A Lamborghini está sinalizando o fim do Huracan e de seu motor V10 com uma última edição especial. O Super Trofeo Jota (STJ) é baseado no STO, mas com um toque a mais para criar a versão definitiva. Limitada a 10 carros, a versão de despedida marca o fim da carreira do "Lamborghini de entrada" após uma década no mercado.

Se você acha que ele tem mais potência, prepare-se para se decepcionar. O Huracan STJ carrega o motor de 5.2 naturalmente aspirado com 640 cavalos de potência e 57,6 kgfm de torque. A potência é direcionada para as rodas traseiras por meio da mesma transmissão automática de dupla embreagem e sete velocidades. Dito isso, há algumas mudanças de componentes em relação ao STO, a principal delas são os quatro amortecedores ajustáveis, derivados dos carros de corrida.

Lamborghini Huracan STJ

Os amortecedores de quatro vias são acompanhados por rodas de 20 polegadas com trava central, envoltas em pneus Bridgestone Potenza Race feitos sob medida. Os novos detalhes em fibra de carbono nos cantos do para-choque dianteiro fazem parte de um pacote aerodinâmico, que também inclui um ângulo diferente da asa traseira. A Lamborghini testou o Huracan STJ na pista de Nardo, onde ele reduziu mais de um segundo em comparação com o tempo de volta do STO.

Para fazer com que ele se destaque dos modelos Huracan inferiores, a Lamborghini projetou duas pinturas. Aqui é mostrado o acabamento azul com um teto preto e detalhes contrastantes em vermelho e branco, lembrando o personagem Capitão América. O outro tem acabamento em cinza e apresenta um teto preto combinado com detalhes em vermelho e branco. Há uma placa de fibra de carbono numerada "1 de 10" no interior da cabine para indicar a exclusividade do STJ. Opcionalmente, os proprietários podem adicionar uma placa personalizável no lado do passageiro.

Lamborghini Huracan STJ
Lamborghini Huracan STJ

O Huracan STJ é um pouco decepcionante quando comparado ao último Gallardo especial. O Sesto Elemento era uma fera exclusiva para pistas, fazendo uso extensivo de fibra de carbono. O STJ marca o fim de uma era, pois não apenas sinaliza o fim do Huracan, mas também do V10. O Audi R8 deixou de ser produzido recentemente, portanto, o venerável motor 5.2 FSI já estava com seus dias contados.

O preço não foi mencionado, mas isso é irrelevante de qualquer forma. Há quase um ano, a Lamborghini anunciou que havia esgotado a produção restante, portanto, esses 10 carros já encontraram seus futuros proprietários. O substituto do Huracan será apresentado no final deste ano, infelizmente sem o motor N10 aspiradoA V-10. Em vez disso, espera-se que ele use um motor de tamanho reduzido, provavelmente turboalimentado, parte de um trem de força híbrido.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com