Renault e Nissan acabam de anunciar na Índia um novo ciclo de investimentos para os próximos anos. Considerado estratégico para ampliar a participação do grupo no mercado local, o plano prevê o lançamento de pelo menos 6 novos veículos e atenção especial ao segmento de SUVs. Não por acaso, 4 dos novos modelos planejados serão justamente desta categoria. Os outros dois serão elétricos de identidade ainda desconhecida.

O anúncio dos 6 novos modelos compreende essencialmente três produtos novos, sendo que cada um terá uma versão correspondente na marca parceira. Cada qual, vale ressaltar, terá design próprio e características individuais para garantir diferenciação. O próprio COO e diretor da Nissan, Ashwani Gupta, fez questão de destacar que não haverá simples troca de logotipos. "Haverá clara distinção em todos os 6 carros e eles serão muito específicos para cada marca”, disse.

Apesar do mistério mantido sobre design, motorização e equipamentos, Gupta confirmou o posicionamento dos modelos. Segundo o executivo, os SUVs serão enquadrados no segmento C e C superior, ou seja, modelos acima de um Renault Duster, por exemplo. Por sua vez, os EVs ocuparão o chamado segmento A (de entrada).

Ao que tudo indica, os crossovers adotarão a plataforma modular CMF-B (a mesma que chegará em breve ao Brasil em inédito SUV compacto), ao passo que os elétricos terão uma versão própria da base CMF-A. O primeiro modelo será lançado antes de 2025.

No caso da Renault, um dos SUVs será a nova geração do Duster. O modelo vem bastante sendo aguardado no mercado, já que na Índia apenas a primeira linhagem foi ofertada (a geração atual vendida no Brasil e na Europa nunca chegou ao país). Uma inédita versão, alongada, com capacidade para levar até 7 passageiros, deverá ser o segundo SUV. A Nissan terá versões respectivas, sempre com design exclusivo e personalidade própria.

Nova picape Renault-Nissan

Nova picape monobloco da Renault-Nissan

4 SUVs na Índia, 4 picapes na Argentina

Enquanto na Índia a Renault-Nissan apostará forte no segmento de SUVs, na América do Sul o foco do grupo será direcionado para o mercado de picapes. A empresa já confirmou que produzirá na Argentina nada menos que 4 caminhonetes, todas na fábrica de Santa Isabel (Córdoba). Ao que tudo indica, serão as novas gerações de Nissan Frontier e Renault Alaskan, bem como a próxima Oroch (que terá uma versão equivalente da Nissan).

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com