A Aston Martin quer capitalizar o enorme sucesso de seu SUV DBX, transformando-o em um rival do Land Rover Defender. Aproveitando a crescente demanda por off-roaders, a empresa sediada em Gaydon está analisando as perspectivas de lançar um veículo elegante que possa ir a qualquer lugar. A Autocar informa que o novo derivado é conhecido internamente como "Projeto Rambo", uma referência ao LM002 "Rambo Lambo".
A revista britânica chega a chamá-lo de "modelo de choque", cujas propostas de design estão sendo estudadas atualmente. Lawrence Stroll, o chairman executivo da Aston Martin, ainda não aprovou o DBX aventureiro para produção, mas pode puxar o gatilho se houver um case comercial sólido. Em vez de ser um membro permanente da linha de produção, ele poderia acabar como uma edição especial. Há rumores de que a produção será limitada a apenas 2.500 exemplares.
A ironia desse rumor é que o 4x4 da Aston Martin poderia usar o mesmo V8 biturbo de 4,0 litros que equipa o Mercedes-AMG G63. Esse motor micro-híbrido é capaz de produzir 585 cv e 86,7 kgfm de torque, permitindo que o Classe G mais esportivo atinja 60 mph (96 km/h) em 4,2 segundos. No entanto, o DBX para todos os tipos de terreno seria mais rápido, pois a versão normal é cerca de 317 kg mais leve que o Geländewagen modificado pela AMG.
Lembre-se de que o DBX comum também usa o motor M177 de Affalterbach, com 707 cv e 91,8 kgfm no DBX707. O modelo regular foi descontinuado para 2025, deixando apenas a variante de maior potência à venda. Ele atinge 60 mph (96 km/h) em 3,1 segundos e atinge uma velocidade máxima de 311 km/h.
A Mercedes-AMG já tem a tecnologia para muito mais potência, mas não está claro se a Aston Martin terá acesso a ela. O recém-lançado GT63 S E Performance combina o 4.0 V8 biturbo com um motor elétrico para uma potência combinada de 816 cv e 144,7 kgfm. Esses números tornariam o chamado Projeto Rambo o SUV mais potente do mundo com um motor a combustão.
Quanto ele custaria? A lógica nos diz que o off-roader teria um preço superior ao do DBX707, que custava a partir de US$ 245.085 (R$ 1.250.791) antes do facelift. Ao mesmo tempo, o robusto Aston Martin custaria consideravelmente mais do que o AMG G63, que para 2025 começa em um valor estimado de US$ 188.000 (R$ 959.458).
Fonte: Autocar