Em meio a tantos rumores sobre o que acontecerá com o novo Volkswagen Tiguan, a marca alemã segue testando o SUV médio, desta vez avistado nos Estados Unidos. É uma situação interessante, pois as últimas informações dizem que a versão Allspace não terá uma nova versão na Europa, gerando dúvidas sobre seu futuro também nos EUA e México (onde é produzido).

Esta unidade está usando alguns adesivos para disfarçar o design em alguns locais específico como entre os faróis e a grade superior. O para-choque também está com um painel para cobrir uma parte da peça. Os radiadores estão visíveis logo atrás desta parte e tem passagens de ar verticais em cada borda externa. Por fim, conta com um pequeno splitter na parte de baixo.

Galeria: Volkswagen Tiguan 2024 em testes

Passando para a lateral, o protótipo avistado não parece mudar muito em comparação ao modelo atual. A frente é um pouco mais alta e os víncos atravessando as portas não estão tão pronunciados.

Next-Gen Volkswagen Tiguan Spy Shots
VW Tiguan Side

Na traseira, a Volkswagen escondeu as lanternas com adesivos imitando o design atual. Um apinel cobre as saídas do escapamento, fazendo com que o para-choque tenha a mesma aparência do Tiguan vendido hoje.

Desta vez não conseguimos ver nada da cabine, mas um flagra anterior adiantou um pouco de como será o interior. As fotos mostraram uma tela bem grande para a central multimídia, que parece um tablet grudado no painel. O cluster de instrumentos também aparenta utilizar um display totalmente digital.

O que é dito nos bastidores é que o novo Tiguan utilizará uma atualização da plataforma MQB-A1 usada atualmente. Como a Volkswagen está fazendo investimentos significantes nos carros elétricos e os modelos a combustão perderão cada vez mais espaço nos próximos anos, as fabricantes não estão gastando muito tempo ou dinheiro com veículos deste tipo.

Ainda não há qualquer informação ou rumor sobre a motorização. Utilizar uma evolução da plataforma poderia levar a reaproveitar os motores atuais. Especula-se que o Tiguan receberá uma versão mais potente, mas que não seria uma variante Tiguan R. E deve seguir contando com uma configuração híbrida plug-in.

Na Alemanha, as mídias locais falam que a nova geração do Tiguan também terá uma versão totalmente elétrica. Porém, ela usaria a plataforma MEB-Plus feita especificamente para VEs. A produção começaria somente em 2026, em Wolfsburg (Alemanha).

Enquanto isso, aguardamos a Volkswagen decidir se trará o Tiguan Allspace novamente ao Brasil, com a reestilização que já está sendo produzida no México. Motor1.com apurou que o SUV ainda está em testes para conseguir atender as normas de emissões do Proconve L7 e que nem está previsto na lista de 15 lançamentos até 2025. Se vier nos próximos dois anos, seria um carro extra, mas é um indicativo de que a situação não é nada boa para o utilitário médio.


VEJA NO CANAL MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com