Honda e Volkswagen tomaram decisões parecidas para seus sedãs médios, Civic e Jetta. Deixaram para City e Virtus o papel de sedãs de volume, mesmo sendo compactos "evoluídos", e colocaram os médios em dois nichos de mercado com volume menor e maior valor agregado. Enquanto o VW Jetta GLI é um esportivo, o Honda Civic e:HEV é um híbrido, sendo ambos etiquetados acima dos R$ 200 mil.
Colocamos a dupla lado a lado não para eleger um campeão, já que tem propostas diferentes, mas justamente para mostrar o que cada um oferece e ajudar um comprador de sedã médio com essa grana no bolso a não escolher o carro errado. Você pode levar para casa um bom esportivo em diversos sentidos ou um bom híbrido carregado de tecnologias e apontando para os premium sem medo. Qual seria a sua escolha?
![Comparativo: VW Jetta GLI vs. Honda Civic e:HEV](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
Quer conforto, acabamento e eletrificação? Honda Civic!
A Honda colocou o Civic em um patamar superior que o da geração anterior, nacional. Claramente apontando para o segmento premium, trazer o Civic da 11ª geração como um híbrido conversa com esse público que acredita na eletrificação. E esse caminho é claro não apenas pelo conjunto mecânico, mas também por acabamento, refinamento de rodagem e equipamentos.
O Civic já era um bom sedã médio e a 11ª geração evoluiu consideravelmente. Produzido na Tailândia, é perceptível o quanto ele melhorou em termos de construção pela rigidez da sua estrutura e como ela trabalha com suspensão e isolamento acústico, por exemplo. Não fica devendo diante de modelos da BMW e Audi em qualidade de rodagem, justamente uma turma onde a Honda quer colocar um ponto de dúvida com o Civic e:HEV.
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Ao volante, lembra muito mais a geração anterior do Accord que o Civic G10. A suspensão foi acertada para dar conforto aos ocupantes, assim como a escolha de rodas de 17" com pneus 215/50. Esse conjunto precisa achar um buraco mais profundo para reclamar, mesmo se tratando de um carro importado. A direção é leve no uso diário e em manobras, com boa comunicação em velocidades mais altas.
Esse refinamento segue em acabamento. Material suave ao toque no painel e nas portas, inclusive traseiras, conversam com detalhes em preto, um plástico texturizado em detalhes onde as mãos tocam - evitam aquelas marcas de dedos do preto brilhante -, maçanetas em alumínio e botões com toque bom nos comandos de vidros e comandos do ar-condicionado. O visual limpo conversa com a sobriedade do design exterior, algo que marca essa geração quando o comparamos com o G10.
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A grande estrela do novo Civic é o conjunto híbrido. Chamado e:HEV, tem dois motores elétricos, sendo um gerador e o outro propulsor, instalados na transmissão de uma só marcha. Um 2.0 aspirado com injeção direta entra em ação em duas situações: para recarregar as baterias para o sistema elétrico, gerar energia diretamente para o motor elétrico ou para locomover o carro em velocidades constantes, onde é mais eficiente. Por isso que não se soma a potência deles, já que nunca fazem o papel de propulsão juntos: o elétrico tem 184 cv e 32,1 kgfm e o 2.0, 143 cv e 19,1 kgfm.
A prioridade do Civic é trabalhar com o motor elétrico e acionar o 2.0 apenas quando necessário. A bateria de 1,05 kWh é pequena e pede constantemente recarga, mas o Civic chegou aos 23,5 km/litro na cidade e 21,7 km/litro na estrada, números de respeito para um eletrificado que não pede fonte externa de recarga. Se vale uma reclamação, o 2.0 acaba aparecendo demais em ruído quando acionado, principalmente com mais carga de acelerador. Poderia ser melhor isolado do restante do carro.
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Esportividade sem sacrifícios? VW Jetta GLI!
Carros são bem mais que apenas números, principalmente quando vamos aos esportivos. O sedã com seu 2.0 turbo de 231 cv e 35,7 kgfm levou 6,8 segundos para chegar aos 100 km/h em nosso teste. Animador, se não fosse o mesmo número do Civic híbrido, ajudado bastante pelas respostas imediatas dos 184 cv do motor elétrico.
Mas um carro vai além disso. O Jetta GLI se comunica bem mais com o motorista que o Civic, com direção mais direta, suspensão mais firme e o câmbio de dupla embreagem com 7 marchas trabalhando com o motor 2.0 turbo tanto para as trocas suaves do modo Eco quanto nas trocas rápidas e o controle de largada no Sport. Ronco, motor mais presente, trocas de marchas com trancos no modo esportivo e opção de trocas manuais, bloqueio do diferencial, tudo isso é um agrado ao motorista.
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Não tem o acabamento tão cuidado quanto o Civic, mas usa bons materiais, e também aposta no painel 100% digital e um sistema multimídia com espelhamento. Tem um estilo mais esportivo com as costuras vermelhas nos bancos, que abraçam mais o corpo, e LEDs que mudam de cor conforme o modo de condução ou selecionável pela central multimídia. Os comandos de ar-condicionado são mais antigos, mas fácil de entender o funcionamento.
Não é tão confortável quanto o Honda, mas por ser um esportivo com suspensão pouco mais firme, não chega a ser um sedã desconfortável. Só dá para sentir se você tiver contato com o Civic ou outro sedã, por exemplo, mas entendendo a proposta do GLI. Ele compensa na dirigibilidade afiada, direção direta, com bloqueio de diferencial e vetorizador de torque, e pouca rolagem de carroceria. E sentir o 2.0 turbo entregando o torque com o o som do turbo sugando ar é algo que ainda agrada a alma.
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Visualmente, o Jetta GLI deixa claro que é um esportivo e segue um caminho diferente do Civic. Rodas de 18" com pneus 225/45, pinças de freio em vermelho, frisos vermelhos, grade colmeia, um discreto aerofólio na traseira, duas ponteiras de escape e linhas mais retas e marcadas nas laterais são detalhes que marcam essa versão do Jetta desde seu lançamento e levemente mudada na reestilização.
Você só não terá o consumo do Civic e:HEV. O Jetta GLI se aproveita mais da força em altas do motor 2.0 para ter melhores retomadas, mas o consumo passa longe do Honda, obviamente, mas ainda com 10,1 km/litro na cidade e 15 km/litro na estrada, graças a um câmbio de 7 marchas e as respostas do turbo em baixas. E onde eles se equivalem?
Briga dos sedãs: tecnologias e espaço interno
Jetta e Civic ainda são sedãs de mais de R$ 200 mil. Existe sim uma briga quando falamos em acomodar os ocupantes e o pacote de tecnologias que cada um oferece. O Jetta GLI é maior em comprimento (4.747 mm vs. 4.679 mm), mas o Civic tem o maior entre-eixos, o número que importam na hora de falar em espaço interno.
![Comparativo: VW Jetta GLI vs. Honda Civic e:HEV](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
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O Civic tem 2.735 mm e acomoda melhor seus ocupantes. No banco traseiro, maior espaço para as pernas e ombros, enquanto na dianteira é mais arejado. Tem bancos maiores e mais confortáveis, mas o Jetta GLI se justifica pela proposta esportiva dos bancos que abraçam mais o corpo. O Honda também oferece saída de ar para o banco traseiro e duas portas USB. E, diferente do Jetta, tem o mesmo acabamento nas 4 portas. No porta-malas, uma leve vantagem do GLI: 510 litros versus 495 litros.
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O pacote tecnológico de ambos é bem parecido. O Jetta GLI 2023 recebeu alerta de ponto-cego e assistente de faixas, ausentes na linha 2022, que se juntaram ao piloto automático adaptativo e o alerta de colisão com frenagem automática. O sistema de frenagem detecta carros e pedestres. O Civic tem tudo isso, mas o funcionamento principalmente do ACC e do assistente de faixas é superior, mais próximo dos modelos premium. O Civic também tem sistema de som Bose como outra vantagem ao Jetta.
Ambos trazem bancos dianteiros elétricos para o motorista, com memória no Jetta. Painel de instrumentos digital é também algo básico entre eles, com sistema multimídia de 8" no Civic e 10" no Jetta GLI. No pacote de equipamentos, o Civic híbrido é mais interessante, assim como o espaço interno, mas cobra por isso - R$ 17.910, para ser mais exato.
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Conclusão: diferentes, mas não ignoram um ao outro
Por estilo de condução, Jetta e Civic são bem diferentes. Se analisarmos como sedãs médios de mais de R$ 200 mil, o Civic passa maior refinamento e mais tecnologia, fruto de um projeto mais novo e mais caro. O mesmo vale para conforto e acomodação dos ocupantes, mas era esperado em um comparativo entre um esportivo e um modelo que já aponta para os premium. Qual é a sua escolha?
Fotos: Mario Villaescusa (para o Motor1.com)
Fichas técnicas
Honda Civic e:HEV 2.0 | VW Jetta GLI 2.0T | |
MOTOR | dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16 válvulas, 1.993 cm³, duplo comando de válvulas variável, injeção direta, gasolina + 1 motor elétrico propulsor, 1 motor elétrico gerador | dianteiro, transversal, 4 cilindros, 1.984 cc, 16 válvulas, duplo comando com variador de fase em admissão e escape e de tempo no escape; injeção direta, turbo, gasolina |
POTÊNCIA/TORQUE | combustão: 143 cv a 6.000 rpm; 19,1 kgfm a 4.500 rpm/elétrico:184 cv, 32,1 kgfm | 231 cv de 5.000 a 6.200 rpm; 35,7 kgfm de 1.500 a 4.400 rpm |
TRANSMISSÃO | automático de 1 marcha (e-CVT), tração dianteira | automatizado de dupla embreagem com 7 marchas; tração dianteira |
SUSPENSÃO E RODAS | McPherson na dianteira, multilink na traseira; rodas de 17" com pneus 215/50 R17 | McPherson na dianteira; multilink na traseira; rodas de 18" com pneus 225/45 R18 |
FREIOS | discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira | discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira |
PESO | 1.449 kg em ordem de marcha | 1.476 kg em ordem de marcha |
DIMENSÕES | comprimento 4.679 mm, largura 1.802 mm, altura 1.432 mm, entre-eixos 2.735 mm; | comprimento 4.747 mm, largura 1.799 mm, altura 1.478 mm, entre-eixos 2.680 mm |
CAPACIDADES | tanque 40 litros; porta-malas 495 litros | tanque 50 litros; porta-malas 510 litros |
PREÇO | R$ 244.900 | R$ 226.990 |
MEDIÇÕES MOTOR1 BR (gasolina) | ||
---|---|---|
Honda Civic e:HEV | VW Jetta GLI 2.0T | |
Aceleração | ||
0 a 60 km/h | 3,4 s | 3,7 s |
0 a 80 km/h | 4,8 s | 5,1 s |
0 a 100 km/h | 6,8 s | 6,8 s |
Retomada | ||
40 a 100 km/h em S | 5,8 s | 4,8 s |
80 a 120 km/h em S | 5,0 s | 4,4 s |
Consumo | ||
Ciclo cidade | 23,5 km/l | 10,1 km/l |
Ciclo estrada | 21,7 km/l | 15,0 km/l |