À venda no mercado internacional há aproximadamente 6 anos, quando foi apresentado no Salão de Detroit, o Tiguan Allspace parece ter futuro incerto dentro do portfólio da Volkswagen. Prova disso vem de reportagem recente do site espanhol Motor.es, que dá como certo o fim de linha do modelo nos próximos anos.

De acordo com a publicação, o modelo cumprirá apenas o tempo do ciclo de vida atual e logo depois será descontinuado do mercado. Dessa forma, não ganhará continuidade como a versão tradicional, cuja nova geração já roda em testes finais e não deve demorar mais do que alguns meses para ser revelada.

A principal razão para o fim de linha do Tiguan Allspace é comercial. Enquanto o Tiguan tradicional vendeu em 2017, 2018 e 2019 sempre acima de 200.000 unidades anuais na Europa, o Allspace nunca ultrapassou em nenhum dos anos mais que 50.000 unidades. Na prática, sempre vendeu menos até que seu rival e primo Skoda Kodiaq. 

Com 4,7 metros de comprimento e distância entre-eixos alongada, o Allscape se diferencia pela oferta extra de espaço para passageiros e bagagem. O modelo conta com espaço para até 7 pessoas e leva cerca de 700 litros no porta-malas, dependendo da configuração dos bancos.

Na nova geração, apenas o Tiguan tradicional será contemplado. Dessa forma, crescerá para oferecer mais espaço no porta-malas e suprir a demanda do irmão que não mudará de linhagem. Ao que tudo indica, o Allspace será substituído em 2026 por inédito SUV elétrico de 7 lugares da família ID. Até lá, seguirá em oferta como está.

Volkswagen Tiguan Allspace 2022

Tiguan Allspace no Brasil

Por aqui, o Allspace foi vendido até 2021 e conquistou boa reputação entre os compradores. A chegada do modelo reestilizado, já oferecido lá fora, é bastante aguardada pelos fãs, mas ainda não tem data marcada para acontecer. A própria Volkswagen alega que o modelo precisa atender às novas regras de emissões e consumo do Proconve L7 e que o processo de adaptação não é tão simples.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com