Investir muito dinheiro em um produto de nicho implica assumir muitos riscos financeiros, e é por isso que a Lamborghini sempre trabalhou com a Audi para compartilhar os custos. O Gallardo e o Huracan foram combinados com os modelos R8 de primeira e segunda geração, mas Audi já deixou claro que não haverá uma terceira geração de seu esportivo.
No entanto, a Lamborghini confirmou que um novo esportivo da entrada da marca estreará em 2024, possivelmente substituindo o atual Huracán. Falando com a revista Drive, um alto executivo explicou como isso será possível. Francesco Scardaoni, diretor da região Ásia-Pacífico, revelou que a substituição do Huracán será um esforço totalmente da Lamborghini depois de muitos anos lucrativos.
Claro, uma das principais razões pelas quais a empresa faz tanto sucesso tem a ver com a imensa popularidade do Urus, então os puristas podem chamar o SUV de um mal necessário. O melhor ano da história para a marca foi 2022, atingindo um faturamento de 2,38 bilhões de euros e uma margem operacional de 25,9%. O lucro operacional foi de 614 milhões de euros, enquanto as entregas subiram para um recorde de 9.233 unidades, das quais 5.367 eram do Urus.
Sem nenhum Audi R8 planejado, Scardaoni diz que a Lamborghini tem a liberdade de desenvolver o substituto do Huracàn do jeito que acharem melhor, sem fazer concessões. Ele rodará em uma nova plataforma desenvolvida exclusivamente para o supercarro, mas o executivo não descarta compartilhá-la com outras integrantes do Grupo Volkswagen. Inicialmente, apenas a Lamborghini terá acesso à nova plataforma.
O Huracán foi praticamente descontinuado, uma vez que não se pode mais pedir um. Sua produção está esgotada até o próximo ano, quando o supercarro será aposentado. Naturalmente, a Lamborghini tem estado de boca fechada sobre seu sucessor, mas sabemos que ele se renderá ao downsizing. Ele perderá o V10 aspirado em favor de uma configuração híbrida plug-in menor, provavelmente baseada em um V8 biturbo.
Um dos poucos detalhes confirmados é que a Lamborghini usará a mesma transmissão de oito marchas e dupla embreagem encontrada no Revuelto. Há um relatório afirmando que os turbocompressores não entrarão em ação até 7.000 rpm, enquanto o motor elétrico ficará entre o V8 e o câmbio. Seguir a rota híbrida é necessário, pois até a Lamborghini precisa atender aos regulamentos de emissões cada vez mais rigorosos.
O Revuelto também é um híbrido plug-in e no próximo ano veremos ainda um Urus eletrificado, após inúmeras fotos de flagrantes dos protótipos em teste. Com lançamento previsto para 2028, um GT 2+2 se tornará o primeiro modelo puramente elétrico da marca.
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