O Rimac Nevera segue quebrando recordes e, desta vez, o hipercarro elétrico teve um dia histórica em uma pista de testes na Alemanha. A fabricante foi capaz de quebrar 23 recordes no mesmo dia, aproveitando ao máximo a reta de 4 quilômetros. Para fazer as medições, a Rimac chamou representantes da Dewesoft e RaceLogic, fazendo verificações independentes dos tempos registrados e confirmando que o carro é mais rápido do que o anunciado.

Utilizando pneus Michelin Cup 2 R para uso nas ruas, o Nevera conseguiu chegar a 96 km/h  em apenas 1,74 segundos, superando os 1,85 s que a Rimac delcarava. Mesmo o 0 a 100 km/h registrou um tempo impressionante, de 1,81 segundos. Porém, temos que mencionar que a aceleração não foi feita com o veículo parado, utilizando uma partida em movimento. A marca croata diz que isso foi necessário porque o asfalto não foi preparado especialmente para o teste.

Como sugerido anteriormente por Mate Rimac, CEO da fabricante, nas redes sociais, o Nevera estabeleceu um novo recorde mundial de carro de produção mais rápido a acelerar de 0 a 400 km/h e parar completamente. Precisou de 29,94 segundos para fazer toda esta movimentação, enquanto o Koenigsegg Regera registrou um tempo de 31,49 s no teste realizado em 2019 na Suécia.

O Nevera é equipado com quatro motores, cada um em uma das rodas. Combinados, entregam uma potência total de 1.900 cv e um torque de 240,6 kgfm. A entrega da força é controlada por uma caixa de transmissão de marcha única. A Rimac conseguiu manter o peso em 2.300 kg, um feito interessante considerando que o hipercarro conta com um conjunto de baterias de 120 kWh, para que tenha uma autonomia de 490 km.

Além dos recordes, o Nevera ganhou uma pintura especial para o evento, que é uma referência ao BMW e-M3 de Mate Rimac, uma modificação feita pelo executivo sobre seu Série 3 1984 e que tem 600 cv – chegou até a fazer alguns recordes em 2012. Depois de 11 anos, o fundador da fabricante está feliz em dizer que o seu novo carro chega a 400 km/h e freia até parar mais rapidamente do que um McLaren F1 chega a 350 km/h.

Testes Racelogic (segundos) Dewesoft (segundos)
0-60 mi/h 1.74 1.74
0-100 km/h 1.82 1.81
0-200 km/h 4.42 4.42
0-300 km/h 9.23 9.22
0-400 km/h 21.32 21.31
100-200 km/h 2.59 2.59
200-300 km/h 4.81 4.79
200-250 km/h 2.00 2.00
0-100-0 km/h 4.03 3.99
0-200-0 km/h 8.85 8.86
0-300-0 km/h 15.68 15.70
0-400-0 km/h 29.94 29.93
1/4 de milha 8.26 8.25
1/8 de milha 5.46 5.44
1/2 milha 12.82 12.83
1 milha 20.62 20.59
0-100 mi/h 3.23 3.21
0-120 mi/h 4.19 4.19
0-130 mi/h 4.74 4.75
0-250 mi/h 21.89 21.86
60-130 mi/h 2.99 2.99
0-200 mi/h 10.86 10.86

Além dos 22 recordes mencionados na tabela acima, o Rimac Nevera também registrou mais um recorde de frenagem, indo de 100 a 0 km/h em 29,12 metros, como medido pela RaceLogic ou 28,96 m como verificado pela Dewesoft.

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