A Royal Enfield é uma marca que se tornou conhecida por criar motocicletas boas, honestas e cotidianas. Elas não costumam a última palavra de tecnologia, porém. Não são as mais sofisticadas, mas são motos mais do que capazes para as pessoas comuns comprarem, pilotarem e desfrutarem em suas vidas diárias. 

Com as opções da Royal Enfield, tem-se motos sólidas a preços razoáveis e, em seguida, gastar o dinheiro que economizaram em outros assuntos urgentes ou em suas próprias personalizações para tornar suas motos exclusivas. Nem todo mundo vai gostar delas, e tudo bem, porque muitas pessoas certamente gostam.

Atualmente, a Enfield tem três famílias de motores nas quais tem se concentrado para desenvolver. Há as motos de plataforma J 350, que atualmente consistem em Meteor 350, Classic 350, Hunter 350 e Bullet 350. Depois, há as 650 Twins, que consistem em: Continental GT 650, Interceptor 650, Super Meteor 650 e Shotgun 650. Como exceção, temos a novíssima Himalayan 450, que atualmente é a única motocicleta que usa esse motor. Parece improvável que continue assim por muito tempo, mas, de qualquer forma, essa é a situação atual. Os planos da marca, porém, continuam em expansão.

Éramos 5?

Captura de tela do registro da marca registrada Royal Enfield Classic 650 Twin

Captura de tela do registro da marca registrada Royal Enfield Classic 650 Twin

No momento em que este artigo foi escrito, existem atualmente quatro motos que usam o motor 650 Twin na linha de motos da Royal Enfield. No entanto, um novo registro de marca registrada com data de aplicação de 9 de maio de 2024 foi recentemente apresentado pela empresa ao Escritório de Propriedade Intelectual da Índia. Como muitos nomes de modelos da Enfield, ele é bem direto sobre o que poderia ser.

Assim como o Meteor 350 antes dele, será que chegou a hora de a Classic 350 passar de apenas uma monocilíndrica e ser promovida para o ramo dos bicilíndricos paralelos, levando seu estilo de inspiração retrô para um novo patamar?

Embora a Classic 350 seja uma motocicleta divertida e fácil de manusear, há momentos em que uma pequena motocicleta de 350 cm3 não vai lhe dar a potência que você quer (ou talvez precise). Agora, imagine uma motocicleta com as características de estilo da Classic 350 e o coração de uma 650 Twin, e não é preciso ser um gênio para ver o potencial. 

Questão de ordem

Entrando puramente no campo da especulação, será que uma potencial Classic 650 Twin poderia dar mais uma indicação dos planos da Enfield para expandir a linha? A Meteor 350 foi a primeira motocicleta com plataforma J a ser lançada. Eventualmente, ela se tornou a primeira nova adição à linha 650 Twin desde que as duas motos originais foram lançadas. Embora a Shotgun 650 não tenha uma equivalente de 350 cc, a Classic 350 foi a próxima motocicleta a aparecer na linha 350.

Será que a Hunter 650 poderia seguir seus passos, se estivermos seguindo a ordem de lançamento das 350? Ou será que uma Hunter 450 é mais provável, especialmente porque a construção da plataforma 450 é, em sua maior parte, uma incógnita neste momento?

Há também um forte argumento a favor de um Bullet 650, dada a popularidade duradoura do Bullet 500 no passado. Até o momento, no entanto, não há nenhuma evidência de apoio para esse tópico específico de modelo futuro; apenas uma especulação otimista.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com