O segmento de hatches perdeu fôlego no mês mais curto do ano. Com 32.271 unidades emplacadas em fevereiro, somados os modelos das três categorias – quase 27% dos 119.755 automóveis e comerciais leves registrados no Brasil no mês passado -, houve uma retração de 3,3% frente ao mesmo período de 2022 (33.387) e de quase 11% na comparação com janeiro (36.236).
Entre os modelos de entrada, a disputa pela liderança foi bem mais acirrada do que em meses anteriores. Mas o Fiat Mobi (4.074), com retração menor do que a registrada pelo Renault Kwid (3.827), se manteve à frente – no mês anterior, a diferença entre os dois foi superior a 900 unidades. O Caoa Chery iCar completou o pódio com apenas 2 unidades emplacadas.
Hatches Compactos I
POS.
MODELO
TOTAL 2023
FEV/23
JAN/23
FEV/22
% FEV 23
% JAN 23
VARIAÇÃO FEV/JAN
VARIAÇÃO 2023/2022
1º
FIAT MOBI
8282
4074
4208
4217
51,55%
55,96%
-3,18%
-3,39%
2º
RENAULT KWID
7134
3827
3307
4637
48,42%
43,98%
15,72%
-17,47%
3º
CAOA CHERY ICAR
7
2
5
0
0,03%
0,07%
-60,00%
-
15423
7903
7520
8854
100,00%
100,00%
5,09%
-10,74%
Na faixa intermediária, o Chevrolet Onix (6.084) completou três meses seguidos no topo da tabela, desta vez com o Fiat Argo (4.536) como adversário mais próximo. O grande destaque de fevereiro, no entanto, veio da Volkswagen: com 3.762 unidades, seu resultado mais expressivo desde novembro de 2020 (3.801), o Polo completou o pódio com evolução de mais de 1.100% frente ao fraquíssimo desempenho de um ano atrás.
44 Fotos
Em situação oposta à do VW, o HB20 (2.992), em mês fraco nas vendas diretas, perdeu mais da metade dos compradores do ano passado e teve seu 3º pior resultado desde o lançamento no final de 2012 – o Hyundai só havia tido números piores em abril (2.837) e maio de 2020 (2.218), auge da pandemia. Como Motor1.com revelou recentemente, a fabricante sul-coreana está se afastando das vendas diretas para focar no varejo, então o hatchback deve seguir com este ritmo pelos próximos meses.
O Toyota Yaris (1.576) completou as cinco primeiras posições abaixo das 2 mil unidades pela 1ª vez em 13 meses. Sétimo colocado em janeiro, o Citroën C3 (1.313) subiu uma posição mesmo em seu mês mais fraco desde setembro. Estreante há um ano, o Honda City Hatch (1.232) completou um ano emplacando pelo menos mil unidades mensais.
Aposentado em dezembro e 4º colocado no início do ano, o VW Gol (1.172) desta vez foi o 8º, apenas 9 unidades à frente do Peugeot 208 (1.163), que teve seu mês mais fraco desde maio de 2021 (1.141). Em situação ainda pior, o Renault Sandero (392) não vendia tão pouco desde outubro daquele mesmo ano (424). Tanto o Gol quanto o Sandero estão vendendo as unidades remanescentes no estoque, visto que a produção de ambos foi encerrada. Último dentre modelos ainda oficialmente oferecidos, o JAC E-JS1 foi o preferido por apenas 29 consumidores.
Hatches Compactos II
POS.
MODELO
TOTAL 2023
FEV/23
JAN/23
FEV/22
% FEV 23
% JAN 23
VARIAÇÃO FEV/JAN
VARIAÇÃO 2023/2022
1º
CHEVROLET ONIX
13246
6084
7162
6723
25,08%
25,12%
-15,05%
-9,50%
2º
FIAT ARGO
8817
4536
4281
4376
18,70%
15,02%
5,96%
3,66%
3º
VW POLO
5877
3762
2115
306
15,51%
7,42%
77,87%
1129,41%
4º
HYUNDAI HB20
7832
2992
4840
6219
12,33%
16,98%
-38,18%
-51,89%
5º
TOYOTA YARIS
3648
1576
2072
2108
6,50%
7,27%
-23,94%
-25,24%
6º
CITROËN C3
2801
1313
1488
0
5,41%
5,22%
-11,76%
-
7º
HONDA CITY HATCH
2674
1232
1442
260
5,08%
5,06%
-14,56%
373,85%
8º
VW GOL
4559
1172
3387
1727
4,83%
11,88%
-65,40%
-32,14%
9º
PEUGEOT 208
2364
1163
1201
1889
4,79%
4,21%
-3,16%
-38,43%
10º
RENAULT SANDERO
880
392
488
515
1,62%
1,71%
-19,67%
-23,88%
11º
JAC E-JS1
52
29
23
50
0,12%
0,08%
26,09%
-42,00%
12º
FIAT UNO
10
4
6
46
0,02%
0,02%
-33,33%
-91,30%
13º
VW FOX
3
2
1
9
0,01%
0,00%
100,00%
-77,78%
14º
FIAT PALIO
2
1
1
0
0,00%
0,00%
0,00%
-
15º
FORD KA
1
1
0
5
0,00%
0,00%
-
-80,00%
52766
24259
28507
24233
100,00%
100,00%
-14,90%
0,11%
Por fim, entre os modelos mais sofisticados o Mini Cooper (39) retomou a liderança perdida em janeiro para o Nissan Leaf (6), que desta vez foi apenas o 5º colocado – todos os cinco primeiros, vale ressaltar, recuaram frente a 2022. Atrás do Audi A3 (26), o Chevrolet Cruze Sport6 (20) não tinha um desempenho tão fraco desde fevereiro de 2012 (27), quando registrou seus primeiros emplacamentos no país.