Modalidade de vendas mais importante do mercado brasileiro pelo 5º mês seguido, o varejo foi responsável por 52,06% dos 166.361 automóveis e comerciais leves emplacados em maio, um leve aumento diante dos 50,24% do mês anterior. Entre as montadoras, a Fiat venceu uma disputa acirrada contra a Chevrolet (15,37% x 15,31%). VW (13,88%), Toyota (12,97%) e Hyundai (9,06%) repetiram as posições de abril.
Entre os automóveis, o Chevrolet Onix (4.678) assegurou a liderança com apenas 65 unidades a mais do que o Hyundai Creta (4.613), nº 1 em fevereiro e março. Preferido no último ranking, o Honda HR-V (4.063) completou o pódio com quase 90% de seus registros sem dependência de vendas diretas. VW Polo (3.587) e Chevrolet Tracker (3.185) completaram o top 5.
Contando com o Toyota Corolla Cross (3.105) em 6º, com o VW T-Cross (3.061) em 7º e com o Fiat Pulse (2.453) em 10º, os SUVs e crossovers responderam por pelo menos 60% do top 10 pelo 10º mês consecutivo. Oitavo, o Toyota Corolla (2.922) novamente foi o único sedã presente na parte de cima da tabela. O Hyundai HB20 (2.510), 9º, avançou em relação ao 13º lugar de abril.
Na disputa entre os modelos de entrada, Renault Kwid (1.914) e Fiat Mobi (1.521) ocuparam posições discretas no top 20. Entre os cinquenta mais vendidos, apenas dois modelos tiveram 100% de seus emplacamentos na modalidade: o BYD Song Plus (322) e o Porsche Cayenne (253). Em situação oposta, o Toyota Yaris Sedan (297) foi o único da lista com mais de 70% de dependência das vendas diretas.
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
MAI.23 (A) |
1º |
CHEVROLET ONIX |
4.678 |
67,34% |
6.947 |
2º |
HYUNDAI CRETA |
4.613 |
87,57% |
5.268 |
3º |
HONDA HR-V |
4.063 |
88,75% |
4.578 |
4º |
VW POLO |
3.587 |
46,97% |
7.636 |
5º |
CHEVROLET TRACKER |
3.185 |
58,59% |
5.436 |
6º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
3.105 |
83,22% |
3.731 |
7º |
VW T-CROSS |
3.061 |
50,91% |
6.012 |
8º |
TOYOTA COROLLA |
2.922 |
75,10% |
3.891 |
9º |
HYUNDAI HB20 |
2.510 |
59,13% |
4.245 |
10º |
FIAT PULSE |
2.453 |
70,29% |
3.490 |
11º |
VW NIVUS |
2.331 |
53,71% |
4.340 |
12º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
2.182 |
38,80% |
5.624 |
13º |
NISSAN KICKS |
2.168 |
51,47% |
4.212 |
14º |
FIAT FASTBACK |
2.111 |
71,73% |
2.943 |
15º |
FIAT ARGO |
2.090 |
44,37% |
4.710 |
16º |
JEEP COMPASS |
2.052 |
36,91% |
5.560 |
17º |
RENAULT KWID |
1.914 |
70,24% |
2.725 |
18º |
JEEP RENEGADE |
1.555 |
36,34% |
4.279 |
19º |
VW VIRTUS |
1.554 |
56,63% |
2.744 |
20º |
FIAT MOBI |
1.521 |
36,25% |
4.196 |
21º |
PEUGEOT 208 |
1.484 |
60,25% |
2.463 |
22º |
TOYOTA SW4 |
1.182 |
95,48% |
1.238 |
23º |
JEEP COMMANDER |
1.054 |
53,91% |
1.955 |
24º |
FIAT CRONOS |
898 |
30,44% |
2.950 |
25º |
CITROËN C3 |
880 |
54,76% |
1.607 |
26º |
HONDA CITY |
851 |
73,94% |
1.151 |
27º |
TOYOTA YARIS HATCH |
840 |
34,17% |
2.458 |
28º |
RENAULT DUSTER |
772 |
34,60% |
2.231 |
29º |
VW TAOS |
724 |
47,17% |
1.535 |
30º |
HONDA CITY HATCH |
709 |
73,24% |
968 |
31º |
HYUNDAI HB20S |
698 |
50,43% |
1.384 |
32º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
589 |
91,46% |
644 |
33º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
548 |
81,19% |
675 |
34º |
NISSAN VERSA |
518 |
76,85% |
674 |
35º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
503 |
86,43% |
582 |
36º |
CHEVROLET SPIN |
493 |
33,04% |
1.492 |
37º |
BMW X1 |
492 |
96,66% |
509 |
38º |
BMW 320i |
386 |
91,90% |
420 |
39º |
NISSAN SENTRA |
327 |
51,42% |
636 |
40º |
BYD SONG PLUS |
322 |
100,00% |
322 |
41º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
297 |
27,81% |
1.068 |
42º |
CHEVROLET EQUINOX |
276 |
79,08% |
349 |
43º |
PORSCHE CAYENNE |
253 |
100,00% |
253 |
44º |
VW GOL |
199 |
88,44% |
225 |
45º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
175 |
82,94% |
211 |
46º |
VW JETTA |
175 |
94,09% |
186 |
47º |
LAND ROVER RANGE ROVER |
141 |
96,58% |
146 |
48º |
CITROËN C4 CACTUS |
135 |
56,72% |
238 |
49º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
123 |
97,62% |
126 |
50º |
LAND ROVER DISCOVERY |
121 |
87,68% |
138 |
Na disputa entre os comerciais leves, a Toyota Hilux (2.819) repetiu a posição de honra de abril, mas desta vez com apenas 35 unidades à frente da Fiat Strada (2.784). Mais uma vez presente no pódio, a Chevrolet Montana foi a preferida por 1.868 consumidores. Já a Fiat Toro (1.037), 5ª, teve quase 80% de seus emplacamentos fora do varejo.
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
MAI.23 (A) |
1º |
TOYOTA HILUX |
2.819 |
70,72% |
3.986 |
2º |
FIAT STRADA |
2.784 |
28,65% |
9.716 |
3º |
CHEVROLET MONTANA |
1.868 |
51,99% |
3.593 |
4º |
FORD RANGER |
1.247 |
79,88% |
1.561 |
5º |
FIAT TORO |
1.037 |
20,80% |
4.986 |
6º |
MITSUBISHI L200 |
528 |
56,35% |
937 |
7º |
CHEVROLET S10 |
357 |
15,03% |
2.376 |
8º |
FIAT FIORINO |
275 |
25,68% |
1.071 |
9º |
RENAULT MASTER |
273 |
25,47% |
1.072 |
10º |
RENAULT OROCH |
261 |
23,00% |
1.135 |
11º |
RAM 3500 |
247 |
65,17% |
379 |
12º |
IVECO DAILY |
223 |
100,00% |
223 |
13º |
NISSAN FRONTIER |
217 |
26,79% |
810 |
14º |
VW AMAROK |
192 |
23,65% |
812 |
15º |
KIA K2500 |
188 |
99,47% |
189 |
16º |
VW SAVEIRO |
175 |
4,52% |
3.873 |
17º |
FORD TRANSIT |
161 |
62,89% |
256 |
18º |
FIAT SCUDO |
136 |
48,57% |
280 |
19º |
VW / MAN EXPRESS |
133 |
84,18% |
158 |
20º |
CITROËN JUMPY |
117 |
87,31% |
134 |
21º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 315 |
116 |
100,00% |
116 |
22º |
PEUGEOT EXPERT |
95 |
72,52% |
131 |
23º |
FORD MAVERICK |
77 |
71,96% |
107 |
24º |
RAM CLASSIC |
75 |
33,04% |
227 |
25º |
EFFA V21 |
73 |
100,00% |
73 |
26º |
PEUGEOT PARTNER |
50 |
37,31% |
134 |
27º |
RAM 2500 |
34 |
64,15% |
53 |
28º |
RAM 1500 |
30 |
37,97% |
79 |
29º |
EFFA V22 |
29 |
100,00% |
29 |
30º |
PEUGEOT BOXER |
13 |
81,25% |
16 |
31º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
11 |
100,00% |
11 |
32º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 517 |
11 |
100,00% |
11 |
33º |
EFFA V25 |
9 |
100,00% |
9 |
34º |
HYUNDAI HR |
9 |
90,00% |
10 |
35º |
IVECO DAILY 30-130 |
8 |
100,00% |
8 |
36º |
JEEP GLADIATOR |
6 |
75,00% |
8 |
37º |
VW KOMBI |
5 |
100,00% |
5 |
38º |
WILLYS OVERLAND |
4 |
100,00% |
4 |
39º |
BYD T3 |
3 |
100,00% |
3 |
40º |
IVECO DAILY 5516 |
3 |
100,00% |
3 |
41º |
FORD F250 |
2 |
100,00% |
2 |
42º |
HITECH ECOCARGO |
2 |
100,00% |
2 |
43º |
IVECO DAILY 30S13 |
2 |
100,00% |
2 |
44º |
JAC EJV5.5 |
2 |
100,00% |
2 |
45º |
CITROËN JUMPER |
1 |
50,00% |
2 |
46º |
FIAT DUCATO |
1 |
1,20% |
83 |
47º |
FORD F1000 |
1 |
100,00% |
1 |
48º |
FORD F150 |
1 |
0,53% |
190 |
49º |
FORD JEEP |
1 |
100,00% |
1 |
50º |
FORD RANCHERO |
1 |
100,00% |
1 |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chevrolet Onix volta a ser produzido no Brasil após 27 dias de paralisação
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
Novo Chevrolet Onix 2026: quais novidades esperar de hatch e sedã
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Novo Chevrolet Onix 2025 aparece pela primeira vez nas ruas
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
Onix já atende novas regras de emissões e eletrificação ficará de fora