O Audi RS3 usa um motor 2.5 turbo com 400 cv na Europa e cerca de 406 cv nos Estados Unidos. No entanto, essa potência extra chegou ao mercado europeu no final do ano passado, com o RS3 Performance Edition. O torque permaneceu o mesmo, com 51 kgfm. Aqueles com uma sede insaciável por potência devem saber que há algo mais potente a caminho. 

Em conversa com a Autocar, o chefe da Audi Sport, Sebastian Grams, sugeriu que o motor 5-cilindros poderia ser mais potente. Quando perguntado se o motor poderia ter mais força sem eletrificação, ele respondeu com um simples "sim". Durante a mesma entrevista, mencionou ainda que: "vamos aumentar a potência do 5-cilindros para a próxima etapa. Vamos melhorar isso". 

Audi RS3 2022

"Ainda há um caminho a percorrer. Fizemos o RS3 Performance Edition, que é mais rápido, que tem mais desempenho, que tem bancos concha e outra calibração. Você pode ver que realmente aprimoraremos nossos produtos no futuro."

Ainda não se sabe o quanto a Audi pretende superar os modelos compactos da linha 45 da Mercedes-AMG, com 421 cv. É provável que essa versão mais potente do 2.5 TFSI seja colocada no RS3, já que o TT está saindo de linha. Seria interessante ver o SUV RSQ3 mais potente, embora faça mais sentido oferecer este conjunto melhorado no hatch e no sedã. 

O glorioso TFSI é chegou aos 500 cv no GTO F22 da Donkervoort. Provavelmente seria um salto muito grande para o RS3, mas isso mostra que o 5-cilindros tem muito potencial inexplorado. Quando vamos vê-lo? Nos próximos 3 anos, já que a marca alemã deixou bem claro que lançará apenas elétricos a partir de 2026. 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com