pisos mais acidentados, mas tem o melhor controle de carroceria mesmo que você tente ir além do limite. O vetorizador de torque puxa o SUV para dentro da curva, mas o T-Cross irá cobrar isso no conforto. Não chega a ser duro, mas os ocupantes flertarão mais com o que está passando sob os pneus. 

Honda HR-V Touring vs. VW T-Cross Highline vs. Jeep Renegade S

O Renegade é o único com tração integral, então se aproveita disso tanto nas curvas quanto na chuva, por exemplo. Também é o único com a suspensão independente na traseira, e mesmo com as rodas de 19", molas e amortecedores fazem bem o trabalho de filtrar. É o mais robusto nesse quesito, algo que já ficou marcado desde seu lançamento em 2016. É o bom meio-termo do comparativo, nem tão duro nem tão voltado ao conforto, com um conjunto bem equilibrado. 

O HR-V Touring é um Honda. Para esta versão, a marca japonesa calibrou suspensão e direção mais firmes e responsivos que no aspirado, mas mesmo assim não prejudicou o conforto - apenas uma direção um pouco mais pesada nas manobras. Dá para andar mais rápido, basta controlas as saídas de frente e aproveitar o vetorizador de torque nas curvas, mais necessário que o do T-Cross pelo ajuste do conjunto de suspensão. 

Honda HR-V Touring vs. VW T-Cross Highline vs. Jeep Renegade S

Em consumo, menos é mais. O T-Cross registrou os melhores números na cidade e na estrada com uma certa vantagem. O HR-V acabou bebendo mais que o Renegade na cidade, mas o Jeep registrou na estrada o que o VW consumiu na cidade. O T-Cross leva por ser mais econômico e, mesmo assim, não andar tão atrás dos demais e ser o mais dinâmico. 

Vantagem: VW T-Cross Highline

Compra e manutenção

Chegou a hora do bolso. Sobre garantia, os três oferecem 3 anos de cobertura. Na hora da revisão, o Jeep visita a concessionária a cada 12.000 km ou 1 ano, enquanto T-Cross e HR-V aceitam 10.000 km ou 1 ano. A vantagem do do T-Cross Highline é ter as três primeiras revisões gratuitas, o mesmo período de garantia. 

O mais caro dos três, considerando 5 anos, é o Jeep. Por quilometragem, faz a quarta revisão quase junto com a quinta dos demais - se considerar isso, é mais barato que o HR-V. De qualquer forma, o mais barato para manter é o VW T-Cross justamente por não cobrar as três primeiras. 

  Honda HR-V 1.5T

Jeep Renegade 1.3T AWD

(12.000 km ou 1 ano)

VW T-Cross 250TSI
1 ano/10.000 km R$ 388,06 R$ 699,00 R$ 0,00
2 anos/20.000 km R$ 581,87 R$ 798,00 R$ 0,00
3 anos/30.000 km R$ 755,53 R$ 887,00 R$ 0,00
4 anos/40.000 km R$1.589,52 R$ 825,00 R$ 1.602,22
5 anos/50.000 km R$ 646,36 R$ 1.327,00 R$ 712,46
TOTAL R$ 3.961,34 R$ 4.536,00 R$ 2.314,68

E na hora da compra? Básicos, o T-Cross é o mais barato. Quando completo, fica um pouco mais caro que o Renegade S, mas oferece o teto-solar, enquanto o Jeep vai aos R$ 180 mil com o equipamento. O HR-V Touring, que levou vantagem em diversos pontos do comparativo, é o mais caro do comparativo - e sem teto-solar. 

Vantagem: VW T-Cross Highline

Conclusão

O Jeep Renegade S é um dos queridinhos do segmento, mas envelheceu. A Jeep parece dar prioridade ao Compass, maior e mais caro, e não atualizou o seu SUV compacto o suficiente para uma briga mais justa nessa faixa superior. Tem a tração integral como diferencial, além de uma boa construção e potência, mas esqueceu alguns equipamentos que, aliás, estão no Compass.

O T-Cross Highline é o mais barato e mais econômico. Não tem um acabamento primoroso, mas chega com bom espaço interno e desempenho equilibrado. Mas o Honda HR-V Touring tem um ar superior principalmente em construção e acabamento, além dos itens de segurança, espaço interno e desempenho. Ele leva o comparativo por suas qualidades e projeto mais moderno, mas cobra caro por isso. 

Fotos: Mario Villaescusa (para o Motor1.com)

Fichas técnicas

  Honda HR-V 1.5T Touring Jeep Renegade S 1.3T VW T-Cross Highline 1.4T
MOTOR
dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16 válvulas, 1.498 cm3, comando duplo com variador na admissão e escape, injeção direta, turbo, flex
dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16 válvulas, 1.332 cm3, comando simples com variador no escape e MultiAir na admissão, injeção direta, turbo, flex
dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16 válvulas, 1.395 cm3, duplo comando de válvulas com variador na admissão e escape, injeção direta, turbo, flex
POTÊNCIA/TORQUE
177 cv a 6.000 rpm; 24,5 kgfm de 1.700 a 4.500 rpm
180/185 cv a 5.750 rpm; 27,5 kgfm a 1.750 rpm
150 cv a 5.000 rpm; 25,5 kgfm a 1.500 rpm
TRANSMISSÃO
automática tipo CVT com simulação de 7 marchas; tração dianteira
automática de 9 marchas; tração integral automática
câmbio automático de 6 marchas, tração dianteira
SUSPENSÃO McPherson na dianteira, eixo de torção na traseira McPherson na dianteira e traseira McPherson na dianteira, eixo de torção na traseira
RODAS E PNEUS  rodas de 17" com pneus 215/60 R17 liga leve aro 19" com pneus 235/45 R19 liga leve de aro 17" com pneus 205/55 R17
FREIOS discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira
PESO 1.422 kg em ordem de marcha 1.570 kg em ordem de marcha 1.292 kg em ordem de marcha
DIMENSÕES comprimento 4.385 mm, largura 1.790 mm, altura 1.590 mm, entre-eixos 2.610 mm comprimento 4.268 mm, largura 1.805 mm, altura 1.706 mm, entre-eixos 2.570 mm comprimento 4.199 mm, largura 1.760 mm, altura 1.570 mm, entre-eixos 2.651 mm
CAPACIDADES tanque 50 litros, porta-malas 354 litros tanque 55 litros, porta-malas 385 litros tanque 52 litros, porta-malas 373 litros
PREÇO R$ 184.500 R$ 171.990 (R$ 180.290 completo) R$ 163.510 (R$ 174.130 completo)
MEDIÇÕES MOTOR1 BR (combustível: etanol)
    Honda HR-V 1.5T Jeep Renegade 1.3T AWD VW T-Cross 1.4T
  Aceleração      
  0 a 60 km/h 4,2 s 4,1 s 4,2 s
  0 a 80 km/h 6,2 s 6,2 s

6,2 s

  0 a 100 km/h

8,5 s

9,2 s 9,2 s
  Retomada      
  40 a 100 km/h em S 5,9 s 7,0 s 6,6 s 
  80 a 120 km/h em S 5,5 s 7,2 s  6,0 s 
  Consumo      
  Ciclo cidade 7,2 km/l 7,5 km/l 8,4 km/l 
  Ciclo estrada 10,3 km/l 8,3 km/l

12,0 km/l 

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