Adeus Passat: Volkswagen manterá apenas a perua Variant na próxima geração
Sedã deixará de ser oferecido mesmo sendo o mais vendido da categoria na Europa em 2022
O Volkswagen Passat deixou de ser oferecido no Brasil ainda em 2020. Em 2021, foi a vez de o sedã sair de linha nos Estados Unidos, enquanto que, em 2022, a atual geração do três volumes parou de ser produzida até na Europa. Sabia-se que uma nova geração estava sendo desenvolvida, mas tudo indica que o Passat sedã não terá sucessor.
Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen, concedeu uma entrevista ao site Automotive News Europe confirmando que a decisão já tinha sido tomada e o Passat de três volumes não será mais fabricado. Isso acontecerá apesar de o modelo ter sido o mais vendido de sua categoria na Europa no ano passado.
VW Passat Variant 2024 - Projeção
A nova geração do Passat já foi flagrada com a carroceria de perua, a Variant, e algumas projeções já imaginaram o visual do modelo. Mas, ao que parece, o modelo familiar será o único a receber as alterações. Esta nova geração deve começar a chegar às lojas europeias em setembro, indicando que a apresentação ocorrerá em meados de 2023.
A nova Volkswagen Passat Variant não será mais fabricada em Emden (ALE), pois a produção será transferida para Bratislava, na Eslováquia. Da mesma forma, a montagem do Skoda Superb, feito na base do Passat sedã, será realocada de Kvasiny (República Tcheca) para a mesma fábrica em Bratislava.
O próximo Superb será oferecido tanto com carroceria tipo liftback ou perua. Schäfer disse à publicação europeia que as entregas do modelo mais caro da Skoda começarão perto do final do ano. Em 2022, o Superb foi o segundo carro mais vendido em seu segmento, depois do Passat.
Volkswagen Passat Variant (2019)
O fim do Volkswagen Passat sedã na Europa segue a tendência de outros sedãs maiores por lá. No passado foram bons de lojas, mas foram retirados do Velho Continente nos últimos tempos com o advento dos SUVs. Modelos como o Opel Insignia e do Ford Mondeo são exemplos. O Peugeot 508 passou recentemente por um facelift, o que significa que permanecerá por mais alguns anos. Apesar de seu projeto antigo, o Mazda6 ainda está disponível naquela região.
Embora o Passat três volumes oficialmente não exista mais, a VW ainda oferece o Arteon como um substituto mais elegante e visual acupezado, complementado por sua perua Shooting Brake também. Curiosamente, Schäfer diz que a nova geração da Passat Variant foi desenvolvida pela Skoda, sem entrar em detalhes.
A lógica nos diz que ela usará mais uma evolução da plataforma MQB com motores a gasolina e diesel mais eficientes, projetados para atender às normas Euro 7. O próximo Skoda Superb trará opções de motorização híbrida plug-in, então espera-se minimamente mesmo para o futuro do nome Passat, mesmo que apenas na forma de perua. Vale lembrar que a VW lançará este ano um carro elétrico chamado de ID.7 com porte semelhante ao do Passat e o conceito Space Vizzion adiantou como seria sua respectiva perua elétrica, que deve chegar ainda nesta década.
VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM
Fonte: Automotive News Europe
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Esquecido na Europa, Volkswagen Passat ganha nova geração só na China
Após divergência, Kia estará no Salão do Automóvel 2025
Cancelado no resto do mundo, VW Passat segue vivo na China
Flagra: Onix e Tracker 2026 se aproximam do lançamento no Brasil
Volkswagen Passat ganha nova geração, mas deixa de lado a versão sedã
Renault confirma fim de Stepway e Oroch com motor 1.3 turbo
VW Passat faz 50 anos: veja a história do carro que foi sucesso no Brasil