Um novo "teaser" nas redes sociais da Volkswagen pode ter apontado para a estréia do ID.2 já na próxima semana. O que há de fato é a confirmação de que a marca apresentará uma novidade em 15 de março. A mídia internacional já especula que pode se tratar do novo carro elétrico de entrada da empresa, que chegar às lojas apenas em 2025. Sabemos de fato que o Grupo VW realizará uma conferência anual com a imprensa um dia antes, no dia 14 de março.

Entretanto, é altamente improvável que a VW divulgue a versão final de produção. Afinal, uma mula de teste usando uma carroceria do ID.3 encurtada foi flagrada há menos de um mês. A lógica nos diz que o novo VW elétrico mais acessível não será apresentado até o final do próximo ano, possivelmente com o nome "Golf". Será o primeiro carro da empresa a usar a plataforma MEB+, adaptada para veículos elétricos com tração dianteira, mas provavelmente com suporte para uma configuração de tração integral com dois motores.

 

Não está claro qual será o visual do menor carro elétrico da VW, no entanto. Esperemos que seja mais do que apenas um ID.3 menor. Além disso, como é costumeiro no Grupo VW versões equivalentes da SEAT e Skoda devem aparecer mais adiante. O elétrico de entrada deverá ser mais longo que o atual Polo, mas será menor que o Golf de oitava geração.

Se os rumores forem precisos, tanto a versão GTI quanto a R, mais esportivas, poderão chegar mais tarde no ciclo de vida. A chegada do ID.2 não significará o fim imediato para as configurações de performance do Golf tradicional. A VW já anunciou que os esportivos da linha R só devem ser tornar elétricos em 2030. O nome GTX, usado no ID.3 e na ID.Buzz, deve ser descartado no modelo de entrada.

Galeria: Volkswagen ID.2 Flagrado em Testes

Os modelos que circulam na plataforma MEB+ estão preparados para utilizar baterias de fosfato de lítio de ferro (LiFePo) com suporte para uma potência de carga de 200 kW e até 700 km de autonomia. O modelo mais acessível, conforme as especulações na Europa, deverá ter um preço inicial de 25.000 euros (cerca de R$ 38 mil), quase a metade dos 43.995 euros cobrados pelo VW ID.3 na Alemanha.

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