Contando com cinco dias úteis a mais do que em fevereiro, o mercado de veículos usados finalmente mostrou evolução. Segundo os números oficiais divulgados pela Fenabrave, foram vendidos em março 952.882 veículos – 812.244 automóveis e 141.638 comerciais leves -, 10,93% a mais em comparação com o mesmo período de 2022.
Em relação a fevereiro (726.577), a evolução chegou a 31,28%. Como dado interessante, deste total apenas 9,1% foram de veículos com até três anos de uso. Com estes resultados, o acumulado do 1º trimestre foi de 2.465.109 unidades, alta de 7,4% frente ao ano anterior – em números absolutos, quase 170 mil unidades a mais. Volkswagen (19,99%), Chevrolet (19,02%), Fiat (18,92%), Ford (9,25%) e Toyota (5,32%) foram as cinco primeiras colocadas entre as montadoras.
De acordo com Andreta Jr, presidente da entidade, “a melhora de março era esperada, dada a diferença de dias úteis do mês. No trimestre, as transações acumuladas de usados atingiram níveis pré-pandemia, o que mostra que o mercado vem consumindo mais carros usados, em função do endividamento das famílias, taxas de juros elevadas e restrição de crédito para a aquisição de veículos novos. Nossa preocupação é que quanto mais a frota envelhece, mais poluição e acidentes são causados”.
Entre os automóveis, a lista dos dez primeiros colocados teve apenas uma alteração frente a fevereiro, com o Ford Fiesta (18.349) em 10º com apenas 20 unidades a mais do que o Chevrolet Corsa (18.329). No topo, sem surpresas, o Volkswagen Gol se aproximou das 70 mil unidades (68.469), enquanto os Fiat Palio (39.598) e Uno (38.461) novamente completaram o pódio com diferença reduzida entre eles.
Na disputa pelo 4º lugar, o Chevrolet Onix (27.749) continuou abrindo vantagem sobre o Chevrolet Celta (23.725). Preferido por 22.092 consumidores, o Toyota Corolla se manteve como único sedã no top 10. 18º, o Ford EcoSport (12.629) segue líder entre os SUVs, mas com diferença cada vez menor em relação ao Jeep Renegade (10.070). O Fiat Argo (6.938), 26º, foi destaque ao registrar evolução superior a 75% no período.
POS. | MODELO | MAR.23 | MAR.22 | % 2023/2022 |
1º | VW GOL | 68.469 | 58.032 | 17,98% |
2º | FIAT PALIO | 39.598 | 34.798 | 13,79% |
3º | FIAT UNO | 38.461 | 34.053 | 12,94% |
4º | CHEVROLET ONIX | 27.749 | 21.068 | 31,71% |
5º | CHEVROLET CELTA | 23.725 | 21.498 | 10,36% |
6º | TOYOTA COROLLA | 22.092 | 17.519 | 26,10% |
7º | VW FOX | 21.600 | 18.590 | 16,19% |
8º | FORD KA | 21.127 | 17.146 | 23,22% |
9º | HYUNDAI HB20 | 20.014 | 15.255 | 31,20% |
10º | FORD FIESTA | 18.349 | 15.824 | 15,96% |
11º | CHEVROLET CORSA | 18.329 | 16.535 | 10,85% |
12º | FIAT SIENA | 16.831 | 14.317 | 17,56% |
13º | HONDA CIVIC | 15.412 | 12.776 | 20,63% |
14º | RENAULT SANDERO | 14.805 | 12.582 | 17,67% |
15º | CHEVROLET CLASSIC | 14.353 | 12.960 | 10,75% |
16º | VW VOYAGE | 13.249 | 10.104 | 31,13% |
17º | CHEVROLET PRISMA | 12.701 | 11.002 | 15,44% |
18º | FORD ECOSPORT | 12.629 | 10.524 | 20,00% |
19º | HONDA FIT | 11.218 | 9.130 | 22,87% |
20º | JEEP RENEGADE | 10.070 | 6.400 | 57,34% |
21º | JEEP COMPASS | 9.206 | 5.590 | 64,69% |
22º | VW POLO | 8.794 | 6.641 | 32,42% |
23º | HONDA HR-V | 7.722 | 4.959 | 55,72% |
24º | HYUNDAI HB20S | 7.261 | 5.437 | 33,55% |
25º | CITROËN C3 | 7.149 | 5.941 | 20,33% |
26º | FIAT ARGO | 6.938 | 3.946 | 75,82% |
27º | RENAULT DUSTER | 6.760 | 5.152 | 31,21% |
28º | RENAULT KWID | 6.358 | 4.595 | 38,37% |
29º | VW GOLF | 6.164 | 5.341 | 15,41% |
30º | RENAULT LOGAN | 6.016 | 5.227 | 15,09% |
31º | FIAT MOBI | 5.632 | 3.901 | 44,37% |
32º | VW FUSCA | 5.526 | 4.960 | 11,41% |
33º | FIAT WEEKEND | 5.508 | 4.702 | 17,14% |
34º | CHEVROLET VECTRA | 5.500 | 4.852 | 13,36% |
35º | HONDA CITY | 5.405 | 4.344 | 24,42% |
36º | HYUNDAI CRETA | 5.371 | 3.362 | 59,76% |
37º | CHEVROLET ASTRA | 5.261 | 4.850 | 8,47% |
38º | RENAULT CLIO | 5.230 | 4.866 | 7,48% |
39º | CHEVROLET TRACKER | 5.175 | - | - |
40º | CHEVROLET CRUZE SEDAN | 5.105 | 3.961 | 28,88% |
41º | VW UP | 5.087 | 4.024 | 26,42% |
42º | FIAT PUNTO | 4.813 | 4.280 | 12,45% |
43º | FORD FIESTA SEDAN | 4.785 | 4.333 | 10,43% |
44º | VW PARATI | 4.710 | 4.209 | 11,90% |
45º | CHEVROLET SPIN | 4.682 | 3.412 | 37,22% |
46º | CHEVROLET COBALT | 4.675 | 3.996 | 16,99% |
47º | NISSAN KICKS | 4.673 | - | - |
48º | FORD KA SEDAN | 4.425 | - | - |
49º | FORD FOCUS | 4.351 | 3.835 | 13,46% |
50º | HYUNDAI TUCSON | 4.027 | 3.647 | 10,42% |
... | ... | ... | ... | ... |
TOTAL AUTOS - 2023 | 812.244 | |||
TOTAL AUTOS - 2022 | 730.964 | |||
VARIAÇÃO % | 11,12% |
Já na disputa entre os comerciais leves, a Chevrolet D20 (1.274) voltou a perder espaço em relação ao ano anterior e desta vez de maneira isolada – a Ford F1000 (1.367), no negativo em fevereiro, desta vez avançou discretamente. Com mais de 9 mil unidades à frente da Volkswagen Saveiro (19.598), a Fiat Strada (28.917) comemorou mais um mês no topo.
POS. | MODELO | MAR.23 | MAR.22 | % 2023/2022 |
1º | FIAT STRADA | 28.917 | 23.088 | 25,25% |
2º | VW SAVEIRO | 19.598 | 16.076 | 21,91% |
3º | CHEVROLET S10 | 13.835 | 11.643 | 18,83% |
4º | TOYOTA HILUX | 11.203 | 9.634 | 16,29% |
5º | FIAT TORO | 9.628 | 7.119 | 35,24% |
6º | CHEVROLET MONTANA | 7.690 | 6.781 | 13,41% |
7º | FORD RANGER | 6.587 | 5.503 | 19,70% |
8º | FIAT FIORINO | 5.746 | 4.708 | 22,05% |
9º | VW KOMBI | 4.539 | 4.186 | 8,43% |
10º | MITSUBISHI L200 | 4.542 | 3.913 | 16,07% |
11º | VW AMAROK | 4.098 | 3.268 | 25,40% |
12º | NISSAN FRONTIER | 3.082 | 2.255 | 36,67% |
13º | FIAT DUCATO | 1.659 | 1.487 | 11,57% |
14º | RENAULT OROCH | 1.679 | 1.238 | 35,62% |
15º | RENAULT MASTER | 1.633 | 1.404 | 16,31% |
16º | FORD PAMPA | 1.288 | 1.214 | 6,10% |
17º | FORD F1000 | 1.367 | 1.326 | 3,09% |
18º | HYUNDAI HR | 1.420 | 1.264 | 12,34% |
19º | CHEVROLET D20 | 1.274 | 1.298 | -1,85% |
20º | FORD COURIER | 1.220 | 1.048 | 16,41% |
... | ... |
|
| ... |
TOTAL COMERCIAIS - 2023 | 141.638 | |||
TOTAL COMERCIAIS - 2022 | 128.902 | |||
VARIAÇÃO % | 9,88% |
TOTAL (AUTOS + COMERCIAIS) - 2023 | 953.882 |
TOTAL (AUTOS + COMERCIAIS) - 2022 | 859.866 |
VARIAÇÃO % | 10,93% |
Fonte: Fenabrave