O maior mercado europeu registrou crescimento nas vendas de veículos novos pelo 2º mês seguido. Com 281.361 unidades comercializadas em março de acordo com a KBA, entidade que representa os revendedores no país, a alta em relação ao mesmo período de 2022 foi de 16,6%. O acumulado, de 666.818 unidades, já é quase 7% superior.
A Volkswagen (49.894) manteve uma confortável liderança entre as montadoras e cresceu quase 2 pontos percentuais de participação no período. A Mercedes-Benz (28.108), vice, garantiu pelo menos 10% de market share pelo 3º mês consecutivo. Preferida por 27.699 consumidores, a Audi manteve o 3º lugar dos últimos dois meses. A Ford, com 11.498 unidades, foi a única do top 10 com desempenho pior do que há um ano (-11%).
POS. | MARCA | MAR.2023 | % MERCADO 2023 | MAR.2022 | % MERCADO 2022 | % VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º | VOLKSWAGEN | 49.894 | 17,7% | 38.543 | 16,0% | 29,5% |
2º | MERCEDES-BENZ | 28.108 | 10,0% | 20.360 | 8,4% | 38,1% |
3º | AUDI | 27.699 | 9,8% | 21.752 | 9,0% | 27,3% |
4º | BMW | 21.246 | 7,6% | 19.804 | 8,2% | 7,3% |
5º | SKODA | 16.040 | 5,7% | 12.249 | 5,1% | 30,9% |
6º | OPEL | 13.317 | 4,7% | 11.808 | 4,9% | 12,8% |
7º | SEAT | 11.715 | 4,2% | 11.188 | 4,6% | 4,7% |
8º | FORD | 11.498 | 4,1% | 12.942 | 5,4% | -11,2% |
9º | HYUNDAI | 9.687 | 3,4% | 9.529 | 3,9% | 1,7% |
10º | TESLA | 8.703 | 3,1% | 8.045 | 3,3% | 8,2% |
11º | FIAT | 8.190 | 2,9% | 8.055 | 3,3% | 1,7% |
12º | TOYOTA | 6.655 | 2,4% | 7.028 | 2,9% | -5,3% |
13º | KIA | 6.371 | 2,3% | 6.838 | 2,8% | -6,8% |
14º | RENAULT | 6.100 | 2,2% | 8.074 | 3,3% | -24,4% |
15º | DACIA | 5.931 | 2,1% | 4.530 | 1,9% | 30,9% |
16º | MAZDA | 5.791 | 2,1% | 5.084 | 2,1% | 13,9% |
17º | MINI | 5.113 | 1,8% | 3.815 | 1,6% | 34,0% |
18º | PEUGEOT | 4.879 | 1,7% | 3.747 | 1,6% | 30,2% |
19º | NISSAN | 4.590 | 1,6% | 2.864 | 1,2% | 60,3% |
20º | VOLVO | 4.281 | 1,5% | 3.086 | 1,3% | 38,7% |
... | ... | ... | ... | ... |
| ... |
| TOTAL | 281.361 | 100,0% | 241.330 | 100,0% | 16,6% |
| ACUMULADO | 666.818 | 100,0% | 625.954 | 100,0% | 6,5% |
No ranking de modelos, um SUV comandou as ações. Com 7.524 unidades, menos de 300 unidades à frente do Golf (7.253) – líder em janeiro e fevereiro -, o VW T-Roc assegurou sua 3ª vitória no mercado local (as outras foram em outubro/21 e em agosto/22). Com o Tiguan (6.010) em 3º, a Volkswagen voltou a comandar o pódio.
Vice em fevereiro, o Tesla Model Y (5.701) garantiu sua 4ª presença seguida no top 5. Em situação oposta, o Model 3 (2.560) registrou a maior retração dentre os cinquenta mais vendidos (-54%). Na disputa entre os sedãs de marcas premium, Mercedes-Benz Classe C (4.583) e Audi A4 (4.328) cresceram e garantiram lugar no top 10, enquanto o BMW Série 3 (3.228), em baixa (-4,2%), foi apenas o 17º.
POS. | MODELO | MAR.2023 | % MERCADO 2023 | MAR.2022 | % MERCADO 2022 | % VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º | VW T-ROC | 7.524 | 2,7% | 3.331 | 1,4% | 125,9% |
2º | VW GOLF | 7.253 | 2,6% | 7.564 | 3,1% | -4,1% |
3º | VW TIGUAN | 6.010 | 2,1% | 5.254 | 2,2% | 14,4% |
4º | TESLA MODEL Y | 5.701 | 2,0% | 2.529 | 1,0% | 125,4% |
5º | OPEL CORSA | 5.123 | 1,8% | 3.112 | 1,3% | 64,6% |
6º | MINI | 5.113 | 1,8% | 3.815 | 1,6% | 34,0% |
7º | SKODA OCTAVIA | 4.970 | 1,8% | 1.173 | 0,5% | 323,7% |
8º | MERCEDES CLASSE C | 4.583 | 1,6% | 3.308 | 1,4% | 38,5% |
9º | FIAT 500 | 4.384 | 1,6% | 4.318 | 1,8% | 1,5% |
10º | AUDI A4 | 4.328 | 1,5% | 3.313 | 1,4% | 30,6% |
11º | VW PASSAT | 4.041 | 1,4% | 3.649 | 1,5% | 10,7% |
12º | MERCEDES GLC | 3.855 | 1,4% | 2.806 | 1,2% | 37,4% |
13º | VW TRANSPORTER | 3.442 | 1,2% | 3.779 | 1,6% | -8,9% |
14º | BMW X1 | 3.367 | 1,2% | 2.084 | 0,9% | 61,6% |
15º | AUDI A6 | 3.312 | 1,2% | 2.716 | 1,1% | 21,9% |
16º | AUDI Q3 | 3.236 | 1,2% | 2.355 | 1,0% | 37,4% |
17º | BMW SÉRIE 3 | 3.228 | 1,1% | 3.371 | 1,4% | -4,2% |
18º | VW ID.4 | 3.212 | 1,1% | 1.026 | 0,4% | 213,1% |
19º | AUDI A3 | 3.208 | 1,1% | 3.858 | 1,6% | -16,8% |
20º | VW POLO | 3.109 | 1,1% | 1.856 | 0,8% | 67,5% |
21º | NISSAN QASHQAI | 2.987 | 1,1% | 1.341 | 0,6% | 122,7% |
22º | VW T-CROSS | 2.987 | 1,1% | 2.969 | 1,2% | 0,6% |
23º | AUDI Q5 | 2.911 | 1,0% | 1.936 | 0,8% | 50,4% |
24º | SEAT FORMENTOR | 2.869 | 1,0% | 4.552 | 1,9% | -37,0% |
25º | FIAT DUCATO | 2.791 | 1,0% | 3.367 | 1,4% | -17,1% |
26º | FORD FOCUS | 2.788 | 1,0% | 1.895 | 0,8% | 47,1% |
27º | AUDI A1 | 2.660 | 0,9% | 1.036 | 0,4% | 156,8% |
28º | MERCEDES CLASSE A | 2.636 | 0,9% | 1.605 | 0,7% | 64,2% |
29º | MERCEDES CLASSE E | 2.594 | 0,9% | 2.607 | 1,1% | -0,5% |
30º | VW ID.3 | 2.582 | 0,9% | 681 | 0,3% | 279,1% |
31º | TESLA MODEL 3 | 2.560 | 0,9% | 5.516 | 2,3% | -53,6% |
32º | BMW SÉRIE 5 | 2.541 | 0,9% | 1.557 | 0,6% | 63,2% |
33º | OPEL MOKKA | 2.516 | 0,9% | 2.665 | 1,1% | -5,6% |
34º | HYUNDAI KONA | 2.431 | 0,9% | 2.634 | 1,1% | -7,7% |
35º | TOYOTA YARIS | 2.357 | 0,8% | 2.409 | 1,0% | -2,2% |
36º | MERCEDES GLA | 2.326 | 0,8% | 1.195 | 0,5% | 94,6% |
37º | VW TAIGO | 2.302 | 0,8% | 1.423 | 0,6% | 61,8% |
38º | SKODA KODIAQ | 2.259 | 0,8% | 1.731 | 0,7% | 30,5% |
39º | BMW SÉRIE 4 | 2.257 | 0,8% | 1.557 | 0,6% | 45,0% |
40º | BMW SÉRIE 2 | 2.155 | 0,8% | 1.140 | 0,5% | 89,0% |
41º | DACIA DUSTER | 2.142 | 0,8% | 1.392 | 0,6% | 53,9% |
42º | KIA CEED | 2.129 | 0,8% | 2.528 | 1,0% | -15,8% |
43º | FORD TRANSIT | 2.121 | 0,8% | 2.599 | 1,1% | -18,4% |
44º | SEAT LEON | 2.101 | 0,7% | 2.104 | 0,9% | -0,1% |
45º | DACIA SANDERO | 2.064 | 0,7% | 1.768 | 0,7% | 16,7% |
46º | SKODA KAROQ | 2.021 | 0,7% | 2.437 | 1,0% | -17,1% |
47º | SEAT ATECA | 1.986 | 0,7% | 1.192 | 0,5% | 66,6% |
48º | AUDI Q2 | 1.979 | 0,7% | 1.475 | 0,6% | 34,2% |
49º | MERCEDES GLB | 1.908 | 0,7% | 851 | 0,4% | 124,2% |
50º | BMW SÉRIE 1 | 1.885 | 0,7% | 1.255 | 0,5% | 50,2% |
Fontes: KBA / Best Selling Cars Blog