Nova VW Saveiro 2024 é flagrada na versão com cabine simples

Picape terá mudanças bem discretas no desenho da traseira

VW Saveiro 2024 CS - flagra por Giu Brandão VW Saveiro 2024 CS - flagra por Giu Brandão

No início de janeiro publicamos um flagra até então inédito da nova VW Saveiro 2024, que pela primeira vez tinha sido vista rodando em testes no Brasil. Agora mais uma vez a picape pequena da Volkswagen (e a única restante da linha Gol) foi flagrada, mas agora em sua configuração voltada ao trabalho, a Saveiro Cabine Simples.

O flagra que você vê nas imagens foi registrado pela colega Giu Brandão, do canal Mundo Sobre Rodas, que publicou o vídeo em seu perfil do Instagram. Ela avistou a Saveiro com cabine simples rodando em uma rodovia, o que revela que os testes com a picape reestilizada estão a todo vapor. Como podemos visualizar no vídeo, o flagra acabou mostrando somente a parte traseira da picape, que à primeira vista não deverá ter grandes mudanças em relação a atual.

Tanto a Saveiro cabine simples quanto a Saveiro Cross cabine dupla que publicamos anteriormente deverão ter apenas mudanças pontuais na traseira, como o para-choque com área da placa maior. Podemos apostar também por lanternas com novo arranjo interno ou apenas escurecidas como no novo Polo, mas não espere por mudanças radicais. Isso porque o projeto da Saveiro deriva do já saudoso Gol de 2008, ou seja, estamos falando da mesma base PQ24.

Com este novo flagra, agora sabemos que a Volkswagen vai continuar oferecendo duas configurações de carroceria: cabine simples, essa mais voltada ao trabalho, e a cabine dupla para quem ainda procura um carro de passeio, mas quer uma caçamba. Na dianteira, a reestilização da nova Saveiro 2024 será mais extensa, mais ainda não tão complexas para não ter que modificar peças de estamparia, o que exigiria um maior grau de investimento na picape – o que não faria sentido em um modelo já em final de vida.

Na projeção da nova Saveiro baseada em nosso 1º flagra e feita por Renato Aspromonte do OverboostBR, podemos notar que as mudanças vão ser concentradas na dianteira. Em resumo, as mudanças ficarão principalmente no para-choque, com um estilo que remete aos SUVs como Nivus e Taos, mas sem a faixa preta e cromados – de novo, para reduzir custos. O novo logo da VW também será adotado, enquanto os faróis mudarão pouco e não terão LEDs, isso se a VW não manter a mesma peça da atual.

Caso você esteja esperando pelo motor TSI na Saveiro, a notícia não é boa. A picape não deverá receber este motor pela complexidade (e custo) envolvido em colocá-lo nesta base, assim como a parte eletrônica. Isso porque o preço final da picape ficaria muito alto e acabaria a aproximando demais da Chevrolet Montana, por exemplo, que é maior e mais moderna. Assim, a picape pequena deverá manter o conhecido 1.6 16v, recalibrado para o Proconve L7 com seus 106/116 cv e 15,4/16,1 kgfm de torque.

Mas nem tudo está perdido, já que de acordo com a Quatro Rodas, é possível que a nova Saveiro 2024 receba um câmbio automático de 6 marchas, configuração que já esteve com este motor no Gol, Voyage, Polo e Virtus. Seria uma boa alternativa para acirrar a briga com a Strada e seu CVT no motor 1.3 aspirado, que ganhou bastante espaço com esta opção. Como consequência, isso ampliaria a base de clientes da Saveiro.


VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com