Nova picape da Ram terá volante de Jeep e console tipo Fastback
Inédita caminhonete brasileira terá bancos exclusivos, seletor giratório para troca de marchas e console central elevado
Principal lançamento do calendário de novidades da Ram para o mercado nacional em 2023, a inédita picape monobloco da marca aos poucos vai se tornando conhecida. A própria Stellantis adiantou detalhes do exterior em teasers revelados nesta semana e, agora, flagra captado por João Brigato mostra pela primeira vez como será a caminhonete por dentro.
Nas imagens, a picape ainda aparece camuflada e com partes do painel cobertas por lonas. Mesmo assim, é possível notar o formato dos bancos, que terão design inspirado nos assentos das irmãs maiores 1500 e 2500. Os encostos terão abas laterais bem destacadas, grafias gravadas e, nesta versão, revestimento em tom mais claro.
Destaque ainda para console central elevado com apoio de braço central e porta-copos integrados (arranjo parecido com o do Fiat Fastback), comandos reunidos em posição próxima ao motorista e painéis de porta com maçanetas internas emprestadas dos primos Compass e Commander. O valente também é compartilhado com os Jeep.
Entre os equipamentos, as imagens adiantam a presença de freio de estacionamento com comando eletrônico e botão giratório para seleção das marchas. Ainda na lista de recursos, existe a possibilidade de a marca ofertar caçamba com Rambox (gavetas laterais de armazenamento). No flagra, é possível notar na área de carga recuo interno que indica espaço para instalação do item. Se confirmado, provavelmente será oferecido como opcional.
Conhecida internamente pelo codinome 291, a nova picape será construída sobre a plataforma Small Wide 4×4 e, portanto, dividirá diversos elementos estruturais com os modelos Jeep Compass, Jeep Commander e Fiat Toro. Não à toa, será produzida na mesma fábrica dos primos: o complexo industrial de Goiana, em Pernambuco. O porte, no entanto, será superior, já que a arquitetura será alongada para garantir tamanho aproximado de picape média.
Sob o capô, serão adotados motores turbodiesel e turboflex. A tração será 4x4, com acionamento eletrônico. O câmbio automático de 9 marchas - usado pelos diversos produtos da Stellantis - também é dado como certo. O lançamento é aguardado ainda para este ano, tendo em visto o ritmo adiantado do projeto.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
Fonte: João Brigato
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo chefão da Ram admite crise nas vendas: "estamos tomando uma surra"
Calmon: GAC vai acirrar rivalidade com BYD e GWM no Brasil
Nova Dakota vem aí? Ram confirma picape acima da Rampage para 2025
Semana Motor1.com: Ranger no Latin NCAP, a mentira do novo Celta e mais
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
Novo Hyundai Palisade tem os maiores piscas que vimos num carro
Ram Rampage 2025 estreia novo 2.2 turbodiesel e nova versão de entrada