Volkswagen já prepara adeus aos carros a combustão na Europa
CEO da fabricante confirma que Tiguan, Passat e T-Roc serão os últimos modelos novos com motores a gasolina
A virada da Volkswagen para uma linha totalente elétrica na Europa está mais do que confirmada, mas a dúvida é: quais serão os últimos carros a combustão da marca alemã? Thomas Schäfer, CEO da empresa, conversou com a revista Automobilwoche e confirmou que a VW está se preparando para lançar seus últimos veículos com modelos térmicos e ainda confirmou quais serão.
Ainda este ano, a Volkswagen pretende lançar a nova geração do Passat, que agora será oferecido somente na versão perua; e do Tiguan, avistado em testes diversas vezes. Para o ano que vem, a marca lançará o novo Tayron (um SUV médio chinês) e a segunda geração do utilitário compacto T-Roc em 2025. Schäfer diz que estes serão os últimos carros a combustão e estarão disponíveis até a próxima década: "O T-Roc será o último motor a combustão novo na Europa que veremos no horizonte. É claro, outros receberão grandes atualizações de produtos. Mas, veículos totalmente novos não estão nos planos após isso, ao menos por enquanto."
VW Golf GTI 40th Anniversary Edition 2023
E quanto ao Golf? Uma "grande atualização de produto" será introduzida em 2024 para manter o hatch médio vivo até o final da década. Uma nona geração com motor a gasolina não está planejada, mas o chefão da VW não descarta completamente: "Se o mundo se desenvolver completamente diferente do que esperado para 2026 ou 2027, então podemos lançar um veículo totalmente novo. Eu não acredito nisso. Por enquanto, isto não está planejado." A falta de Schäfer pode ser vista como uma alusão aos combustíveis sintéticos, que serão permitidos na Europa após 2035.
De resto, Schäfer diz que o Polo está perto de seu fim por conta das regras do Euro 7 contra emissões, que farão com que o compacto fique caro demais ao adicionar um sistema híbrido. O executivo ainda diz que acabaria custando o mesmo que o futuro ID.2all, hatch elétrico que será o modelo mais barato da marca nos próximos anos e que estreará em 2025. "Você tem que se perguntar se ainda faz sentido", explica o CEO, afirmando que não haverá espaço para um hatch compacto com motor a combustão.
Apesar da nova geração estrear este ano, a Volkswagen já está de olho em um Tiguan totalmente elétrico, previsto para 2026 e que deve ser batizado como ID.Tiguan. A fabricante pretende manter os seus nomes mais icônicos vivos na era dos carros elétricos, então batismos como Golf e Tiguan ainda serão utilizados. Schäfer diz que um Golf elétrico com a plataforma MEB+ atual não está nos planos e que o hatch médio só voltará com a futura arquitetura SSP, após 2028.
Claro, estamos falando apenas da Europa, onde a Volkswagen pretende vender somente carros elétricos a partir de 2032. Para o Brasil, a fabricante tem defendido o uso do etanol como uma alternativa para a descarbonização e tem planos para oferecer um veículo híbrido nacional.
VEJA NO CANAL MOTOR1.COM
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Lendário motor VR6 da VW é aposentado após 34 anos
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
VW teria desistido de vender fábricas, segundo imprensa alemã
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Volkswagen considera transferir produção do Golf da Alemanha para o México