Volkswagen Polo sairá de linha na Europa na primeira metade de 2024
Fim da produção do modelo na fábrica de Navarra, na Espanha, já foi informado ao sindicato local
O Volkswagen Polo como conhecemos definitivamente não terá vida longa no portfólio europeu da empresa. Conforme vem especulado, o modelo não ganhará nova geração com motores tradicionais e acabará saindo de linha para dar lugar a inédito compacto elétrico. O fim da produção já foi anunciado na fábrica de Navarra, na Espanha, e tem até data programada para acontecer: primeiro semestre de 2024.
De acordo com o site francês L'Argus, a produção do Polo ainda continuará em outros lugares do mundo, como África do Sul, Brasil e China, porém nenhum deles abastecerá a Europa. Dessa forma, a fábrica espanhola continuará em atividade montando apenas os SUVs Taigo (versão europeia do Nivus) e T-Cross. Os crossovers seguirão em linha até o final do ciclo de vida atual (2025 e 2027, respectivamente) e, assim como o Polo, não ganharão novas gerações tradicionais.
Com a saída do Polo, a fábrica de Navarra terá seu volume anual de produção reduzido para 250.000 unidades em 2024 e apenas 150.000 em 2025. A partir daí, importantes investimentos em eletrificação serão aplicados na planta e, já em 2026, o ritmo de produção voltará a subir, alcançando 200.000 unidades. Para 2027, a meta é produzir 300.000 veículos.
Os números já levam em conta os inéditos crossovers elétricos que serão produzidos no complexo. Ao que tudo indica, serão montados por lá a versão SUV do ID.2 e seus respectivos equivalentes das marcas Skoda e Seat. Na prática, serão os sucessores elétricos de T-Cross, Kamiq e Arona, respectivamente.
Volkswagen ID.2all
Já o ID.2, responsável por suceder o Polo, será produzido na fábrica de Martorell, também na Espanha. Chegará ao mercado em 2025, ou seja, cerca de um ano depois do adeus do Polo. Levando em conta a força comercial do nome, especulações indicam que a Volkswagen poderá adotar o batismo ID.Polo no carro de produção.
A nova estratégia, vale lembrar, vale especialmente para a Europa. Em outros mercados, como o Brasil, os Volkswagen Polo e T-Cross seguirão em linha normalmente, ainda mais levando em conta que o processo de eletrificação por aqui não está tão avançado quanto no Velho Continente.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
Fonte: L'Argus
Bombando
ÚLTIMOS ARTIGOS
- 15:23 Volkswagen e Renault desistem de parceria para carro elétrico barato
- 11:02 Semana Motor1.com: S10 e T-Cross 2025, BYD lança a Shark e mais
- 10:00 Aston Martin quer fazer um SUV off-road para brigar com Land Rover Defender
- 09:01 Quem é quem: os logotipos das novas marcas chinesas (Parte 1)
- 08:01 Fiat Mobi 2025 é vendido por R$ 65.890 e parcelas de R$ 899
- 17:00 Kia: garantia de 5 anos no Brasil agora é sem limite de quilometragem
- 16:30 Classic pode ser a próxima moto da Royal Enfield a ter motor 650
- 15:17 Volkswagen Saveiro 2025 tem nova multimídia e fica até R$ 2.200 mais cara
Sobre este artigo
Marca/Modelo | |
Categoria |