A Stellantis segue empenhada na estratégia de atiçar os fãs e criar expectativa em torno do lançamento da nova picape nacional da Ram. Prova disso é a divulgação de minissérie com detalhes sobre os bastidores do desenvolvimento do projeto. No filme, a marca mostra o processo de criação do design e confirma que os trabalhos foram tocados em parceria com equipes da matriz nos Estados Unidos.

Breno Kamei, vice-presidente da Ram para a América do Sul, destaca que a picape terá como destaque características como potência, robustez, capacidade, luxo e tecnologia. O design será tipicamente Ram, fielmente inspirado nas demais picapes da empresa. "Será a perfeita combinação das escolas de engenharia e design do Brasil e dos Estados Unidos", disse Antonio Filosa, presidente da Stellantis para a América do Sul.

Conhecida internamente pelo codinome 291, a nova picape será construída sobre a plataforma Small Wide 4×4 e, portanto, dividirá diversos elementos estruturais com os modelos Jeep Compass, Jeep Commander e Fiat Toro. Não à toa, será produzida na mesma fábrica dos primos: o complexo industrial de Goiana, em Pernambuco. O porte, no entanto, será superior, já que a arquitetura será alongada para garantir tamanho aproximado de picape média.

Na prática, a caminhonete ficará posicionada acima da Toro e abaixo da Ram Classic, rivalizando em preço com as médias do mercado - leia-se Toyota Hilux, Chevrolet S10, Ford Ranger, Mitsubishi L200 e companhia. Diferente das rivais, a construção será do tipo monobloco e acompanhará o esquema já visto nas menores Toro e Ford Maverick, por exemplo.

Sob o capô, serão adotados motores turbodiesel e turboflex. A tração será 4x4, com acionamento eletrônico. O câmbio automático de 9 marchas - usado pelos diversos produtos da Stellantis - também é dado como certo. O lançamento é aguardado ainda para este ano, tendo em visto o ritmo adiantado do projeto.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com